quinta-feira, 29 de março de 2012

Xinguara: Feira do Peixe vai garantir preços e qualidade
No período da semana santa.
      Em reunião nesta quarta feira 28, a APIX associação dos aquicultores e piscicultores de Xinguara, prepararam os últimos detalhes para a realização da primeira feira do peixe no município. O evento que já vem sendo anunciado há dias, vai incluir um novo capitulo na historia do consumo de peixes aqui no município.
     O peixe é um dos alimentos mais saudável do mundo sendo indicado pela Organização Mundial da Saúde um  consumo anual mínimo de 15 quilos de peixes por pessoa.
      Os produtores irão colocar a disposição da população nos dias 03 e 04, terça e quarta feira, na Praça Vitoria Régia das 08 horas da manhã ás 05 horas da tarde, 06 mil quilos de peixes das espesses Tambaqui, Caranha e Tilapia entre outras. O presidente da APIX, Érico Birck, garantiu que os produtos serão disponibilizando a um preço acessível em contra partida aos preços praticados habitualmente no período da semana santa.
      Produtores de Xinguara e Rio Maria estarão ofertando peixe de boa qualidade durante os dois dias – Juarez Queiroz

terça-feira, 27 de março de 2012

Motoristas escolares recebem formação para transportar alunos com segurança e exatidão educacional.  
Jaciro Tavares -Atual
      A gestão educacional de Xinguara qualificou neste mês de Março de 2012, dezesseis profissionais que fazem diariamente o transporte publico escolar. Além de conduzir com precisão e atenção os veículos, eles têm o dever de cuidar dos alunos durante o percurso feito entre casa e escola.

               Os motoristas foram formados para garantir a segurança e integridade dos alunos. O SEST/SENAT em parceria com a secretaria de educação e prefeitura viabilizou profissionais e espaço adequado para que fosse ministrado este curso.

               Em discurso preferido por Davi Passos na entrega dos diplomas aos concluintes, disse que; “vocês tem o mesmo dever que o pedagogo em sala de aula, só que com um diferencial. Tem que conduzir os veículos com segurança, além disso, cuidar dessas crianças e adolescentes durante todo o trajeto”.

               A secretaria de educação tem mostrado nestes últimos meses a preocupação com servidores, professores, alunos, rede de ensino e melhoria de sua frota escolar. O secretário Claudio Marques esta fazendo da educação publica de nosso município um plano educacional modelo no sul do estado.

Reportagem: Müller D’Oliveira.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Interior do município de Xinguara recebe agentes eleitorais.



        Será beneficiada nesta quinta-feira (22), a região de Paraíso do Araguaia. Que recebe atendimento do cartório eleitoral. Servidores farão atendimento durante todo o dia a fim de realizar os seguintes serviços; Novos títulos, transferência e regularização eleitoral.

                   O grande desafio nessa região será a transferência de domicílios eleitorais de vários cidadãos, que sempre são beneficiados por políticos do estado vizinho Tocantins, em troca eles tem que transferir suas residências eleitorais.

                   Mais graças ao trabalho incansável do cartório eleitoral, no primeiro momento foram feitos aproximadamente 110 títulos eleitorais e a região ganhou sua primeira sessão. Agora o objetivo da justiça será aumentar o número, tendo como meta a aproximação de 200 eleitores.

                   O fórum eleitoral tem de ser provocado para que a junta expedidora proporcione este momento. Graças a esse tipo de atitude a historia daquela e de outras localidades tem mudado consideravelmente. São essas ações que fazem com que nosso município resgate seus eleitores e eles tenham mais força. Müller D’Oliveira

