segunda-feira, 2 de março de 2015

Urbanização X Meio Ambiente – Os dois lados do planejamento urbano,  

[EcoDebate] A aceleração do processo de urbanização começou na segunda metade do século XX, onde grandes populações começaram a ocupar espaços reduzidos de maneira inapropriada, gerando competição pelos recursos naturais de maior interesse populacional o solo e a água.
A bacia hidrográfica é dividida em dois tipos de espaços físicos, espaços rurais e espaços urbanos, em sua maioria os espaços rurais são ambientes com áreas bastante permeáveis.
Quando acontece um processo de urbanização os espaços permeáveis, inclusive as áreas com presença de vegetação são submetidas a diferentes tipos de usos, os quais tendem a impermeabilizar a superfície, causando um aumento no escoamento superficial.
Na bacia hidrográfica, os espaços urbanos englobam como águas urbanas: o abastecimento de água e esgotos sanitários, a drenagem urbana, as inundações de várzea e a gestão dos sólidos totais (sedimentos e resíduos sólidos).
A gestão das águas urbanas possui problemas crônicos como: deterioração dos mananciais, perda de água na distribuição e falta da racionalização de uso de água em residências e indústrias.
Parte dos engenheiros que atuam no meio urbano, estão desatualizados com as questões ambientais e geralmente buscam soluções estruturais que modificam o ambiente e causam problemas relacionados à infra-estrutura de água, um grande exemplo nos centros urbanos são as inundações.
As inundações podem ocorrer de duas formas conforme é mostrado na Figura, elas podem ocorrer de forma natural no leito maior do rio (limite da área de inundação) ou devido ao processo de urbanização causadas pela impermeabilização do solo ou pela canalização dos cursos d’água (leito menor) e ocupação de áreas ribeirinhas.
A Expansão Urbana e a Degradação dos Rios
Como todos os ecossistemas, os rios também são afetados pelas atividades humanas, dentre elas a de maior impacto nos ecossistemas lóticos é a alteração do curso d’água devido a atividade de urbanização da bacia hidrográfica.
O processo de urbanização em uma bacia hidrográfica tende a modificar a paisagem assim como provocar impactos negativos e positivos no ambiente. O grande ponto de atenção quando começa a expansão urbana é o gerenciamento dos recursos hídricos assim como os usos dos solos. Ao urbanizar uma bacia hidrográfica a tendência é diminuir a superfície permeável do solo aumentando assim o escoamento superficial (runoff). Este acarreta em outros dois processos bastante preocupantes no meio urbano, a erosão e as enchentes nas áreas ribeirinhas. Dentro de um centro urbano a gestão das águas deve ser continua e monitorada. Enchentes e degradação dos corpos d’água podem ser evitadas, através de estruturas capazes de encaminhar as águas provindas da chuva para dentro do córrego adequadamente.
Fontes:
ARAUJO, G. H. S.; ALMEIDA, J. R.; GUERRA, A. J. T. Gestão Ambiental de Áreas Degradadas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008;
CANHOLI, A. P. Drenagem Urbana e Controle de Enchentes. São Paulo: Oficina de Textos, 2005;
TUCCI, C. E. M. Inundações urbanas. Porto Alegre: ABRH, 1995;
______. Águas urbanas: estudos avançados, v. 22, n.63, p. 97-112, 2008.

Rafael Fernando de Almeida Ferraz
Graduado em Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Faculdade de Tecnologia de Jahu – FATEC JAHU
Profissão: Tecnologo em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (enfase em Planejamento e Gestão Urbana).

Publicado no Portal EcoDebate, 02/03/2015

"Urbanização X Meio Ambiente – Os dois lados do planejamento urbano, artigo de Rafael Fernando de Almeida Ferraz," in Portal EcoDebate, 2/03/2015,http://www.ecodebate.com.br/2015/03/02/urbanizacao-x-meio-ambiente-os-dois-lados-do-planejamento-urbano-artigo-de-rafael-fernando-de-almeida-ferraz/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.