sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

É FATO!!!!
SITUAÇÃO DIFÍCIL DO FUNCIONALISMO PÚBLICO DE ÁGUA AZUL DO NORTE
Artigo de: ISMAEL VIEIRA BORBA/Escritor  
        

Que a transferência de votos, num processo eleitoral, é muito difícil; e que Dr. José Lourenço, em Água Azul do Norte, conseguiu quase 100%, é fato.
            Que a candidata dele, sua esposa, deu nos três candidatos a prefeito uma tremenda surra eleitoral, também é fato.
Foi uma bonita manifestação democrática, com os candidatos podendo expor suas ideias, planos de governo e intenções, não havendo impugnaçõesantes e nem depois do pleito. E o povo decidiu, maciçamente,pela candidata da 40, (PSB), e pronto.
            Vencedores e vencidos, ganhadores e perdedores, paradoxalmente, às vezes, os resultados são inversos. Quem ganhou, quem perdeu, só o tempo dirá. Quanto maior a vantagem do candidato, maior é a sua responsabilidade de governar, porque a expectativa de seus eleitores é muito maior ainda. E nenhum governante tem a varinha mágica para resolver tudo e todas as suas questões concernentes. E cercado de muitos puxa-saco, bajuladores, o elogio de gente simples e importante, aumentando o seu ego, até achar-se que é a última bolacha do pacote, a uva mais gostosa do cesto, a bala que matou John Kenedy, todo pimpão,  arrogante, tirânico, inchado de tanto orgulho, achando estar acima de todos, até da lei, quando a verdade é bem outra, invertida.
  Ninguém é presidente da república, governador, prefeito. Está. O povo, que o elegeu,é o seu patrão, como de todos os políticos eleitos.  Neste viés, há de se ver os exemplos, que vieram de Xinguara. Muitos de seus ex-prefeitos, de tanta ojeriza, rejeição, raiva até, depois de cumprirem os seus mandatos, tiveram de pegar o beco, para não dizer, numa linguagem rural bem sul paraense, o corredor dos bois magros; mandarem-se da cidade. Outros, que teimaram em permanecer,sonhando avidamente em voltarem a mamar nas grossas tetas da “mãe”, não têm votos nem para se elegerem vereador.  E pelo andar da carruagem, tudo indica,mais um!
            Aos perdedores, assim que se divulga os resultados do pleito, depois de ficarem duas, ou três semanas, se lamuriando, lambendo as feridas, remoendo a dor da derrota,outra alternativa não se apresenta senão cair na “marva”, trabalhar, ganhar dinheiro para pagar as contas advindas da campanha, porque, dali, há dois anos, haverá novas eleições. No caso de Água Azul do Norte, em razão daexcepcionalidade desta última,  ainda neste ano.
            O funcionalismo público de Água Azul do Norte vive dias difíceis, bicudos, não somente agora, no preâmbulo de um novo governo. Mas há anos, décadas. Nesta curta história da cidade, emancipada em 1992, os prefeitos, quando saem, não pagam o mês de dezembro e o 13º dos efetivos, nem os temporários. E o novo prefeito, assim empossado, alegando alei da responsabilidade fiscal, também  não paga também. E, assim, sucessivamente.
 No caso atual, agora, tem funcionário público que não recebeu sequer o mês de novembro, que é pago em dezembro. Um absurdo! A cidade tem apenas duas fontes de renda fortes, a do Frigorífico Frigol e a da prefeitura. E já tem gente passando necessidades, porque sem dinheiro,não tem como pagar  o armazém, a farmácia...
            A Constituição Federal estatue que a admissão de funcionário público de qualquer espécie tem de ser através de concurso. Sem ele, enquanto não o faz, se há necessidade de admissão, principalmente, no caso de professores, médicos e demais serviços relevantes, após preencherem as cargas máximas do concursados, pode contratar o temporário.
 E esses contratos  vencem todo ano, havendo necessidade de serem renovados. Aqui, em Água Azul do Norte, a exemplo do ano passado, os contratos venceram dia 31 de novembro, ficando o contratado sem receber, legalmente, o mês de dezembro, o 13º, que quase nunca é pago, sempre, o que torna o servidor muito vulnerável, principalmente, em teor de classe, pois nunca pode sequer fazer qualquer comentário airoso ao prefeito, seus “comchimpas”, secretários, porque é demissão imediata, além dos períodos eleitorais terem de pedir votos para ele, o prefeito, tornando-se seu um cabo eleitoral, pois todo ano tem de ir até o prefeito e humilhar-se, subjugar-se, para conseguir o contrato novamente, uma situação, que, além de esdrúxula, absurda, atenta contra todos os princípios básicos da cidadania e dos direitos humanos.
O fato é que essas vagas no serviço público, conforme a Constituição Federal, somente deveria ser preenchida através de concurso público. E eles não acontecem, porque essa “baba” eleitoral é muito boa para quem está no poder, é prefeito. O eleitorado, principalmente, os temporários, está em sua mão. E quando, por força e insistentes pedidos de um promotor, caso esporádico, contratam, de muito longe, empresas inidôneas para a efetivação desses concursos, onde o grau de dificuldade é muito grande, como no caso do último concurso público para preenchimento de cargos do município de Água Azul do Norte, em meados de 2011.  Das 31 vagas disponíveis de professor de educação infantil na sede do município – No mínimo, para o preenchimento total, deveria ser o dobro, passaram 16, alegando, com isso, que os professores de Água Azul do Norte são mal preparados, de formação profissional fraca.
            E os vereadores? Nada fazem para coibirem esse absurdo, fiscalizarem o prefeito no sentido de não haver desvio, para no final, não faltar o necessário ao pagamento do mês de dezembro e 13º do funcionário público, efetivo ou não. Isso é fato.
 ISMAEL VIEIRA BORBA, é membro da ALSSP, (Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense), com sede em Marabá e mora em Água Azul do Norte. Tem sete livros publicados.     
                                                                                                                     
