sábado, 19 de janeiro de 2013



POSSE NA OAB XINGUARA

         
 Está marcada para o próximo dia 24/01/2013 a posse da nova diretoria da OAB/Xinguara. O evento será na Câmara Municipal de Xinguara às 09 horas e contará com a presença do presidente do Conselho Estadual Jarbas Vasconcelos. A OAB/Xinguara será conduzida nos próximos três anos pelos Advogados Cícero Sales (Presidente), Ubiaci Pires (Vice), Patrícia Dias (Secretária-Geral), Tiago Monteiro (Secretário-Geral Adjunto) e Patrícia Castro (Diretora Tesoureira). Segundo nos informou o Presidente Dr. Cícero Sales a expectativa é de que todos os advogados, a sociedade civil organizada, autoridades públicas e a sociedade em geral participem do evento; pois a OAB exerce um importante papel perante a sociedade, destacando a defesa da Ordem Jurídica, do Estado Democrático de Direito e do Interesse Público. Ao final será servido um coquetel aos presentes. Cícero Sales



Câmara Municipal de Xinguara Realiza Sessões Extraordinária    
 Prefeito esteve presente; e disse que pode haver cortes de gratificação nos salários dos servidores 
 Eleita comissões; e aprovado projetos em regime de urgência especial.
 Vereador Claudio Marque eleito presidente da comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social e Esporte.

Por Juarez Queiroz

A Primeira Sessão Anual, da Oitava Legislatura da Câmara Municipal de Xinguara, foi realizada em sessão extraordinária nesta sexta feira dia 18 com inicio as 09hs da manhã. Os trabalhos foram presididos pelo Vereador Dorismar Altino Medeiros, presidente da mesa. Os Vereadores e o publico presente receberam na Câmara Municipal o Prefeito Osvaldo Assunção, que transmitiu sua mensagem, na qual manifestou que se inicia em Xinguara uma missão que é de todos, espera a colaboração e apoio dos vereadores para com ações de desenvolvimento da cidade.
 Disse respeitar as divergências políticas e ideológicas, mas que está ciente de que o progresso da cidade é grande a luta para superar os inúmeros problemas. Disse que a cidade pode mais, e convocou a todos para um grande mutirão em prol do desenvolvimento de Xinguara.
 O Prefeito anda falou do projeto de lei que solicita ao poder legislativo a aprovação para contratação de servidores temporários; desse também que está preocupado com a folha de pagamento; segundo ele é possível haver cortes de algumas gratificações; (as quais chamou de privilégios) caso a folha possa ultrapassar o limite estabelecido pela lei de responsabilidade fiscal.
Na primeira pauta da ordem do dia foi realizada a eleição dos membros das Comissões Permanentes de Legislação, Justiça e Redação Final; Finanças e Orçamento; de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social; e de Terras, Obras, Serviços e Bens Públicos. Comissão de Legislação Justiça e Redação Final: Presidente: Amilton Pereira Cunha; Vice-Presidente: Iraci Rodrigues da Silva;Membro: Edelson Lima do Nascimento.Comissão de Finanças e Orçamento; Presidente:Olair Reis da Conceição; Vice-Presidente: Antônio Ferreira da Silva; Membro: Edelson lima do Nascimento. Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social; Presidente: Cláudio Elias Marques; Vice-Presidente: Elieth Alves de Sousa; Membro: Jair Marcos Pereira.
Comissão de Terras, Obras, Serviços e Bens Públicos Presidente: Adair Marinho da Silva, Vice-Presidente: José Luiz da Silva Ferreira; Membro: Jaques Salvelino Cantanhede.
O primeiro projeto entrou em discussão em Regime de Urgência Especial requerido pelo Poder Executivo, o Projeto de Lei número um (1) de dois mil e treze, que “Autoriza a contratação de servidores públicos através de contratos temporários de trabalho, para atendimento emergencial da administração pública do Município de Xinguara – Pará e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade. Em seguida foi colocado em discussão o Requerimento para trâmite em Regime de Urgência Especial requerido pela vereadora Elieth Alves de Sousa, Projeto de Lei número dois de dois mil e treze, de autoria do Poder Executivo, que “Adota o Diário Oficial dos Municípios do Estado do Pará, instituído e administrado pela Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), como o principal meio oficial de comunicação dos atos normativos e administrativos do Município de Xinguara e ainda regulamenta o uso dos demais meios”. Aprovado sem objeções apos leitura do parecer conjunto favorável das Comissões de legislação, justiça e redação final e de finanças e orçamento.
 O Vereador Professor; Claudio Elias Marques, falou a nossa reportagem deste primeiro momento do legislativo municipal; disse como pretende trabalhar na comissão em que foi eleito presidente; “há diversos projetos em andamento que pretendo acompanhar e fiscalizar para que as políticas públicas da educação; entre outras possam continuar avançando” falou das expectativas pelos avanços do município; e afirmou que a experiência acumulada com os serviços prestados no governo anterior o ajudará a dar celeridade nos trabalhos do mandato na Câmara Municipal. “sei onde buscar as informações e acompanhar os projetos em andamento no ministério da educação isso me fará ganhar tempo;” disse Marque.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013