quarta-feira, 21 de março de 2012

Violência contra a mulher: 7% das cidades têm delegacias especializadas

Menos de 10% das cidades brasileiras têm delegacias especializadas no combate à violência contra a mulher. Dados divulgados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres mostram que o País conta com apenas 374 delegacias, o que representa 7% dos mais de 5,5 mil municípios.
A representante da secretaria, Aparecida Gonçalves, participou nesta terça-feira de audiência pública da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga esse tipo de violência. Ela destacou que o Brasil não está preparado para enfrentar o problema e criticou a falta de investimento, por parte do poder público, para aumentar os serviços oferecidos às vítimas de agressão. Hoje existem, em todo o País, 963 unidades que oferecem algum tipo de atendimento, como varas especializadas e abrigos.
Disque 180
Aparecida Gonçalves informou ainda que o Disque 180, que recebe denúncias de violência contra a mulher, atende mais de 1,8 mil ligações por dia. Cerca de 80% das vítimas são agredidas todos os dias ou pelo menos uma vez por semana. Além disso, 40% das mulheres convivem há mais de dez anos com o agressor – 61% das mulheres sofrem agressão física, e 23%, violência psicológica.
Outro dado que chama a atenção é que em 66% dos casos os filhos presenciam as cenas de violência. “Um desafio é aumentar os recursos para enfrentar esse problema. Os municípios, por exemplo, não destinam verbas próprias para combater tais crimes”, criticou.
Estrutura insuficiente
A relatora da CPMI, senadora Ana Rita (PT-ES), disse que os dados são importantes para o trabalho da comissão. “Já sabemos de antemão que a estrutura existente hoje é insuficiente para dar conta do combate à violência contra a mulher. É preciso fortalecer toda a rede de atendimento. A CPI vai investigar isso melhor”, ressaltou.
A presidente da comissão, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), disse que um dos caminhos para combater esses crimes é garantir o funcionamento das instituições que atuam na área, o que, segundo ela, não ocorre na maior parte do País. “Precisamos fazer com que os processos não se acumulem nas varas especializadas, como na 14ª Vara de Minas Gerais, que têm 23 mil processos para serem analisados por uma equipe de nove pessoas”, citou.
Nova reunião
A CPMI voltará a se reunir na próxima terça-feira (27) para debater os direitos das mulheres em situação de violência. O encontro será realizado às 14 horas, na sala 2 da Ala Nilo Coelho, no Senado. Devem participar da discussão representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e do Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid).
Reportagem – Jaciene Alves 'Agência Câmara de Notícias
Edição – Maria Clarice Dias

