quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O Centro de Referencia Maria do Pará Realiza Ações durante a Campanha dos 16 Dias de Ativismo em Xinguara.


Por que 16 dias de Ativismo?

O período de 25 de novembro a 10 de dezembro foi escolhido como foco de ação da CAMPANHA DOS 16 DIAS DE ATIVISMO
'PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES' por compreender quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos no Brasil a Campanha começa mais cedo, dia 20 de novembro para destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.


20 de novembro Dia Nacional da Consciência Negra
25 de novembro Dia Internacional da Não-Violência contra as mulheres.
01 de dezembro Dia Mundial de Combate a AIDS
06 de dezembro Massacre de Mulheres de Montreal (LAÇO BRANCO)
10 de dezembro Dia dos Direitos Humanos.

Alem de realizar palestras na zona rural, o Centro Maria do Pará realiza nesta sexta feira (20) palestras sobre:
Parto Humanizado e violência obstétrica - Enfermeira Railane Macedo.
Dia da Consciência Negra - advogada Érika Pimentel.
Local: ACIAPA
Horário: 19h

Dia: 30 de Novembro - 2015
Sessão Solene na Câmara Municipal
Horário: 19h
Sobre o Laço Branco.

Dia: 03 de Dezembro - 2015  Horário: 19h
Mesa Redonda
No auditório da OAB:
Promotor Ramon Furtado: Tema - Sexismo e violência virtual

 

Juiz José Arnaldo: Tema: Desafios e avanços a partir da Lei Maria da Penha.
Delegado José Orimaldo: Tema - Violência domestica em nosso território desafios e avanços.


Todos estão convidados (a)

domingo, 15 de novembro de 2015

 Instituto Marista de Solidariedade

Evento Debate Educação Alimentar e Nutricional em Brasília

by Webert da Cruz
1º Encontro da rede virtual Ideias na Mesa reúne profissionais com vivência na área para apresentar suas práticas e experiências
banner_rede_ideias
Brasília – Para comemorar os três anos da Rede Ideias na Mesa e refletir sobre os desafios para fortalecer as ações de Educação Alimentar e Nutricional nas redes de assistência, saúde, educação e desenvolvimento agrário, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Universidade de Brasília (UnB) promovem o 1º Encontro da Rede Ideias na Mesa. O evento será nos dias 16 e 17 de novembro, em Brasília.
Com oficinas temáticas, palestras e mesas redondas, o encontro reúne 120 pessoas de todo o Brasil para apresentar suas práticas, experiências e aplicações da educação alimentar e nutricional. A coordenadora geral de Educação Alimentar e Nutricional do MDS, Janine Giuberti Coutinho, explica que o momento é ideal para discutir o tema. “O encontro deverá propiciar o debate das estratégias de Educação Alimentar em diversos cenários de práticas, bem como problematizar os desafios atuais para a promoção de hábitos alimentares saudáveis entre a população.”
Um dos convidados no evento é o diretor da ONG El Poder del Consumidor, Alejandro Calvillo, que vai apresentar o processo de organização e os resultados de campanhas de mobilização social para a garantia da alimentação saudável dos mexicanos. “A instituição faz um trabalho social importante. Uma das iniciativas é aumentar o nível de informação da sociedade para a quantidade de açúcar em bebidas açucaradas e mostrar a importância da taxação desses alimentos”, explica Janine.
O evento tem a participação de líderes de projetos comunitários em alimentação, profissionais das redes de assistência, saúde, educação e desenvolvimento agrário, docentes de cursos de Nutrição e profissionais com vivência em educação alimentar e nutricional. O encontro será transmitido on-line, no endereço http://ideiasnamesa.unb.br/3anosdeideias/. Lá também pode ser encontrada a programação completa.
Rede – O Ideias na Mesa é a primeira rede virtual de experiências em educação alimentar e nutricional do Brasil e tem a missão de apoiar, difundir e estimular a prática. Nela, qualquer pessoa interessada pode compartilhar experiências, publicar notícias e eventos, acessar artigos, vídeos e diversas publicações relacionadas ao tema. São mais de 7 mil usuários cadastrados e mais de 16 mil seguidores na página do Facebook. A rede ainda publica revistas semestralmente e oferece cursos à distância.
Informações sobre os programas do MDS:0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br
Informações para a imprensa:Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa
Webert da Cruz | novembro 13, 2015 às 4:42 pm | Categorias: Notícias | URL:http://marista.edu.br/ims/?p=10478
Comente   Ver todos os comentários
Cancele a assinatura para não receber mais posts de Instituto Marista de Solidariedade.
Altere suas configurações de email em Gerenciar assinaturas.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Xinguara foi contemplada com Aula inaugural do Projeto CFES Amazônia II - Formação em Economia Solidária.
 

 Aconteceu neste sábado e domingo; dias 07, e 08, de Novembro em Xinguara, a primeira aula presencial do curso do CFES - para Formação de Formadores em Economia Solidária. Com apoio do Vereador e Professor Claudio Marques, foi possível mobilizar as lideranças comunitárias e empreendedores solidários do município, e do entorno.  

O Projeto CFES - Centro de Formação em Economia Solidária Amazônia II, está com inscrições abertas, para novos alunos ate o dia 15 de Novembro.

 O curso, conta com aulas no sistema educação a distancia, e com trabalhos de grupos em modo presencial; tendo a participação de alunos dos Estados; do Pará, Amapá e Tocantins.

Os alunos terão acesso a cinco Módulos:
Sendo o 1º - Módulo: Economia Solidária, Desenvolvimento Sustentável solidário e superação da Pobreza. O 2º - Módulo: Formação e Assessoria técnica. O 3º - Módulo: Organizações Sócio-comunitárias. O 4º - Módulo: Organização da comercialização Solidária. E o 5º - Módulo: Finanças Solidárias. As cargas horárias para cada módulo ficam entre 120 e 160 horas.


Estiveram presentes na aula inaugural; representantes de organizações da economia solidária dos municípios de Xinguara, Canaã dos Carajás, e Parauapebas.

 O curso é realizado pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, numa parceria com a SENAES - MTE - Secretaria Nacional de Economia Solidária; ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego e a FAPTO - Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins, que visa promover o desenvolvimento territorial sustentável, com superação da pobreza, nos Estados atendidos.


 A primeira aula aconteceu na Câmara Municipal de Xinguara, com a presença do monitor/instrutor e graduado em gestão ambiental: Filipe Pires, de Belém do Pará. Entre as atividades: foi realizada uma exposição de produtos fitoterápicos, e artesanal, feitos de materiais reciclados: com a expositora: Maria de Jesus da Silva, do Município de Parauapebas.

                       (Livre a retransmissão e reprodução; devendo apenas manter os créditos)
               Reportagem - Juarez Queiroz.
               Colaboração - João José Corrêa. 
               Fotos: Estelino da Trindade, e Juarez Queiroz.