            
Xinguara sediará cursos gratuitos de capacitação para servidores públicos
   Com apoio da Prefeitura de Xinguara, por meio da Assessoria de Planejamento, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM–PA), o Ministério Público, a Universidade Federal do Pará e o Núcleo de Meio Ambiente, realizam entre os dias 13 e 15 de fevereiro, cursos gratuitos de Capacitação para o Fortalecimento da Gestão Municipal Sustentável, da Fiscalização Interna e dos Controles Externos e Social. A abertura será na Câmara Municipal, no dia 13 de fevereiro, às 14 horas, as oficinas serão ministradas no Campus da UFPA (Universidade Federal do Pará) em Xinguara.
   As inscrições podem ser feitas através do e-mail: planejamento.xinguara@outlook.com, no período de 27 de janeiro a 7 de fevereiro de 2014. Além dos cursos promovidos com a parceira da UFPA: “Controle Interno, Externo e Social” e “Execução Orçamentária e Financeira” (30 horas cada), o TCM/PA promoverá entre os dias 13 e 14 de Fevereiro, mais duas oficinas de 16 horas cada, as quais são “Lei de Responsabilidade Fiscal” e “Auditoria Operacional”.
   Estarão presentes, o Presidente do TCM/PA, Conselheiro José Carlos Araújo, o Corregedor do TCM/PA, Conselheiro César Colares, o Conselheiro Antônio José e Prefeitos da região.“Nossa expectativa é que os servidores assim como representantes de conselhos busquem a capacitação, só assim poderemos melhorar a dinâmica das nossas atividades”, disse Ewerton Andrade, Assessor de Planejamento da Prefeitura de Xinguara.

Mayrla Lima/Ascom PMX
O apocalipse da Internet?


