sexta-feira, 21 de outubro de 2016


PRISÃO DE CUNHA ABALA; CONGRESSO E PLANALTO

“O Fim Da Impunidade? Artigo De Montserrat Martins”
EcoDebate] Temer voltou um dia antes do Japão, sem declarar o motivo. No Congresso Nacional, os entrevistados tinham expressões tensas. Nas redes sociais, até quem não gosta de política comemorou a prisão do Cunha, com aquele sentimento de que “não é todo dia que a gente ganha uma deles, hoje é pra comemorar”.
A prisão do Cunha tem impacto igual ou maior que o próprio impeachment, pois Cunha era o maior símbolo de impunidade desse país, flagrado há muito tempo com contas não declaradas no exterior, manipulador de votações no Congresso, chantagista notório. #FalaCunha e #DelataCunha são agora a grande expectativa do país, uma expectativa popular e suprapartidária.
A diferença entre a queda da Dilma e a prisão do Cunha está na unanimidade nacional, pois embora impopular o governo ainda tinha defensores, Cunha nem isso, muito pelo contrário. Com todas evidências de seus roubos, associadas ao seu tráfico de influência e ao mau uso do seu poder parlamentar, sua liberdade era uma afronta à consciência nacional.
No caso da queda do PT sua maior derrota nem foi o impeachment, foi o ironicamente chamado “golpe eleitoral” que tomou nas urnas agora em outubro de 2016, com as raras exceções dos municípios onde os prefeitos petistas conseguiram manter a aprovação popular.
O moralismo que dominou o clima político brasileiro no impeachment, que foi confirmado com a rejeição ao PT nas urnas em quase todo o país, estaria incompleto e seria meramente um preconceito partidário se não sobreviesse a prisão do Cunha. Todo moralismo teria sido em vão, se ele servisse para punir um só partido, quando todos nós sabemos que a corrupção tem tentáculos suprapartidários, tal como o próprio Cunha, criado no PMDB mas um notório corruptor de todos os partidos.
Dizem os petistas, desconfiados, que a prisão do Cunha seria mera forma do juiz Sérgio Moro se mostrar imparcial para em seguida decretar a prisão do Lula. Pode até ser, mas para Lula e o PT nenhum golpe, nem mesmo a prisão, seria maior que a derrota eleitoral, que lhe esvazia o argumento de golpe no impeachment, pois até então se diziam detentores dos votos da maioria do povo.
O cenário das prisões, no momento, não autoriza a interpretação da parcialidade, pois até mesmo grandes empresários tem sido presos, homens que até ontem mandavam e desmandavam nesse país. Que tipo de “complô das elites”, que supostamente incluiria o Judiciário, colocaria na cadeia donos e executivos de empresas deste porte? A prisão do Cunha, agora – e as perspectivas de delação que isso abre – mostram que há esperanças, no país, de uma luta séria contra a corrupção.
Montserrat Martins, Colunista do Portal EcoDebate, é médico psiquiatra, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e ex-presidente do IGS – Instituto Gaúcho da Sustentabilidade.

in EcoDebate, 21/10/2016
"O fim da impunidade? artigo de Montserrat Martins," in Portal EcoDebate, ISSN 2446-9394, 21/10/2016,https://www.ecodebate.com.br/2016/10/21/o-fim-da-impunidade-artigo-de-montserrat-martins/.

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.