sexta-feira, 29 de junho de 2012


      Xinguara:Valoriza o esporte nas Escolas


  O Prefeito Davi Passos assinou nesta sexta feira 29 de Junho 2012 uma ordem de serviço no valor de R$ 465.387.20, para construção de uma quadra poliesportiva na Escola   Municipal de Ensino Fundamental Jader Fontinelle Barbalho.
    Ao longo dos seus dois mandatos esta é a oitava quadra a ser construída. Um sonho antigo da comunidade escolar desta Escola, a quadra será coberta e contará com toda a infra - estrutura que dará uma nova dinâmica para a escola uma das primeiras em Xinguara. As obras deverão ser concluídas em 180 dias.



    O prefeito disse aos presentes que o recurso é uma parceria com o MEC e é um fruto do esforço e competência da sua equipe na Secretaria Municipal de Educação, comprovando seu compromisso com a educação do município.
 O esporte estudantil é uma ferramenta imprescindível para os avanços na Educação. - Juarez Queiroz.

   

terça-feira, 26 de junho de 2012


A Educadora de renome nacional ESTHER PILLAR GROSSI, lança livro em Xinguara.
ESTHER PILLAR GROSSI, Nasceu em Santa Maria, em 24 de abril de 1936 é uma educadora brasileira. Em 1955, foi para Porto Alegre, onde estudou Matemática, campo em que mais tarde fez mestrado na Sorbonne, em Paris.
É conhecida por pintar seus cabelos de várias cores, afirmando que é mais fácil ter coragem de mudar a cor dos cabelos, do que mudar educação e política, tarefa na qual está profundamente engajada.
Em 1970, com mais 49 professores de Porto Alegre, fundou o GEEMPA (Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação), tornando-se uma liderança na busca de soluções aos grandes problemas da escola pública brasileira. Como responsável pela área de pesquisa do GEEMPA, coordenou a realização de inúmeras pesquisas sobre questões do Ensino e da Aprendizagem, incluindo especialmente a construção de atividades didáticas que produzissem efeitos reais de rendimento escolar em alunos provenientes de famílias de classes populares.
Foi professora alfabetizadora na vila Santo Operário, na periferia de Porto Alegre, em sua primeira experiência de aplicação da proposta baseada em novíssimas idéias sobre o aprender. Desde abril de 2002, Esther coordena, em Porto Alegre, o projeto "O prazer de ler e escrever de verdade", realizado pelas ONGs GEEMPA e THEMIS, com recursos do Ministério da Educação, e que objetiva a alfabetização de mil mulheres em três meses. Por sua proposta inovadora, a realização do projeto está sendo especialmente acompanhada pela UNESCO e pelo UNICEF.
Foi candidata a vice-presidente do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS-Sindicato), na eleição de 1983. Foi secretária municipal de Educação de Porto Alegre de 1989 a 1992. Foi deputada federal pelo PT do Rio Grande do Sul de 1995 a 2002, tendo atuado prioritariamente na área da educação.
É autora de mais de uma dezena de obras sobre matemática, processo cognitivo e alfabetização. É colaboradora assídua de jornais, revistas e publicações especializadas em educação nacionais e internacionais.
1975 - Sistema de numeração em diversas bases
1976 - Elementos de análise matemática
1976 - Uma sugestão de metodologia para o ensino das potências
1980 - Estórias vividas - Clubinho da Vila Santo Operário
1984 - Um novo olhar... lendo e escrevendo
1986 - Psicogênese e aprendizagem do conceito de múltiplo
1990 - Didática da alfabetização - Volume 3 (Editora Paz e Terra S.A.)
1990 - Didática da alfabetização - Volume 2 (Editora Paz e Terra S.A.)
1990 - Didática da alfabetização - Volume 1 (Editora Paz e Terra S.A.)
1991 - Sugestões de atividades de matemática - 1ª série, 2ª série, alfabetização de adultos
1991 - Paixão de aprender (com Jussara Bordin) (Editora Vozes Ltda.)
1991 - Alfabetização em classes populares (Editora Kuarup)
1993 - Construtivismo pos-piagetiano (com Jussara Bordin - organizadoras) (Editora Vozes Ltda.)
1995 - Celebração do conhecimento na aprendizagem (Editora Sulina)
1998 - Mesa sutra (L&PM Editores S.A.)
1998 - Águas da graça - Fragmentos de uma paixão (Artes & Ofícios Editora Ltda.)
2000 - A coragem de mudar em educação (Editora Vozes Ltda.)
2003 - Porque que ainda há quem não aprende? - A teoria (organizadora) (Editora Vozes Ltda.)
2004 - Como areia no alicerce – Os ciclos escolares (Editora Paz e Terra S.A.)
2004 - Por que ainda há quem não aprende? - A política (Editora Paz e Terra S.A.)
2011 – Em Matemática, também há psicogênese.  (Editora do GEEMPA)

