terça-feira, 25 de março de 2014

Xinguara supera metas assistenciais do governo federal (no Programa Bolsa Família)
Graças às ações realizadas pela Prefeitura de Xinguara, o município superou o índice exigido pelo governo federal de acompanhamento das famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família. Atualmente o município conta no Cadastro Único com 8.568 famílias, desse total no município 3.776 são beneficiárias do programa.
De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Assistência Social (SEAS), Xinguara teve metas alcançadas na cobertura do programa no que se refere à saúde, educação e assistência social. “Isso demonstra que o programa está atingindo seus objetivos. A prefeitura garante o acompanhamento da saúde, educação e assistência social e o resultado é a melhoria da qualidade de vida e uma atenção melhor às famílias”, afirmou o prefeito Osvaldinho Assunção.
 Os dados da SEAS apontam que na segunda vigência de 2012 o município possuía uma taxa de cobertura de 59,48% no que se refere à saúde, já no mesmo período em 2013 esse índice chegou a 82,20%, sendo que a taxa mínima exigida pelo governo federal de cobertura na saúde é de 80%.“Nós nos sentimos honrados em superar a meta, esse resultado é reflexo do trabalho sério e voltado para o povo que a gestão vem realizando” disse Alessandro Arraes, secretário de saúde.
Já na educação o crescimento foi ainda maior, saltou de 75% em 2012 para 85% em 2013, superando a meta de 75% do governo federal. O resultado é reflexodas ações da secretaria de educação que proporcionaram um aumento expressivo na frequência escolar. ”Com os investimentos realizados pela Prefeitura, como novas carteiras, climatização de salas, merenda escolar de qualidade estamos conseguindo reduzir a evasão escolar e superar a meta” avaliou Vilmones da Silva, secretário de educação.
Já na assistência social a taxa de atualização cadastral alcançada é de 70% das famílias inseridas no Cadastro Único, um número expressivo. Ao todo o governo federal repassa em benefício a essas famílias um valor de R$ 578.456, que contribui também para aquecer o mercado local.
“Os excelentes resultados se dão devido o trabalho de parceria, assim como nosso comprometimento de ofertar as famílias de Xinguara uma qualidade de vida melhor por meio de ações que garantem os direitos dos cidadãos” afirmou Fátima Assunção, secretária de assistência social.

De acordo com a coordenadora do programa, para atingir os 30% que estão faltando a secretaria irá realizar ações junto as famílias. “Nós iremos realizar visitas na zona rural e urbana, para que as famílias que atendem os critérios do programa e ainda não foram inseridas venham a ser beneficiadas” disse Richerlene Ciceri. -Mayrla Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.