sexta-feira, 16 de março de 2012

        ENTREVISTA COM O PROFESSOR FRANCISCO DURÃES
 O Sociólogo e Professor Francisco Durães que comandou a Assessoria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Xinguara desde o primeiro dia de governo Davi Passos está de partida para São Paulo onde cursará o Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Baiano da Cidade de São Gabriel, Chico Durães 46 anos casado com a professora Cristiane e pai da Yara e Gabriel chegou ao Pará em 1986 onde exerceu vários cargos na educação do ensino fundamental e médio da região. Antes de arrumar as malas ele recebeu nossa equipe em sua residência e gentilmente nos concedeu esta entrevista:
Chico Durães Mudou se para Xinguara por indicação de alguns amigos que já moravam aqui, assim como muitos migrantes nordestinos fugindo da seca em busca de melhores condições de vida. “Sou de uma família numerosa de pequenos agricultores onde as dificuldades financeiras eram presentes. Mudei para a Amazônia tentando procurar melhoras e poder ajudar minha família e conseguir”
Chico Durães chegou em Xinguara um dia após o natal de 1986 e foi morar numa casa na rua Duque de Caxias onde moravam as professoras Judite Albuquerque, e Hildete dos Anjos. “Lembro com muita clareza que no dia 27 as 9 horas da manhã chegou um senhor barbudo em um carro, me cumprimentou e pediu ajuda para descarregar várias caixas de livros era o professor Davi Passos que chegava para morar em Xinguara. Seus pertences me colocaram no mundo da leitura, eram apenas livros, pilhas e mais pilhas de livros”
Durães fez o curso de magistério ainda na Bahia e no começo de Xinguara era difícil encontrar professores formados, logo encontrou trabalho. “No começo enfrentamos dias difíceis, os governos nunca realizavam concursos públicos, passamos 20 anos como professores contratados, sem direitos adquiridos, quase todos os colegas não tinham sequer uma bicicleta para ir trabalhar, havia problemas de atraso de salários, salários baixos, greves, desvalorização dos educadores, falta de merenda escolar. Lembro um dia que tivemos que pedir leite na sorveteria ao lado da escola para socorrer um aluno que tinha desmaiado de fome porque faltava merenda sempre, os desmaios de alunos eram constantes” Durães lembra que muitos de seus colegas abandonara a educação por   questões salariais. Por outro lado, os educadores que permanecera na educação sempre batalharam por melhores condições de educação, muitos aguerridos, determinados e compromissados.
Eu tive uma influência muito forte das CEBs Comunidades Eclesiais de base da igreja Católica onde participei da pastoral da juventude, onde adquirir consciência política e social. Eu escolhi a educação motivado pelo professor Davi que também teve uma formação cristã. È um orgulho ter participado da fundação do PT junto com o Davi, Walterlei, Hildete, Lurdinha e outros colegas Temos uma história para contar porque passamos 20 anos batalhando e acreditando no nosso projeto. Foram tempos de muita luta, presenciei muitas perseguições, ameaças e muitas movimentações sociais, luta pela posse da terra, contra a violência e assassinatos de trabalhadores rurais. Lembro que no início da nossa militância política nossos comícios eram apedrejados, queimavam nossas bandeiras, perseguiam até em nossa vida pessoal. Muitos que hoje estão do nosso lado hoje foram no passado nossos adversários ferrenhos, mais a mudança de atitude faz parte de nossa luta democrática”
Durães, disse que Quem trabalha no serviço público deve ter a missão de preservar o interesse público, de fazer boas práticas de gestão. Planejamento e gestão são fundamentais na administração pública, foi por isso, que conseguimos dar uma nova dinâmica social e econômica para a cidade em termos de estrutura urbana e rural, avançar nas conquistas sociais importantes na saúde, educação, nas garantias de direitos humanos, entre outros. A construção dos instrumentos de planejamento participativo como o PPA, LDO e LOA, o Plano Diretor Municipal, o Código de Postura, Obras, e Lei de Economia Solidária, a criação do SAAEX, a implantação do sistema de tratamento de água e saneamento na cidade são conquistas que serão lembradas pelos xinguarense por muitos anos.
Para Durães o Professor Davi é um homem de visão, que consegue enxergar com profundidade o presente e o futuro de nossa região, um homem íntegro com grande capacidade de articulação, sensibilidade social e humana. Muitas conquistas importantes da história da região e do município nos últimos 20 anos têm participação direta dele. Nossa cidade está entre as mais desenvolvidas do sul do Pará, é uma das primeiras em geração de empregos e renda. Somente um homem com grande capacidade intelectual e de gestão foi capaz de efetuar conquistas grandiosas. Quando sair do poder municipal, Davi vai deixar um legado enorme para o nosso povo e muitas saudades. Esperamos que os próximos governantes tenham a sabedoria e a capacidade de conduzir o nosso povo para conquistas ainda maiores.
Acredito que vamos avançar muito mais nas conquistas da cidadania, precisamos de pessoas públicas que tenha o pensamento no futuro, que pense em políticas públicas, em desenvolvimento. A promoção do desenvolvimento vai depender da nossa capacidade de construir políticas capazes de proporcionar distribuição de renda, qualidade de vida e cidadania para todos”
“Pretendo continuar morando e trabalhando aqui porque como afirmava o presidente Lula aqui Deus me deu muito mais do que mereci, sou de uma família de 12 irmãos, apenas eu tive a oportunidade de fazer universidade, meu sonho é continuar na educação, é ser um professor universitário e hoje eu estou muito perto desta conquista. Estou voltando para a Universidade em busca de qualificação e pensando no futuro de nossa região, na nossa Universidade a UNIFESSPA que será instalada a partir de 2013. Durante vários anos lutamos por sua implantação e agora estamos muito perto de ver o nosso sonho se tornar realidade. Muita gente que não tem condições de sair da região vai ter a oportunidade de fazer um curso superior de qualidade sem ter que mudar se
       Durães considerações finais - Muitas coisas que aprendi na vida eu uso como exemplo para motivar outras pessoas, os meus alunos, amigos. Primeiro dizer que eu sou um vencedor e nunca desanimei diante das dificuldades. Quem prega a teoria do fracasso, do atraso, não conte comigo Todas as pessoas são capazes de vencer, a superação deve que ser a marca no ser humano, a humildade também. A capacidade de acreditar e sonhar no futuro vai depender de como as pessoas planejam o presente.

