terça-feira, 9 de setembro de 2014

Com uma “Volta Ao Mundo” Desfile 7 de Setembro Reúne Milhares de Pessoas em Xinguara

O tradicional Desfile Cívico de sete de Setembro,  levou às ruas e avenidas de Xinguara uma multidão que foi prestigiar o ato cívico. Ao todoquinzeescolas do município participaram do evento que este ano teve como tema “Uma Volta Ao Mundo”. O prefeito, Osvaldinho Assunção, o presidente da Câmara Municipal, Dito do Cinema, vereadorese secretários municipais assistiram as apresentações em um palco montado na Praça Vitória Régia.
No pelotão de frente desfilou a Escola Municipal Betel, a escola apresentoua cultura indiana, com sua riqueza e mistérios. Trazendo também os monumentos históricos como o Taj Mahal, Flor de Lotus e Estátua de Xivas.“Os alunos se dedicaram para apresentar o melhor, superamos nosso desafio e conseguimos trazer para as ruas um pouco dessa cultura que é uma das mais antigas do mundo” disse Esli Oliveira, diretora da escola.
A Banda Marcial da Escola MunicipalJair Ribeiro Campos esteve à frente do primeiro pelotão, o desfile contou ainda com a participação das fanfarras dos alunos do Mais Educação, Igreja Adventista do Sétimo Dia: Clube dos Desbravadores, da Casa da Cultura e da Escola Municipal Pe. João Luiz Purguy.
As escolas municipais Ciranda Cirandinha, Dom Luiz de Palha e José Antão apresentaram as fantasias e o fantástico mundo das crianças com direito a uma viagem encantada à Disney.  As culturas japonesa, americana, italiana, africana e a brasileira foram lembradas. 
Os alunos da Escola Raimundo Henrique de Miranda mostraramas riquezas da região nordestina, com os seus ritmos, literatura, esporte assim como seus políticos que se destacam no cenário nacional.As sete maravilhas do mundo foram apresentadas pela escola Henrique Francisco Ramos, o7 de Setembro em Xinguara teve ainda solidariedade, a ONG Direito de Viver, que abraça a luta no combate ao câncer, desfilou com a Escola Municipal Jader Barbalho.
“Todas as escolas estão de parabéns, é gratificante acompanhar a dedicação e o compromisso de todos com o atocívico, o resultado não poderia ser outro senão o sucesso, o desfile desse domingo foi um dos maiores e mais bem organizados de Xinguara” disse Vilmones da Silva, secretário e educação.

O público presente também aprovou as apresentações, seu Elizeu chegou cedinho à Praça Vitória Régia para ter um lugar privilegiado para assistir a passagem das escolas. “Trouxe meus filhos e a esposa e estamos achando tudo muito bonito e bem organizado. Todos os anos participamos, mas percebemos que esse ano há uma maior participação das escolas, nos presenteando com uma bela apresentação” disse o comerciante.
Zonas Rurais
A data também foi lembrada pelas escolas municipais das zonas rurais, o Distrito São Francisco pela primeira vez realizou o desfile de 7 de setembro em homenagem à Independência do Brasil, o evento aconteceu na tarde da quarta-feira (3), Na sexta-feira (5), foi a vez dos alunos da Escola Municipal São José, localizada no Distrito São José ir às ruas demonstrar o amor à pátria; no sábado os alunos da Escola Municipal Padre João Luiz Purguy, realizaram o desfile cívico no Distrito Rio Vermelho. Mayrla Lima/Ascom



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.