O um por cento mais rico do mundo poderá controlar, para sempre, o que nós vemos na Internet. É o apocalipse da Internet como conhecemos, que vai eliminar a promessa democrática do acesso à informação por todos, como os fundadores da rede mundial de computadores imaginaram. 

Unida, nossa comunidade se moldou baseada nessa visão democrática de Internet, utilizando-a para lutar contra a corrupção, salvar vidas, e levar ajuda para os países em crise. Mas os Estados Unidos e a União Europeia estão à beira de dar às empresas mais ricas do mundo o direito de mostrar os conteúdos que desejarem de forma mais rápida, enquanto bloqueiam ou diminuem a velocidade daqueles que não possam pagar para obter o mesmo destaque aos seus conteúdos. A habilidade da Avaaz de mostrar ao mundo imagens de jornalismo cidadão na Síria, ou promover campanhas para salvar nosso planeta, estão sob ameaça! 

Decisões dos dois lados do Atlântico estão sendo tomadas nesse momento. Mas inovadores tecnológicos, defensores da liberdade de expressão e as melhores empresas da web estão lutando para que isso não ocorra. Se milhões de nós nos juntamos a eles agora podemos criar o maior apelo do mundo para uma Internet livre e democrática. Assine agora e compartilhe com todos:


LEIA MAIS EM:

