segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Xinguara foi contemplada com Aula inaugural do Projeto CFES Amazônia II - Formação em Economia Solidária.
 

 Aconteceu neste sábado e domingo; dias 07, e 08, de Novembro em Xinguara, a primeira aula presencial do curso do CFES - para Formação de Formadores em Economia Solidária. Com apoio do Vereador e Professor Claudio Marques, foi possível mobilizar as lideranças comunitárias e empreendedores solidários do município, e do entorno.  

O Projeto CFES - Centro de Formação em Economia Solidária Amazônia II, está com inscrições abertas, para novos alunos ate o dia 15 de Novembro.

 O curso, conta com aulas no sistema educação a distancia, e com trabalhos de grupos em modo presencial; tendo a participação de alunos dos Estados; do Pará, Amapá e Tocantins.

Os alunos terão acesso a cinco Módulos:
Sendo o 1º - Módulo: Economia Solidária, Desenvolvimento Sustentável solidário e superação da Pobreza. O 2º - Módulo: Formação e Assessoria técnica. O 3º - Módulo: Organizações Sócio-comunitárias. O 4º - Módulo: Organização da comercialização Solidária. E o 5º - Módulo: Finanças Solidárias. As cargas horárias para cada módulo ficam entre 120 e 160 horas.


Estiveram presentes na aula inaugural; representantes de organizações da economia solidária dos municípios de Xinguara, Canaã dos Carajás, e Parauapebas.

 O curso é realizado pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, numa parceria com a SENAES - MTE - Secretaria Nacional de Economia Solidária; ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego e a FAPTO - Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins, que visa promover o desenvolvimento territorial sustentável, com superação da pobreza, nos Estados atendidos.


 A primeira aula aconteceu na Câmara Municipal de Xinguara, com a presença do monitor/instrutor e graduado em gestão ambiental: Filipe Pires, de Belém do Pará. Entre as atividades: foi realizada uma exposição de produtos fitoterápicos, e artesanal, feitos de materiais reciclados: com a expositora: Maria de Jesus da Silva, do Município de Parauapebas.

                       (Livre a retransmissão e reprodução; devendo apenas manter os créditos)
               Reportagem - Juarez Queiroz.
               Colaboração - João José Corrêa. 
               Fotos: Estelino da Trindade, e Juarez Queiroz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.