quinta-feira, 15 de março de 2012

CARTA ABERTA AOS MUNICÍPIOS INTEGRANTES DA AMAT CARAJÁS
      A eleição da Nova Diretoria da AMAT para o exercício de 2012, que culminou num empate, foi marcada por um processo conturbado e por um desfecho suspeito. Contudo, após quinze dias, o candidato Celso Lopes toma posse ao arrepio do estatuto da entidade e da legislação em vigor e com a gravidade de ter sumido um voto, sem que fosse apurado tal fato e sem o respaldo do conjunto dos prefeitos da área que compreende a circunscrição de atuação da AMAT. Diante dessa situação inusitada e obscura, vimos, de público, esclarecer o seguinte:
Inscreveram-se duas chapas para a disputa eleitoral da AMAT, uma apoiada pelos prefeitos capitaneados pelo Governo Jatene e outra por aqueles que primam pela autonomia e gestão independente da instituição. Consideramos uma intervenção política inadequada a do Governador Simão Jatene na AMAT, por ferir de morte alguns princípios da democracia, como a legitimidade do processo, a equidade entre as partes envolvidas processo eleitoral, extrapolando o Governo do Estado sua função republicana, colocando em dúvida a legitimidade do Processo Eleitoral, oferecendo “PACOTES DE BONDADES” aos municípios, cujos prefeitos apoiassem o seu Candidato, o Prefeito de Tucumã, Celso Lopes Cardoso.
O processo de eleição da AMAT apresenta fortes indícios de fraude, uma vez que 35 prefeitos votaram e só apareceram 34 votos. Mesmo com esta situação de empate, sem que o houvesse qualquer iniciativa para resolver o problema o Prefeito Celso tomou posse à revelia do Estatuo da AMAT, da Legislação em vigor e do conjunto dos prefeitos da região.
O Governador interveio na Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins tentando mudar sua imagem demasiadamente desgastada do pós-plebiscito de 11 de dezembro de 2011. Usando de ardis para convencer prefeitos da região a votarem no seu candidato, pessoas ligadas ao governo lançam mão de promessa de benefícios e ameaças aos que não se alinhassem à proposta da chapa de Celso. Quanto ao Governador Jatene, em vez de reunir com as forças políticas da região do Carajás para re-compactuar as ações concretas do Governo (recuperando, assim, sua credibilidade), age ardilosamente para tentar encabrestar a principal instituição cuja principal bandeira é a luta pelo Estado de Carajás.
Diante do impasse, a posse de qualquer um dos candidatos a presidente, nas mesmas condições, deveria se dar pelo consenso ou pela estrita legalidade. Ora, a via do consenso fora rejeitada uma vez que o próprio Idelfonso, Prefeito de Abel Figueiredo, propôs abrir mão da Cabeça de Chapa vindo a ser o vice-presidente de Celso, o que não aconteceu. Pela legalidade, deveria acontecer nova eleição e não houve, portanto o fato da posse do Prefeito Celso, carece de legitimidade e de admissibilidade legal.
Ainda é preciso considerar que o exercício do poder do “Presidente Celso” está viciado e afetado pela forma manobrista e intervencionista do Governo do Estado: ou o “Presidente Celso” atuará para garantir as vantagens àqueles que o elegeram, como demonstram os fatos ou agirá republicanamente em prol de todos os Municípios? Ora, se não cumprir com os compromissos, estará em maus lençóis com os “Pacotes de Bondades” ofertados a um grupo de prefeitos; caso contrário, estará agindo com uma entidade para apenas um grupo, perdendo, assim, a credibilidade da Instituição que deveria ser pra todos. Em síntese, a AMAT fora “entregue na bandeja’ ao Governo, perdendo sua característica republicana. Como fica a principal bandeira da AMAT, que é a Luta pela emancipação do estado de Carajás, com um Presidente encabrestado pelo Governador Jatene?
Diante de tudo isso, declaramos nossa indignação com o processo e o desfecho dos fatos que marcaram a eleição de nossa instituição que, mais do que nunca, precisaria gozar de autonomia, legitimidade, independência e credibilidade para dar continuidade a luta pela nossa Bandeira que juz ao nome AMAT CARAJAS
Carajas, 03 de março de 2012.
Prefeitos: Darci – Parauapebas, Benjamim – Itupiranga, Álvaro – Conceição, Dino – Jacundá, Sidiney – Bom Jesus, Genival – Eldorado dos Carajás, Manoel Josino – Sapucaia e José Davi Passos – Xinguara

terça-feira, 13 de março de 2012

Luz Para Todos atenderá mais moradores do Distrito São Francisco.