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Xinguara: Prefeito Inaugura Escola na abertura de Governo Itinerante.  
O Prefeito de Xinguara José Davi Passos inaugurou na ultima segunda feira dia 11 de junho uma escola de ensino fundamenta no bairro jardim Mariazinha dando Le o nome de Clementina Natal de Souza, uma homenagem a uma professora pioneira em Xinguara. Participaram da inauguração os familiares da saudosa professora Clementina, representados por sua filha Maria Sueli de Souza.  
      Oito horas da manhã iniciou se a inauguração da Escola um investimento de mais de um milhão de reais e já está a tendendo alunos dos bairros Mariazinha e Tanaka e diversas turmas das Áreas rurais.  No momento da solenidade o Prefeito José Davi Passos, se emocionou lembrando-se do trabalho, da vida e da amizade com a professora, no começo de sua vida aqui em Xinguara ”Quando cheguei aqui em Xinguara enfrentando dias difíceis foi muito bem acolhido pela Sra. Clementina, nos tornamos grandes amigos e dedicou preciosos dias da sua vida dando aulas no inicio de Xinguara” disse Davi.
       A escola possui salas climatizadas, amplo pátio de recreação, sala de assistência social além de dependências específicas para uma educação de qualidade.
      A partir da inauguração Iniciou-se o governo Itinerante 2012, uma ação onde os órgãos municipais levam seus serviços a cada bairro na zona urbana e rural.
      Durante toda a semana milhares de pessoas foram atendidas foram oferecidos serviços aos moradores como: atendimento médico, odontológico, psicológico e fonoaudiólogo pela secretaria de saúde. Terapia de grupo, informação, palestras, carteira de trabalho e cadastro do bolsa família pela secretaria de assistência social. Crédito do Fundo Sol, Cred cidadão, Banco comunitário e cadastro do Bolsa Trabalho Municipal pela secretaria de desenvolvimento econômico. E regulamentação de título pela secretaria municipal da cidade. Ao final de cada dia acontece a noite cultural com apresentações artísticas. Juarez Queiroz

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Comemoração dupla na Câmara Municipal de Xinguara.
      A Câmara Municipal de Xinguara é hoje uma das mais modernas e democráticas do sul do estado.
  O Vereador Valdir Manuel da Silva (Valdir da Eletrônica – PT) que está no quarto ano do seu terceiro mandato consecutivo, e pela terceira vez Presidente do Poder legislativo municipal, modernizou o poder legislativo em Xinguara.
   Realizou uma completa reforma e ampliação do prédio com novas instalações: espaços totalmente refrigerados.
      Mas o processo de modernização foi muito alem de reformas e ampliações, Valdir também inaugurou a pagina virtual da casa; “modernizamos o espaço físico mais também proporcionamos o espaço virtual dando transparência do nosso trabalho aos cidadãos Xinguarense com este site” disse Valdir: agora todo e qualquer pessoa poderá ter acesso a todas as leis municipais, acompanhar os trabalhos dos Vereadores tanto projetos como os requerimentos e principalmente os trabalhos das comissões.
     Proporcionar melhorias no poder legislativo municipais é sem duvida uma marca de Valdir da Eletrônica, que em todas as vezes que assumiu a presidência proporcionou melhorias no ambiente e na valorização dos servidores municipais.
     Segundo ele, esta ampliação teve um vulto e importância muito maior do que nas outras vezes; pois a casa tem desde o ano passado mais dezessete servidores e que tornou - se necessário a reestruturação física do Poder legislativo Municipal em qualidade e capacidade de recepção do povo Xinguarense.
    Outro ponto auto da festa foi à comemoração do dia Municipal da imprensa conforme lei municipal de autoria do Vereador Cícero Almeida - Cição do PSB, que propôs e foi aprovado o dia da imprensa no município a ser comemorado em 1º de junho.
      A primeira comemoração aconteceu nesta noite de quarta e muitos populares foram à tribuna falar da importância de valorização da imprensa para o fortalecimento da democracia. – Juarez Queiroz

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Xinguara: Circuito Esporte e Pró-Selo UNICEF movimenta escolas.