http://www.avaaz.org/po/internet_apocalypse_loc/?bscgTcb&v=34989

HUMOR POLITICO




http://www.ecodebate.com.br/ 
[EcoDebate] A ideia da realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil foi apoiada pelos políticos e pelas grandes empresas – de olho nos grandes negócios – e pelas mídias que adoram os retornos econômicos do espetáculo futebolístico. Mas depois da “Copa das Mobilizações”, de 2013, o uso do futebol como “circo romano” foi colocado em xeque e os jogos tem funcionado como catalisadores das manifestações populares.
Na verdade, no Brasil, o futebol já foi uma brincadeira ingênua e democrática. Os meninos aprendiam, e ainda aprendem, a jogar futebol desde muito cedo (as meninas nem tanto). O futebol brasileiro, depois da vitória na copa de 1958, ajudou “os tupiniquins” a vencer o “complexo de vira-lata”, como dizia Nelson Rodrigues. Os brasileiros mostram orgulho de ter o melhor futebol do mundo. Nossos jogadores são conhecidos e respeitados em todo o planeta. Em pelo menos uma coisa nós somos reconhecidamente bons, para o delírio nacional. Além disto, o Brasil consegue exportar jogadores e trazer divisas estrangeiras que ajudam a fechar as contas cambiais do país (isto quando não há evasão de divisas e valores menores declarados na venda dos craques).
Portanto, o futebol não pode ser considerado apenas como uma brincadeira democrática e um jogo inocente que reúne crianças saudáveis e felizes em uma confraternização esportiva despretensiosa e sem fins lucrativos. O futebol se tornou um dos elementos-chave da sociedade do espetáculo, sendo um dos eventos de maior audiência televisiva do mundo.
O conceito de “sociedade do espetáculo” tem como base os trabalhos do francês Guy Debord (1931-1994) e sua crítica radical ao processo que transforma todo e qualquer tipo de imagem e induz o ser humano à passividade e à aceitação dos valores preestabelecidos pela sociedade de consumo, tornando mais fácil vivificar os fatos no reino das imagens do que no plano da própria realidade: “toda a vida das sociedades nas quais reinam as modernas condições de produção se apresenta como uma imensa acumulação de espetáculos. Tudo o que era vivido diretamente tornou-se uma representação”.
A sociedade do espetáculo manipula tão bem as imagens que se torna a própria uma realidade, mesmo que virtual para a maioria das pessoas, que passam a viver num mundo movido pelas aparências e pelo consumo permanente de fatos, notícias, produtos e mercadorias. A FIFA se tornou um agente deste processo e já é comparada com o FMI em seus piores momentos. Segundo Marcos de Azambuja: “Em estranha reviravolta, entidade que deveria se dedicar a esporte converteu-se em monstro comercial, pronto a impor obrigações aos povos”.
Por exemplo, as grandes multinacionais da cerveja há muito descobriram os bons lucros derivados dos investimentos no futebol. Com propagandas, geralmente sexistas, contratam os principais técnicos e jogadores para defender “as cores” da cerveja de ocasião e promovem o culto da “cerveja, churrasco e futebol”, que as estatísticas mostram ser uma combinação extremamente danosa para o meio ambiente, assim como para o aumento das taxas de mortalidade masculina (quer seja por homicídios ou acidentes de trânsito).
A ideia de que o futebol promove a ascensão social ascendente só é realidade para o futebol masculino e para uma fração minúscula dos meninos que se envolvem profissionalmente com o esporte espetáculo. A maioria dos rapazes e suas famílias ficam apenas no sonho do enriquecimento e da fama. Outros até chegam perto, mas alguns acabam em tragédia, como no caso do ex-goleiro Bruno do Flamengo.
Portanto, não é de se estranhar a declaração do sociólogo Immanuel Wallertein de que “o futebol é o ópio do povo”. Fora e dentro de campo os símbolos proliferam. O cabelo do craque do time, as camisas oficiais (com suas propagandas incorporadas) e a fidelidade a um time acima de outras fidelidades éticas ajudam a tornar o futebol um instrumento de diversão, manipulação e auto-engano das massas. Em geral, em vez de promover o amadurecimento dos jovens, provoca a infantilização dos adultos.
Mas a situação está mudando e o povo já não aceita pacificamente a manipulação e a exploração da imagem da seleção, pois as multidões estão indo para as ruas exigir qualidade na saúde e na educação. Enquanto isso, existem estádios inacabados e as obras de mobilidade urbana não avançaram nas cidades brasileiras, enquanto os trens do Rio de Janeiro criam um pesadelo permanente para a população dos subúrbios cariocas.
Na primeira manifestação contra a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, cerca de 1,5 mil manifestantes liderados pelo Bloco de Lutas pelo Transporte Público foram as ruas de Porto Alegre no dia 23/01 para protestar contra a corrupção, a falta de “padrão Fifa” na educação, saúde, transporte, etc. No dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, a manifestação contra a Copa do Mundo começou pacífica na Avenida Paulista e chegou a reunir 2,5 mil pessoas, mas terminou em violência. Pelo menos outras 13 capitais tiveram protestos neste mesmo dia, onde predominou a seguinte palavra de ordem: “Se o povo se unir, essa Copa vai cair”.
Num quadro de redução do crescimento econômico e agravamento dos problemas sociais, há grande possibilidade de haver sinergia entre as manifestações de rua e os rolezinhos nos shoppings. Porém, ninguém sabe com precisão o que vai acontecer, embora todo mundo queira saber como será o espetáculo da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Façam suas apostas!

José Eustáquio Diniz Alves, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em demografia e professor titular do mestrado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE; Apresenta seus pontos de vista em caráter pessoal. E-mail:jed_alves@yahoo.com.br

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014


Raimundo Moto-táxi assume interinamente a prefeitura  de Xinguara


A partir desta quinta-feira(30), o vice-prefeito de Xinguara, Raimundo Moto-táxi , assume a administração  do município por dez dias. O motivo se deve a uma viagem particular do prefeito Osvaldinho Assunção. O  prefeito volta a assumir o cargo e atender normalmente no dia 10 de fevereiro.

A viagem do prefeito foi autorizada pela Câmara Municipal de Xinguara, em sessão realizada no dia 27 de janeiro de 2014. Por se tratar de uma viagem particular os custeios e despesas ficam por conta de Osvaldinho Assunção , sem ônus para o município.

