domingo, 27 de novembro de 2011

Projeto Rádio nos Bairros vai atender a comunidade xinguarense

foto:Juarez Queiroz

Em planejamento neste ultimo domingo dia 27 de novembro, mais de vinte comunicadores da Rádio comunitária União FM, de Xinguara, participaram da segunda etapa de planejamento do projeto Rádio nos Bairros, que tem por objetivo levar diversos serviços e oportunidades a comunidade xinguarense, respeitando as particularidades de cada bairro. As atividades propostas já tinham sidas apontadas na primeira etapa ainda no mês de junho. Nesta segunda etapa foi possível elaborar as ações nas áreas de esporte, cultura laser e prestação de serviços comunitário entre outros, o projeto tem como meta a inclusão social; das donas de casa dos jovens e das crianças. A data para a realização das primeiras atividades já está marcada para dia 22 de janeiro de 2012, o primeiro bairro a ser contemplado será Tanaka. Os recursos serão capitados junto às empresas xinguarense, mas qualquer pessoa da comunidade poderá contribuir. Para fazer donativos os interessados deverão procurar a diretoria da rádio, ou obter informações com os comunicadores, os donativos deverão ser entregues diante da emissão de recibo padronizado da Associação Comunitária de Comunicação Popular de Xinguara ACCPX – mantenedora da Rádio União – Juarez Queiroz.   










quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Líder: Governo quer votar MP que altera limites de parques nacionais na terça



deputado Cândido Vaccarezza
O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que o governo quer votar na próxima terça-feira (29) a Medida Provisória 542/11 que altera os limites de parques nacionais nas regiões Norte e Centro-Oeste para permitir a instalação de usinas hidrelétricas, autorizar atividades de mineração e destinar terras para regularização fundiária. Ela é a primeira de cinco MPs que trancam a pauta do Plenário junto com o projeto de lei que cria o regime de previdência complementar para os servidores da União (PL 1992/07). A medida altera os limites do Parque Nacional da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais. Uma das mudanças propostas no parecer do deputado Zé Geraldo (PT-PA) é excluir da área as jazidas produtoras de diamantes e preservar a cultura de fabricação de queijo artesanal da região. A diminuição da área do parque tem gerado “burburinho”, segundo o deputado. “É legítimo o Brasil explorar seus recursos minerais em terra indígena, em parques. Não é legítimo termos uma fortuna embaixo da terra e não explorarmos em benefício do povo”, afirmou.
Agencia câmara




terça-feira, 22 de novembro de 2011

Xinguara:
I Fórum Municipal de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente: dia 02 de Dezembro 2011

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Xinguara através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS o convida a participar do I Fórum Municipal de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente que ocorrerá dia 02 de Dezembro, a partir das 07h30min na Câmara Municipal de Xinguara.
·               O que é o Fórum: O I Fórum Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil representa um espaço permanente de articulação e mobilização dos agentes institucionais envolvidos com políticas e programas de enfrentamento ao trabalho infantil e de proteção ao adolescente trabalhador. Caracteriza-se como uma instância democrática, não institucionalizada, de discussão de propostas e construção de consenso entre os diversos segmentos da sociedade sobre o trabalho infantil. Objetivos do Fórum: Sensibilizar, mobilizar e articular os agentes institucionais governamentais e da sociedade civil para prevenir e erradicar todas as formas de trabalho infantil e assegurar a proteção ao adolescente trabalhador;
·               Construir um espaço permanente e democrático de reflexão, discussão e de construção de consenso;
·               Contribuir na elaboração de políticas, planos de ação e programas de prevenção e erradicação do trabalho infantil;
·               Acompanhar a implementação dos planos de ação de prevenção e erradicação do trabalho infantil;
Elaboração do Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente. Síntese: O I Fórum Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil visa discutir a problemática no município buscando estratégias ao enfrentamento junto às entidades governamentais, não-governamentais e sociedade civil organizada.
Na ocasião será discutido o Projeto do Adolescente Aprendiz que regulamenta a inserção de adolescente de 14 aos 16 anos no mercado de trabalho como aprendizes, além da regulamentação dos adolescentes e jovens entre 16 a 18 anos nas empresas com os seus direitos trabalhistas assegurados. Serão abordadas ainda, as piores formas de trabalho infantil e sua proibição as crianças e adolescentes menores de 14 anos.