 

No ultimo domingo, dia 03 de junho, foi realizado no Distrito Rio Vermelho a segunda etapa do Primeiro Circuito Esporte e Cidadania realizado pelo grupo Pró-Selo UNICEF de Xinguara em parceria coma a Secretaria de Educação, Secretaria de Esporte, Secretaria de Obras, Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, Programa Mais Educação e Sub-Prefeitura do Distrito rio Vermelho.
O evento contou com a participação  de mais de seiscentas crianças e adolescentes com a vivência de uma variedade de atividades (dança, capoeira, jogos de tabuleiro, ping-pong, basquete de rua, handebol, voleibol, golzinho, trilha de reis, jogo do quadrado, queimada, bandeirinha, pintura facial), o intercambio entre alunos da cidade (Escolas Raimundo Henrique de Miranda, Professor Acy de Barros, Professora Clementina Natal e Betel) com a comunidade local (Escola Padre João Luiz Purguy) e apreciação de apresentações culturais.  
Desse modo o evento objetivou a concretização do conceito de Esporte Educacional no qual as regras do jogo são flexíveis e adaptáveis e o maior propósito não é ganhar, mas aprender, ensinar e diverti-se. Por essa perspectiva esporte também é Cultura como manifestação de forma de viver de um povo e Cidadania, pela socialização dos espaços, integração dos indivíduos, educação, valorização da localidade, da diversidade e das diferenças (Esporte e Cidadania: Guia de Orientação para os municípios). Tal evento faz parte de uma das etapas do Programa Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012, em que o município de Xinguara está pleiteando o Selo.
O próximo passo será realização da Audiência Pública de Esporte e Cidadania, dia 12/06 a partir das 19hs00min na Câmara Municipal de Vereadores. Dessa forma a Audiência Pública será a oportunidade para a sociedade dialogar com o poder público sobre como a administração do município tem tratado o esporte e o lazer dos seus cidadãos. A conversa abrangerá garantia do direito a crianças e adolescentes de praticar esporte e a visão do esporte educacional. Será o momento de formalizar incentivos de esporte e cidadania e a possibilidade de incluí-las no orçamento municipal.
Xinguara: Semana do meio ambiente com atividades inéditas gerando conscientização 
fotos:Carol Messias  
Com um método inovador a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Xinguara – SEMATUR - realizou durante três dias em praça publica, a programação da semana do meio ambiente. As atividades caminham principalmente rumo à conscientização de alunos do ensino fundamental e os empreendedores que trabalham com atividades que causam impacto ambiental.
     Em parceria com ADEPARÁ Agência de Defesa Agropecuária do Pará, a SEMATUR esteve expondo material didático e informativo tais como: banners, vídeos e distribuição de mudas de dezenas de espécies. Durante os dias as equipes receberam cerca de 700 alunos que visitaram a exposição assinaram o livro de presença, e assistiram vídeos educativo.
       Duas mil mudas foram entregues a alunos e adultos visitantes de espécies nativas da região, como pau preto entre outras, alem de mudadas de Açaí e Cacau.
     A ADPARÁ – focou as atividades em palestras para os alunos, e no recolhimento de embalagens de produtos agrotóxicos usados por produtores da região com objetivo de conscientizar - lhos a dar um destino final adequado, cerca de oito mil embalagens foram recolhidas.
Atualmente essas embalagens depois de esterilizados passam por testes rigorosos onde as aprovadas são recicladas e dando origem a 17 produtos - Juarez Queiroz        