A gigante petrolífera continua insistindo em investir na exploração de petróleo no frágil ecossistema do Ártico, ameaçando um dos mais importantes santuários do mundo. Como se não bastasse o incidente com o Noble Discoverer, plataforma que pegou fogo em novembro de 2012, e o fato de que a própria Shell assumiu não ter um plano de segurança eficaz em caso de vazamento de petróleo no pólo norte, foi à vez da plataforma Kulluk encalhar na costa do Alasca.


Al-Jazeera compra Current TV, canal americano de Al Gore

“Negócio tem por objetivo aumentar a presença da Al-Jazeera nos EUA.
Valor da operação não foi divulgado”

 canal de televisão americano Current TV, fundado em 2005 pelo ex-vice-presidente americano Al Gore, anunciou foi vendido para a Al-Jazeera, emissora de notícias com sede no Qatar.
"Estamos orgulhosos e felizes de que a Al-Jazeera, a organização de notícias premiada internacionalmente, tenha comprado a Current TV", afirmam em um comunicado Gore, diretor da emissora com sede em São Francisco, e Joel Hyatt, o outro fundador do canal e diretor geral.A emissora não revelou os detalhes acordo fechado na quarta-feira (2) e que tem por objetivo aumentar a presença da Al-Jazeera nos Estados Unidos.  Analistas estimam o valor do negócio em até 500 milhões de dólares.
Sede do canal de televisão Current TV, em São Francisco (Foto: Reuters)



A Al-Jazeera afirma que lançará um "canal de notícias com sede nos Estados Unidos e que proporcionará notícias nacionais e internacionais para o público americano". O acordo deixa a Al Jazeera, que opera com o aval do emir do Catar e família, em competição mais acirrada com canais norte-americanos como CNN, MSNBC e Fox.
A rede baseada no Catar pretende substituir a Current TV nas mais de 40 milhões de residências para onde é atualmente distribuída com sua própria rede de notícias, chamada de Al Jazeera America. O sucesso da nova rede se baseia na manutenção desse nível de distribuição e da manutenção dos contratos da Current TV com as provedoras de TV a cabo do país.
A Al Jazeera vem tentando entrar no mercado a cabo norte-americano há anos, mas a rede até agora não conseguiu uma distribuição significativa por motivos políticos. A rede pan-árabe é vista por muitos como sendo antiamericana, principalmente no auge da Guerra do Iraque.
A Current TV não divulgou nenhuma informação sobre o futuro de seus programas, nem sobre o futuro da atual direção.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013


Xinguara 02 de Janeiro - 2013
Inicio do trabalho do Prefeito Osvaldo Assunção
Prefeito Osvaldo Assunção

A todo vapor, Osvaldinho dá início aos trabalhos na Prefeitura de Xinguara. Antes das 07 horas da manhã desta terça-feira, 02, o prefeito de Xinguara, Osvaldinho Assunção, iniciou suas atividades na prefeitura.
 Todos os servidores do Paço Municipal se reuniram para receber as primeiras orientações do comandante e orar pela administração que se inicia.
“Quero que todos tenham em mente que a política acabou. A partir de hoje, nós todos vamos trabalhar duro pelo município. Não quero saber em quem cada um de vocês votou, quero que estejam prontos para atender a população com carinho e atenção, porque aquele que nos procura precisa da prefeitura”, afirmou Osvaldinho.
O prefeito apresentou seu chefe de gabinete, João Batista Guimarães (Dr. Batista), o secretário de Administração, Jimmy Brito, e a secretária de Assistência Social, a primeira-dama Fátima Coutinho Assunção. E garantiu que suas portas e as portas de seus assessores estarão sempre abertas para ouvir os servidores. “Estamos prontos para ouvir, para fazer o melhor por Xinguara”, disse Osvaldinho. ASCOM - PMX

Discurso do prefeito Osvaldinho Assunção



Prefeito de Xinguara-PA: Osvaldinho Assunção
Posse do Executivo da Prefeitura Municipal de Xinguara-PA
Xinguara, 1º de janeiro de 2013, terça-feira

Senhores, senhoras,
Neste início de 2013, Deus nos concedeu uma graça. Está em nossas mãos transformar este acontecimento em um fato histórico.