A secretária de assistência social e primeira-dama, Fátima Assunção, acompanha o prefeito. Durante sua ausência a Secretaria de Assistência Social, fica sob responsabilidade da adjunta Nubiamar Rocha Aguiar.- Mayrla Lima.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

DA MAIOR FAVELA PAULISTA PARA A MEDICINA EM CUBA  www.brasil247.com/

 A presidenta Dilma Roussef chegou na tarde deste domingo (26) em Havana, Cuba, onde inaugurará o Porto de Mariel e participará da II Cúpula da Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos ( CELAC). Na chegada ao hotel, a presidenta foi recebida por dois estudantes brasileiros da Escola Latinoamericana de Medicina ( ELAM). Eles representam um grupo de 350 estudantes de Medicina que se formam este semestre e pretendem atuar no Brasil pelo Programa Mais Médicos.
Wellington Pedro de Sousa cursa o sexto ano da faculdade de Medicina. Ele era morador de Heliópolis, a maior favela de São Paulo e viu na ELAM uma oportunidade de se tornar médico.
“Em 2007 surgiu uma oportunidade de vir estudar em Cuba… Aqui em Cuba a gente estuda uma Medicina que é preventiva e totalmente voltada para o atendimento à população (…) a gente vem tendo práticas desde o primeiro ano, a gente tem uma formação acadêmica, um nível exemplar e agora a gente tem expectativa de voltar para o nosso país e poder trabalhar na área de saúde preventiva através do Mais Médicos, que é um ótimo projeto também porque atende a necessidade das comunidades mais carentes, que é de onde a gente vem. A gente conhece muito bem como é trabalhar, como é lidar com essa falta da saúde que existe no nosso país… Tenho a vontade agora de poder ser inserido no projeto Mais Médicos, futuramente também estar fazendo o Revalida para poder continuar trabalhando na área da Saúde.”
Maria de Fátima Mendonça Santos, que é de Sergipe, também cursa o sexto ano de Medicina na ELAM. Ela entregou rosas à presidenta e também uma carta solicitando uma reunião com representantes do grupo de estudantes brasileiros na ELAM.
“Cuba nos capacita com a melhor medicina que existe aqui, uma medicina voltada para o lado humanista. Nós solicitamos [à presidenta] um encontro para falarmos um pouco da nossa chegada e da nossa inserção no Mais Médicos. Então é a nossa oportunidade de sonharmos… nós podemos sonhar, acreditar, nós podemos ajudar a nossa comunidade… com a criação do Programa Brasil Mais Médicos. E agradecemos, presidenta, a sua coragem.”


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

DILMA PROMETE INFLAÇÃO NO CENTRO DA META EM 2014


Em entrevista a rádios de Minas Gerais, presidente garante que esforço para diminuir o índice de inflação será mantido, "como temos feito ao longo dos últimos anos"; segundo ela, campanha não interfere metas econômicas do governo; "Meu governo não faz isso em ano eleitoral não, faz isso todo ano, desde 2011. Esse é o desafio do governo, não por conta da eleição", disse
247 – A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira 20 que em 2014 o governo irá "manter esse esforço" para que a inflação fique dentro do centro da meta, como aconteceu em 2013. "Eu tenho certeza que no ano que vem nós iremos manter esse esforço e nos empenhar cada vez mais para reduzir a inflação como temos feito ao longo dos últimos anos", declarou, em entrevista a rádios de Minas Gerais.
Questionada como conciliaria as metas econômicas com sua campanha à reeleição esse ano, Dilma respondeu que o governo "não faz isso [se esforçar para cumprir as metas] em ano eleitoral não, faz isso todo ano. Desde 2011, nós estamos ali, lutando e batalhando diariamente para primeiro manter os fundamentos econômicos sólidos e segundo para garantir investimentos e políticas sociais".
Segundo ela, "esse é o desafio do governo, não por conta da eleição. É em qualquer momento, em qualquer segundo, em qualquer minuto". "Eu tenho um compromisso permanente com a manutenção dos fundamentos econômicos sólidos", acrescentou. Dilma assegurou a seu sucessor, seja ela ou seja outro, que terá, "inexoravelmente, de lidar com essa questão".
Sobre o índice de inflação registrado em 2013, a presidente citou que houve um "esforço enorme" do governo para mantê-la "o mais baixo possível". "Nesse ano, ela ficou em 5,91%, 0,1% acima do valor do ano passado. Isso está no intervalo da meta. O centro da meta é 4,5%, mas tem uma variação para cima e uma variação para baixo. Nós temos feito um esforço grande pra fazer a inflação convergir para o centro da meta", afirmou.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