terça-feira, 5 de junho de 2012

Alguns políticos continuam no erro.
                   Para começar, numa campanha política majoritária, o candidato precisa ter boa equipe. Deve conter assessoramento estratégico, publicitário e político. Os famosos “Toady” devem ser mantidos fora de eixo, estes nem sempre sabem fazer leituras estratégicas e não conseguem tomar decisões com exatidão. Proporcionando ao candidato rumos que o levam ao erro e torna a política interna obscura e sem ética.
                   É preciso saber que política é “jogo de estratégias” e as decisões tomadas tem que ter o maior nível de acerto, onde o erro na maioria das vezes custa muito caro. Em minha apuração do cenário local xinguarense, o que temos visto são as famosas equipes de “porta de escritório” que nunca sabem a metodologia de proporcionar uma decisão ao seu candidato e tentam de todas as formas serem entendidos como articuladores.
                   Se alguns políticos continuarem com esse formato obsoleto, a novela deverá repetir-se para a grande maioria. Sendo que na política majoritária só temos um vencedor, e vários perdedores. Alguns insistem até hoje na mesma “tática”. Só que de forma desesperada e sem muita lógica.
                   Philip Kotler diz que “Dá-se muita atenção ao custo de se realizar algo. E nenhuma ao custo de não realizá-lo”. Neste caso, ele quis dizer que, “Os majoritários prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Acho que deveriam preocupar-se com custo de tocar uma campanha e não ser vitoriosa. Este erro poderá lhe trazer uma derrota em todos os sentidos”.
Publicitário Müller D’Oliveira.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Publicitário Müller D’Oliveira faz avaliação de Imagem e Personalidade na Política.
                   Posso afirmar com absoluta certeza que numa campanha eleitoral o eleitor faz a escolha entre imagens, e não em pessoas. Isso porque o que conhecemos de um político é a sua imagem, e não a sua personalidade total. Apenas a família e os amigos mais próximos conhecem realmente a personalidade de um candidato.
                   Muita gente ao assistir o filme Entreatos (que revela os bastidores da eleição de Lula em 2002) mostrou-se surpresos ao ver Lula fumando, brincando, brigando ou até falando palavras que não diria na TV, ao vivo. Isso é uma demonstração de que apenas tomamos conhecimento de um traço da personalidade do político/candidato.
                   Se o que conhecemos de um candidato é a sua imagem, então nada mais natural do que adequar essa imagem num posicionamento que possa ser mais favorável e vantajoso numa disputa eleitoral. A essa mudança de imagem denominamos “descolamento”, onde um candidato faz algumas alterações na sua personalidade. A mudança pode ser pequena, com algumas correções e adequação de hábitos. Mas também pode ser mais profunda, adotando uma imagem completamente diferente da personalidade real do candidato.
                   Qualquer "descolamento" na imagem de um candidato tornará necessária a representação de um papel. É como se o candidato virasse um ator perante o eleitorado. A imagem desejada equivale a um “script” que o candidato deve representar para o público. E quanto mais a imagem descolar-se da personalidade do candidato, maiores serão as exigências sobre as suas qualidades como ator.
                   É preciso lembrar que a eleição brasileira tem uma carga enorme de emoção, onde a política vira espetáculo. O eleitorado, então, não premia apenas a boa representação, mas sim a autenticidade e a confiabilidade de um político, que como já sabemos, não está apenas na palavra verbalizada, mas nos gestos, postura, semblante e entonação de voz.
                   “Se o papel a representar está próximo da personalidade, é mais fácil representar-lhe bem e infundir-lhe a marca da autenticidade. Se, por outro lado, o papel está muito distante da personalidade, as dificuldades de imprimir autenticidade à representação tornam-se, na maioria dos casos, instransponíveis”.
            Em muitos casos, o descolamento entre a imagem e a personalidade é inevitável, principalmente por conta do cargo em disputa. Lula em 2002 teve que mudar a sua imagem de sindicalista para se adaptar ao cargo em disputa. Ser presidente da República requer atributos, e Lula precisou se adaptar àquele papel. Descolou sua imagem da personalidade, mas manteve a autenticidade no seu discurso e a coerência com seu histórico de líder sindical. Este é um grande exemplo de um descolamento de imagem que deu certo.