O novo código florestal poderá ser aprovado nos próximos dias

foto: divulgação da net
O texto do Código Florestal apresentado na Comissão de Meio Ambiente – CMA, do Senado, nesta segunda-feira, dia 21, é considerado satisfatório pelo governo. Por conta disso, agora o governo trabalha para que as novas emendas não inviabilizem os avanços. As informações são do secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Dias.
Em audiência pública na Procuradoria-Geral da República – PGR, Bráulio aproveitou para falar do polêmico texto e ainda afirmou que a proposta do texto não é a ideal para o governo, mas que é satisfatória. “Aceitamos negociar os passivos, desde que a preservação futura seja mantida. (Essa proposta) é satisfatória no sentido de evitar novos desmatamentos”, justificou para a Agência Brasil.
Porém, o secretário reconhece que o texto teve vários avanços no Senado, já que estabeleceu critérios para aceitar a intervenção em áreas de preservação permanente – APPs. Entre os critérios estavam o baixo impacto, o interesse social e a utilidade pública. Além disso, o texto do Código Florestal estabelece uma exigência de recuperação de 15 m a 100 m de vegetação. Essas vegetações precisam estar à beira de rios em ocupações rurais dentro de APPs.
O secretário ainda elogiou a proposta de Jorge Viana (PT), já que não deu detalhes sobre como será feito o programa. “É preciso equilíbrio entre o papel do Congresso e o do Executivo. Nós temos que tomar cuidado de não aprovar alguma coisa que leve o país à falência”, afirmou Bráulio. O texto apresentado por Viana dá 180 dias para que o governo estabeleça um programa de apoio e incentivo à preservação e recuperação do meio ambiente.
Xinguara, Centro de Referencia em atendimento a Mulher realiza a campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a Mulher  

 Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership - CWGL), lançaram a Campa­nha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. No Brasil os 16 dias de ativismo foram assumidos pelo movimento feminista brasileiro, sintonizado com a Campanha Interna­cional. Conquistado espaço na agenda brasileira e desde 2003 vem sendo coordenado pela organização não governamental AGENDE (Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimen­to), com importantes ações de divulgação, mobilização e organização da campanha. O Brasil antecipou o início des­ta Campanha para o dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra - pelo reconhecimento histórico da opressão e discriminação contra a população negra e, espe­cialmente, as mulheres negras brasileiras que têm suas vidas marcadas pela opressão de gênero, raça e classe social. A campanha tem como objetivo a discussão sobre o índice de violência praticado em, todo o mundo. Atualmente tem atingido todas as classes sociais, sendo que as Mulheres da classe pobre ficam mais expostas. (O Estado de S. Paulo/IG/Folha.com) A cada dia do mês de setembro, 194 mulheres registraram boletim de ocorrência por lesão corporal no Estado de São Paulo. A cada hora, oito mulheres foram agredidas. Em todo o mês, foram 5.844 casos de violência contra a mulher registrados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) que, pela primeira vez, divulga os números da criminalidade contra as mulheres. A compreensão crítica da realidade em uma perspectiva de totalidade pressupõe entender os fenômenos sociais em suas dimensões objetivas e subjetivas, particulares e universais, determinados pelo processo de produção e reprodução das relações sociais. As diferentes estratégias de luta efetivadas pelo movimento feminista nas últimas décadas possibili­taram dar visibilidade às formas de violência. Em Xinguara a campanha está sendo realizada a partir de uma serie de atividades que protagonizam a formação de consciência comunitária, com informações precisas e sincronizadas através te temas abordados por profissionais das áreas de: psicologia, pedagogia, segurança e direitos da Mulher. 16 atividades serão realizadas entre os dias 08 de novembro e 05 de Dezembro contemplando a comunidade nas escolas, Igrejas auditório de órgão de segurança publica entre outros.    

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Esclarecimentos sobre a universidade federal do sul e sudeste do Pará
Segue esclarecimentos da Assessoria do Deputado Federal Claudio Puty, sobre a FALSA NOTICIA de que Xinguara não seria mais contemplada com o CAMPUS DA UNIFESSPA! É uma pura difamação objetivando atingir o nosso Deputado Puty.  Nosso Deputado Claudio Puty merece nosso respeito e admiração por todo o seu destaque e atuação na Câmara dos Deputados, sendo já no primeiro mandato, eleito Presidente de uma das principais Comissões da Câmara Federal: de Finanças e Tributação, um dos Deputados mais influentes em Brasília. Portanto, é PURA INVERDADE QUE O CAMPUS DE XINGUARA FOI RETIRADO DO PROJETO DA UNIFESSPA! Frente à Coordenação do Comitê Pró UNIFESSPA em Xinguara, sempre articulamos esse processo de forma pluripartidária, buscando apoio e forças políticas com as diversas correntes ideológicas e partidos políticos, diversos parlamentares, diversos movimentos sociais. A conquista da UNIFESSPA, não se trata de uma cor partidária, ou de um ou três parlamentares. Trata-se de um processo de lutas e articulações políticas, desde os partidos políticos e seus parlamentares diversos, desde os governos municipais, estadual e federal, envolvendo os diversos movimentos sociais e do meio acadêmico, principalmente da UFPA. Portanto, a UNIFESSPA é uma conquista do conjunto dos Sujeitos Sociais e Políticos de nossa região, do Pará e do Brasil. O relator do parecer, deputado Sebastião Balarocha do Amapá, em nenhum momento  ele fala da exclusão de Xinguara como campus da Unifesspa. Houve, sim, emendas ao PL, mas ninguém pede exclusão de nada. De: Ângelo Lima/GABINETE DO DEPUTADO FEDERAL CLAUDIO PUTY
Utilidade Publica
CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL  

Olha só este serviço do TSE. Muito bom.
Você ainda guarda aquelas tirinhas de papel, para comprovar
que votou nas últimas eleições?
Afinal de contas sem essa comprovação não dá para tirar Passaporte, CTPS, etc. não é mesmo?
Pois pode mandar suas tirinhas para reciclagem....
Basta apresentar a Certidão de Quitação Eleitoral, que não custa um centavo sequer e você mesmo imprime em sua casa..
Acesse o site abaixo e preencha com os dados que você encontra no seu Título de Eleitor:

Gostou? Então, repasse esta dica...