pOLITICA:
'MENSALÃO' TUCANO ENTRA EM ÚLTIMA FASE ANTES DO STF

Ministro do STF Luis Roberto Barroso, que será relator do caso, determinou que a Procuradoria-Geral da República, presidida por Rodrigo Janot, apresente as alegações finais na Ação Penal 536, o chamado 'mensalão' tucano ou mineiro; esta é a última fase antes de o processo ficar pronto para julgamento; expectativa é que ação, que apura supostos desvios de dinheiro público durante a campanha de reeleição do hoje deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao governo de Minas, em 1998, seja julgada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal neste ano
André Richter Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresente as alegações finais na Ação Penal 536, processo conhecido como mensalão mineiro.
Esta é a última fase antes de o processo ficar pronto para julgamento. Toda a parte de instrução do processo, como depoimentos de testemunhas de defesa e de acusação, foi concluída. A expectativa é que ação seja julgada pelo plenário da Corte neste ano. O despacho do ministro foi assinado ontem (15).
São apurados supostos desvios de dinheiro público durante a campanha de reeleição do hoje deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao governo de Minas Gerais, em 1998. Após as conclusões da procuradoria, o processo seguirá para as alegações finais da defesa.
De acordo com denúncia da PGR, aceita pelo Supremo em 2009, o parlamentar é acusado dos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Segundo a procuradoria, o então candidato teria se beneficiado de recursos oriundos do suposto esquema que envolveu a empresa de publicidade SMP&B, de propriedade do publicitário Marcos Valério, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Outros acusados repondem às acusações na primeira instância da Justiça de Minas, porque não possuem foro privilegiado.
Na época em que a denúncia foi recebida, Azeredo negou todas as acusações e disse que não há qualquer documento que confirme o uso de recursos de caixa dois na sua campanha à reeleição. O parlamentar também disse que nunca autorizou repasses para dinheiro para as empresas de Marcos Valério.

Xinguara  
Ações de Humanização no Hospital Municipal - HMX
Ações eficientes da direção do Hospital Municipal inovam no atendimento

om foco na humanização do atendimento no Hospital Municipal de Xinguara, a nova direção tem realizado um trabalho sério que vem gerando efeito e trazendo bons resultados à população.Nesta quinta-feira (16), na maternidade do hospital a diretora, Janaina Pereira, deu início a mais uma etapa da sua gestão, com apoio do prefeito, Osvaldinho Assunção e do secretário de saúde, Alessandro Arraes.
Como parte das ações inovadoras, a partir de agora as mães que dão a luz no hospital, ganham um “kit Vida” para o seu bebê. Cada kit é composto por: mijão, cueiro, fraldas, álcool 70, além de lenço umedecido.“Essa ação da direção do Hospital faz parte do plano de prioridades do nosso governo em ofertar saúde de qualidade com atendimento humanizado” disse Osvaldinho Assunção, Prefeito.
De acordo com a diretora, essa ação é a primeira de muitas que já estão sendo planejadas para melhorar cada vez mais o atendimento na unidade hospitalar. “Nossa missão é garantir aos nossos pacientes que aqui eles serão bem recebidos” disse Janaina Pereira.
Nascida na manhã desta quinta-feira (16), Iasmin foi uma das primeiras a ganhar o kit. Os pais aprovaram a iniciativa. “Não esperávamos esse tratamento aqui no Hospital, admito que fui surpreendido com a forma que estão nos recebendo” avaliou José de Sousa Júnior, comerciante.
Mais melhorias:
Na pediatria os leitos agora contam com central de ar-condicionado, televisão, chuveiros elétricos. Os pacientes que recebem alta também tem à disposição um veículo do hospital para levá-lo para casa.