sábado, 2 de junho de 2012

O preço da liberdade de imprensa, artigo de Nara França
Publicado por HC
 [EcoDebate] Aproveito o ensejo, após assistir uma sessão jurisdicional, ao vivo, do Tribunal Superior Eleitoral, quando sete ministros do TSE julgavam mais um caso. Mas o tema central da sessão, que parecia jogo de futebol (com dois tempos, e tudo mais), foi mesmo a liberdade de imprensa. Vossas Excelências (acho que viciei no termo, depois de ouvi-los tanto) demonstraram acreditar na liberdade de imprensa. Da forma como falaram a respeito, lembrei os tempos de ditadura, época em que, na minha opinião, houve, de fato, liberdade de imprensa.
Hoje, o que existe é troca de favores. Vossas Excelências do TSE estais enganados quanto ao fato de “não haver cooptação (que palavrão horroroso!) dos meios de comunicação”. Nem sempre a ‘moeda’ utilizada é a reconhecida oficialmente. Na verdade, o escambo é a ‘moeda’ dos corredores da comunicação. Quem dá mais, leva – e, às vezes, não é dinheiro, mas sim, o ‘poder’ ilusório, efêmero.
Ah, lembrei agora, durante a sessão do TSE, até um advogado citou a palavrinha ‘peremptoriamente’, numa entonação de fazer inveja (acredite!).
Sobre a liberdade de imprensa, acho que posso falar livremente, já que sou profissional no setor, e nunca fiz outra coisa na vida, a não ser mesmo ‘jornalisticar’. Liberdade de imprensa é utopia, recurso de oratória, e, hoje, infelizmente, não vai além disso, nem tentativa. Em todos os meios de comunicação (rádio, TV, jornal, informe web), liberdade de imprensa é sinônimo de interesse do ‘chefe da empresa’. Aliás, todas as matérias jornalísticas, desde a manchete, até o pequeno parágrafo, no canto da última página, tudo mesmo é determinado pelo ‘cabeça’, que conduz o que chama “linha da empresa”. Se falam o contrário disso por aí é mentira, ilusão mesmo.
Nem vou relatar aqui o que já presenciei de extorsão, troca de favores, alterações de textos, etc e tal, nas ‘senhoras empresas de comunicação’. Aqui no sul, inclusive, existe um termo bastante conhecido, principalmente entre repórteres, que é o “molhar a mão”, que quer dizer receber algum dinheiro (às vezes, uns trocados mesmo, o que envergonha ainda mais a classe), para fazer uma determinada entrevista, ou matéria “especial”. A expressão é bastante ‘utilizada’ entre políticos, que, em tempos de campanha eleitoral, ou em momentos ‘complicados’ de carreira, são diretos, e oferecem “molhar a mão” dos profissionais de comunicação. Também eu já recebi este tipo de proposta, fiquei tão indignada, e manifestei toda minha raiva na ‘cara’ do dito político. Acabei saindo do jornal, ou “sendo saída” – nem lembro mais.
Como qualquer ser humano, também o proprietário de um jornal, ou canal de televisão, ou rádio, tem seus princípios, sua pirâmide de valoração. E é por esses caminhos (conhecidos dele) que conduz o meio de comunicação que tem nas mãos. Por outro lado, cada funcionário dele enxerga e pensa de forma diferente. A realidade é que todo meio de comunicação é corruptível – senão hoje, ontem já se deixou corromper, desviando o foco de uma informação pública importante, e/ou deturpando os fatos, tendo barganhado, com isso, alguma(s) vantagem(s) – bem maior(es), provavelmente, da imaginada por Gérson.
Por isso, é muito complicado falar de liberdade de imprensa, quando sabemos, todos nós, profissionais da área, que ela não existe. Tive um colega de redação que sempre dizia que, naquele jornal, a liberdade de imprensa tinha nome, e citava (claro!) o nome completo do proprietário, sem esquecer o Dr., na frente. É até engraçado lembrar disso, mas é com tristeza que percebo a liberdade de imprensa afastar-se cada vez mais dos nossos meios de comunicação, deixando-nos sem voz, nem vez.
Tenha certeza: neste espaço, tudo o que comunico é meu exercício de liberdade, construída e estruturada, a partir do que tive acesso tomar conhecimento, para, depois, então, elaborar conscientemente. Por isso, nenhuma verdade conceitual, ou absoluta.
Quando você ler, assistir, ou escutar uma reportagem, questione – ou não…
Nara França é jornalista gaúcha, tendo sempre trabalhado em redação de jornal, e hoje atuando em entidades sindicais e movimentos sociais, no sul do Brasil. Também, mantém o blog http://ironia-cronica.blogspot.com.br/

sexta-feira, 1 de junho de 2012

ABUSO SEXUAL
A brutalidade em tela
Por Lilia Diniz em 01/06/2012
 Em emocionado desabafo durante o quadro “O que vi da vida”, exibindo em 20/5 no Fantástico, a apresentadora Xuxa Meneghel revelou ter sofrido abuso sexual em diversas ocasiões na infância e na adolescência. Os agressores seriam amigos da família e até um professor. Xuxa contou que a violência deixou sequelas em sua vida adulta. O Observatório da Imprensa exibido ao vivo pela TV Brasil na terça-feira (29/5) discutiu a exposição da fragilidades de celebridades na mídia as consequências dessas revelações para a sociedade. Nos últimos anos, o relato de famosos sobre questões pessoais delicadas tem estimulado a população a procurar ajuda.
A reação às declarações da apresentadora foi imediata e o assunto repercutiu nas redes sociais. A iniciativa de Xuxa foi elogiada por especialistas em crimes contra a criança, por encorajar a discussão do tema. A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, destacou a coragem da apresentadora. Nos dias seguintes à exibição do quadro, houve um aumento de 30% nas denúncias de abuso sexual recebidas pelo ministério. A postura da apresentadora também encontrou críticas, segundo as quais a exploração da intimidade da artista teria sido um golpe de marketing.  Leia mais http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a_brutalidade_em_tela