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Xinguara realiza Feira comercial de artesanato

       Foi realizado em Xinguara no ultimo final de semana, dias 05 e 06 de novembro, a 3ª FECOM’ ARTE – Feira Comercial de Artesanato de Xinguara. O evento é promovido pela Prefeitura e realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com um expressivo apoio da Secretaria Municipal de Educação.  Nesta 3ª edição pode se comprovar; o evento é um espaço de potencialização para uma economia em desenvolvimento, a economia popular e solidária. 42 artesões de Xinguara e região expuseram seus produtos; que vão desde peças com pinturas artesanais em utilitários do dia a dia, peças produzidas com retalho dos mais variados tecido, crochês, bordados, aplicações e produção com material reciclado, trabalhos em madeira com a reprodução de grandes obras de escultores de renome internacional, até exposição de dezenas de telas dos artistas plásticos locais.  Com um volume inicial de vendas próximo de 50 mil reais. Na praça de alimentação 21 empreendedores trabalharam com um cardápio variado, pratos da culinária nordestina; tortas, bolos, doces, e salgados. Outro aspecto interessante é a capacitação dos produtores da economia solidária através das oficinas realizadas durante a feira onde 70 pessoas participaram das atividades realizadas pelo SEBRAE. O evento também valoriza os artistas locais nas manifestações culturais através da: arte circense musica danças, e poesia, estes recebem da prefeitura pequenos cachês como incentivo ao ineditismo, nestas manifestações. Outros municípios do Sul do estado também participam com seus produtos e artistas. Um diferencial notável na 3ª edição da FECOM’ ARTE, foi o expressivo apoio do empresariado local “quem patrocina feira com esta está apostando num evento que projeta o futuro de economia com produção sustentável, os empresário de Xinguara estão de parabéns”, disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento e Econômico o Pernambucano radicado em Xinguara Severino Francisco da Silva, ( o popular Chico BIL) que destacou a participação dos Índios CAIAPOS com seus trabalhos de pinturas que foi um atração, a parte.  Cerca de dez mil pessoas compareceram no evento.
                Contribuição: Mateus Cardoso
                Reportagem e edição Juarez Queiroz









sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PSB PARÁ PREPARA – SE PARA ELEIÇÕES 1012
    Participação do diretório de Xinguara foi expressivo. 
Ademir Andrade,Alair Ferreira,Diones Moreira e o Vereador ARI
o Partido Socialista Brasileiro (PSB) partido político de esquerda, que segue a ideologia socialista democrática, criado em 1947 a partir da Esquerda Democrática, até ser extinto por força do Ato Institucional nº 2, de 1965. Com remocratização do Brasil,o PSB foi recriado em 1985. Obtendo registro definitivo junto ao TSE em 1º de julho de 1988, com o código eleitoral 40. Passando a se organizar em todo Brasil antravés de suas lideranças. No Pará o Partido e presidido pelo ex Senador, e atual Vereador da capital Belém, Ademir Galvão Andrade. Em recente convenção estadual realizada nos dias 29 e 30 de Outubro o PSB, reuniu em Belém todas as lideranças do estado, onde puderam debater temas relevantes como: eleições municipais, criação dos estados, de Carajás e Tapajós e elegeram os delegados que iram a Convenção nacional que será realizada nos dias 02 e 03 de Dezembro em Brasília. Na oportunidade os diretórios municipais puderam fazer um diagnóstico; dos principais desafios, assim com das conquistas e avanços. No primeiro dia de convenção foi realizada uma palestra pelo Senador eleito pelo Estado do Amapá João Capiberibe, onde foi possível promover a reflexão, e o debate sobre a conjuntura política nacional. Segundo contou a nossa reportagem, o presidente do diretório do município de Xinguara, O empresário Alair Ferreira, o PSB, terá candidatos a prefeito na maioria dos municípios paraenses, nas eleições de 2012, como é o caso de Xinguara que foi a capital com uma expressiva comitiva, e com seu pré candidato a bordo; o empresário e Vereador do município, Arivaldo Santos Nascimento. Ainda segundo Alair, as expectativas por parte das lideranças é que o PSB terá em 2013, no Pará, um numero bem maior de Prefeitos e Vereadores – Juarez Queiroz