Quero primeiramente agradecer a Deus pela confiança depositada em mim. Ainda que os desafios sejam muito grandes, muito maior é minha fé e o poder do povo de mudar seu próprio destino.

Quero agradecer a cada Xinguarense que participou desta caminhada. Agradeço a todos que votaram em mim e também quem votou em outro candidato. Em nome do Gabriel, agradeço o carinho de todas as crianças que nos acompanharam nesta campanha.

Agradeço à minha família. E especialmente a você, Fatinha, meu agradecimento especial. Sem o seu amor eu jamais teria chegado aonde cheguei. Meus filhos, a sua força, o seu apoio é muito mais do que eu pedi a Deus. Obrigado Fátima, Fabinho e Fernanda, Antônio Fernando, Fernanda, Alice, Bruna, João Pedro e Heloísa. Eu amo todos vocês.

Fui eleito para governar para todos 41 mil cidadãos de nossa cidade. Convido a todos neste momento para realizar o sonho que temos em comum: o de instalar definitivamente o progresso em nossa cidade, que hoje encontra-se na UTI. Envio neste momento um recado a cada cidadão de Xinguara: sua voz será ouvida e você vai fazer a diferença.

Ao me eleger prefeito, o povo me contratou para trabalhar pelos interesses do nosso povo. E não pelos meus interesses pessoais. Vocês depositaram seu voto na ação, no trabalho dedicado, na perseverança não na política tradicional só de promessas. Xinguara pediu a verdadeira mudança.

Embora nosso caminho tenha sido difícil, árduo, seguimos juntos e lutamos. Continuaremos firmes nessa luta, porque temos a fé de que Xinguara vai melhorar.

Esta é a terra que escolhi para viver. Aqui criei minha família, fiz grandes amigos, eduquei meus filhos, construí meu patrimônio, criei raízes. Tenho agora uma dívida com este povo e convido todos vocês para juntos construirmos a cidade dos nossos sonhos.

Apesar de todas as dificuldades que passamos, nunca me senti tão esperançoso quanto ao futuro de nossa cidade.

No duro trabalho de conquistar cada um dos 10.768 votos, ao visitar cada residência, pude sentir o desejo de mudança. O povo escolheu o trabalho e não tolera mais tanto abandono.

 Cada um de nós tem seus próprios pensamentos. Todos podemos ver que a cidade tem muitos problemas. Mas temos juntos o sonho de fazer Xinguara prosperar e crescer. Como novo prefeito convoco o povo para fazer um e mutirão realizar esse sonho.

Se trabalhamos duro para chegar até aqui, temos ainda muito mais trabalho pela frente. E a participação do povo não se resume somente ao voto nas urnas.
A verdadeira democracia é o povo trabalhando junto com o prefeito, com o vice-prefeito, com nossos vereadores. Só realizaremos o sonho de fazer Xinguara melhor com a participação de cada um de vocês.

Convoco neste momento cada Xinguarense para arregaçar as mangas e mudar nosso próprio destino.

Tenho aqui ao meu lado o Raimundo Mototaxi, companheiro humilde, trabalhador e me acompanha desde que aqui cheguei. Temos agora a grande missão de defender as pessoas que mais necessitam do poder público.

 A saúde está um caos, não tem médicos. Nossas crianças nunca tiveram escolas tão mal cuidadas. As ruas estão esburacadas.
  
As pontes e estradas não existem. O lixo tomou conta de nossa cidade.

Existem dívidas a serem pagas. Os funcionários mais humildes não receberam seus salários. É difícil entender, mas nossa prefeitura está abandonada há muitos anos.

Peço a Deus todos os dias que nos dê sabedoria, que nos oriente. Tenho certeza de que Ele nos colocou aqui e Ele vai nos honrar.


Sinto na andança pela cidade a imensa esperança depositada em mim pelos cidadãos que pedem socorro. Mas eu conheço bem o povo de Xinguara, sei que tem força, tem garra, tem raça e é capaz de transformar essa cidade.

Peço ao povo que continue com a esperança, para que possamos trabalhar juntos e fazer o mutirão que vai mudar a história de todos nós.

Eu, minha equipe e os vereadores precisamos de vocês para cumprir nossa obrigação de devolver a cidade muito melhor do que recebemos.

Com a graça de Deus, vamos registrar em nossas mentes: 1º de janeiro de 2013 é a data mais importante da história de Xinguara. É a mais importante de minha vida.

A partir de hoje, o prefeito é povo e o povo é prefeito.

Nesses 33 anos, Xinguara mudou a minha vida. É hora de eu mudar a vida de Xinguara.
Obrigado!
                                                  foto: ASCOM-PMX 
                                                         Local: Parque de exposições Orlando Quagliato