                   A região do distrito São Francisco no município de Xinguara, sudeste paraense será beneficiada com vinte quilômetros de rede de energia elétrica, as ações do programa Luz Para Todos, do governo federal chegará a aproximadamente oitenta famílias de pequenos, médios e grandes produtores rurais daquela região. Os responsáveis pela busca deste beneficio foram o vereador Cícero Almeida, Cição, e subprefeitos dos distritos de São Francisco Paulinho do Piu (PSB) e Florêncio Torres (PT) da Rio Vermelho.

                   Estiveram reunidos em Belém com o coordenador Dr. Bressan do programa no estado do Pará. A implantação do programa Luz Para Todos contou com o empenho do deputado estadual Cássio Andrade (PSB), que esteve presente com os representantes da sociedade local no escritório do órgão. Na ocasião o vereador e subprefeitos cobraram empenho do diretor para a realização imediata das ações.

                   Bressan encaminhou o projeto ao escritório da empresa responsável pela distribuição e abastecimento de energia em todo o estado e o valor do convênio já está disponível na conta da concessionária para que faça licitação, e a empresa comece os serviços o mais breve possível.

            O vereador e subprefeitos deverão retornar novamente a capital do estado para buscar novas ações para a cidade de Xinguara e interior. Paulinho do Piu disse; “Estou muito contente e realizado com o atendimento que estamos tendo por parte do Dr. Bressan e do deputado Cássio Andrade. Vejo que estamos sendo tratados de forma igualitária com os demais líderes que tem procurado o programa Luz Para Todos”. – Miller D’Oliveira.

domingo, 11 de março de 2012

Imprensa Xinguarense Tem o Que Comemorar.
 Foto: Fabiano
     Em todo o país os desafios se mostram constantes e diferenciados, quando se trata de gerar informação de qualidade. Um grande volume de noticias viaja pela Web.  Mas nem sempre prima pela qualidade, um compromisso que deveria ser inegável para quem consome essas informações.
      No interior do país, principalmente em uma cidade como Xinguara, gerar conteúdo com qualidade e, acima de tudo comprometido com a verdade dos fatos é sem sombra de duvida uma verdadeira militância, nem sempre reconhecida pelos agentes públicos e principalmente por políticos no exercício dos seus mandatos que emanam do povo. O povo por sua vez, se baseia nos momentos mais importantes e decisivos na ótica da imprensa para assimilar as melhores propostas dos políticos.
    A atitude do Vereador de Xinguara Cícero Almeida - Cição do PSB, que propôs e foi aprovado o dia da imprensa no município a ser comemorado em 1º de junho, e de todos os parlamentares deste município que votaram favoráveis é muito gratificante; pois rompe com a idéia de algumas “figuras publica” que erroneamente acreditam serem os profissionais da imprensa meros serviçais que poderiam agir apenas para agradar os tais.
      O reconhecimento do poder legislativo municipal prova o valor que estes profissionais têm, e que precisa ser a cada dia entendido e valorizado pelo o povo Xinguarense – Juarez Queiroz

sábado, 10 de março de 2012

Xinguara: PT Festeja os seus 32 anos e Lança Pré Candidato a Prefeito 

O Partido dos trabalhadores de Xinguara festejou neste sábado dia 10 de março os 32 anos do PT nacional e 25 anos do PT Xinguarense. O salão de festa do Contatto’s Pizzaria ficou repleto, de militantes simpatizantes e convidados.
  O evento contou com presenças ilustre como do Deputado Federal Miriquinho Batista - PT /PA, acompanhado dos prefeitos, vereadores e lideranças da região sul do Pará, falou das importantes conquistas do povo brasileiro, e da imprescindível contribuição do PT nestes 32 anos de luta por um País mais justo para todos.
 O prefeito Davi Passos que está no seu oitavo anos a frente da prefeitura de Xinguara lembrou aos presentes dos dias difíceis do inicio do PT e seus militantes em Xinguara com um longo sonho de 20 anos.
 O Professor Geraldo falou das conquistas do povo com o governo petista nestes sete anos e dois meses.
 Com muitos aplausos e bastante emocionado o Vereador Valdir da Eletrônica, agradeceu  a presença de todos e o apoio aguerrido da militância  petista para com a pré candidatura falou da esperança e  luta pela por uma Xinguara cada vez melhor.
 Antes do almoço a festa foi animada pela Banda Zona R com o melhor do Rock nacional. À tarde as lideranças petistas fizeram uma analise da conjuntura política: nacional e regional. E para completar a festa foi feita a auto - apresentação de dezenas de pré - candidatos a Vereadores a festa teve seu termino em grande estilo com Os Feras do Pagode – Juarez Queiroz


















sexta-feira, 9 de março de 2012

PT DE XINGUARA APRESENTA O VEREADOR VALDIR DA ELETRONICA, COMO PRÉ - CANDIDATO A PREFEITO


   Valdir Manoel da Silva nasceu no dia 07 de Julho de 1966, na cidade de Itapirapuã, Estado de Goiás. Veio para (o entroncamento do Xingu,) hoje Xinguara, dia 13 de Maio de 1978. Filho de Família pobre teve que trabalhar desde a infância, para ajudar nas despesas da família. Foi vendedor de pão, água e picolé.
Trabalhou como, limpador de lotes, engraxate, furador de cisterna, garimpeiro, carvoeiro, e lavrador. Valdir da Eletrônica um nome popular entre todos os Xinguarense assim conhecido por ter sido um dos pioneiros na região, no trabalho de técnico reparador em aparelhos eletrônicos. 
Sua vida publica teve inicio ao participar da primeira reunião escolar das filhas. Foi eleito conselheiro escolar, para representar os pais de alunos da Escola Acy de Barros Pereira, coordenando o referido conselho por três anos.
 A partir daí, foi presidente do Partido dos Trabalhadores, conselheiro da Profis – Aud.
       Desde o inicio da carreira política, Valdir construiu uma base sólida, comunitária popular radicada nos anseios da comunidade Xinguarense, com fundamentos claros, responsabilidade social, transparência e honestidade.
Em 2000, Valdir da Eletrônica, candidatou-se ao cargo de vereador no município de Xinguara, e sem está entre os dez favoritos ao cargo, Valdir foi eleito pelo povo Xinguarense com 205 votos. Num mandato de oposição, Valdir criou vários projetos que beneficiara a cidade.
Com sua popularidade em alta, que é sua marca, conquistou um grande número de simpatizantes que o admiram e acreditam no seu potencial, com isso, Valdir da Eletrônica foi reeleito com mais que o dobro de votos, 444 votos.
Em 2006, Valdir da Eletrônica, candidatou-se à Deputado Estadual recebendo cerca de oito mil votos, em diversas regiões do estado, só no nosso município foram quase 2500 votos, do povo Xinguarense.
Em 2008, Valdir da Eletrônica, foi eleito para o terceiro mandato de vereador com mais de 500 votos.   
      Valdir da Eletrônica é tido com campeão de projeto na câmara municipal com dezenas de projetos aprovado e muitos já implantados, mudando de forma decisiva a qualidade de vida do povo Xinguarense.
 Segundo o Partido dos Trabalhadores, Valdir da Eletrônica está preparado para suceder o prefeito Davi Passos, sendo referenciado dia 10 de março de 2012, (neste sábado) em reunião festiva dos 32 anos de nascimento do Partido dos Trabalhadores a nível nacional, e 25 anos de Xinguara.
 Valdir é a partir deste sábado para pré - candidato a prefeito nas eleições deste ano.
     Valdir está segundo os petistas, preparado para dar continuidade ao projeto petista que fizera de Xinguara o sétimo município em desenvolvimento humano do estado do Pará.
 Sendo uma das cidades com maior índice de empregos segundo dados do Caged /Ministério do Trabalho entre os meses de Dezembro de 2011 a Fevereiro de 2012 com saldo positivo de 9,3% e no rol dá cidades, com população entre 30 e cem mil habitantes em todo País.