“Nunca imaginei que um dia teria todo esse conforto aqui no Hospital. Receber alta e ter um carro para me levar até em casa, isso é dignidade” disse João Carlos Rezende, aposentado.
- Mayrla Lima – ASCOM 
BARBOSA TEM FÉRIAS NA EUROPA CUSTEADAS PELO STF


O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, antecipou suas férias, deixando em aberto mandados de prisão de dois condenados na AP 470, o deputado João Paulo Cunha (PT) e o delator do esquema do chamado “mensalão”, Roberto Jefferson (PTB).
Barbosa viaja a título pessoal pela Europa. Mesmo assim, terá parte das férias financiadas pela Corte. Segundo o Estado de S. Paulo, ele receberá 11 diárias, no valor total de R$ 14.142,60, por duas palestras - em Paris (França) e Londres (Inglaterra), no período de 20 a 30 de janeiro.
De acordo com o cronograma do Supremo, a primeira palestra, de 30 minutos, segundo o site da Agence Nationale de la Recherche, está marcada para o dia 24 em Paris. A segunda ocorre cinco dias depois, em Londres.
O presidente do STF programou sua volta para a abertura do ano judiciário, no dia 3 de fevereiro. Até lá, a ministra substituta Carmén Lúcia optou por não dar continuidade às execuções da AP 470. Série de incoerências de Barbosa no caso tem constrangido os magistrados.


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Presidente do PTB/PA, visita municípios do sul do Estado
- Deputado Josué Bengtson é Recebido Por Estelino da Trindade e Amarildo Paulino em Xinguara.
 foto:Juarez Queiroz

Josué Bengtson Presidente - PTB/PA e um parlamentar trabalhando no seu terceiro mandato consecutivo na Câmara dos Deputados, eleito pela primeira vez em, 1999- PA, PTB. Tomando Posse em 01/02/1999.
Atividades Partidárias:
Na Câmara dos Deputados Vice-Líder, PTB, 2000-2007, 27/3/2012-1/2/2013, 6/3/2013.
Atividades Parlamentares:
Presidente e Titular; da comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática entre muitas outras comissões permanentes.  COMISSÕES ESPECIAIS: Reforma Trabalhista: Titular-; Reforma Política: Titular; PEC nº 347/96, entre outras.  
Atividades Profissionais e Cargos Públicos:
Supervisor Regiões Norte e Nordeste, da Igreja do Evangelho Quadrangular, 1975-1977; Supervisor Região Norte, Igreja do Evangelho Quadrangular, 1978-1988; Secretário Executivo, Igreja do Evangelho Quadrangular, 1988-1992; Vice-Presidente, CIQSA, Argentina, 1990; Supervisor, Igreja do Evangelho Quadrangular, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, 1992-2000; Presidente, Igreja do Evangelho Quadrangular, PA, desde 2006. (Dados: segundo pagina do parlamentar no site da Câmara dos deputados).
        - O trabalho do deputado Josué Bengtson tem um perfil definido por um longo período; sempre atuando em duas linhas bem definidas: como Pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular, faz a coordenação e a visita aos seus liderados em muitos municípios.
E como líder do PTB no estado anda pelos mais diversos municípios trabalhando as articulações partidárias, como e caso desta ultima visita ao sul do Pará. Em Xinguara, o Deputado foi recebido por um dos mais importantes lideres do PTB, o EX – Vereador Estelino da Trindade, acompanhado do Amarildo Paulino do PSDB, e outras personalidades; no final da reunião que aconteceu nesta manhã de quinta feira 16 de Janeiro – 2014, No Bravos Hotel,  onde falou a nossa reportagem “ meu objetivo e visitar as lideranças da igreja  que está com um desenvolvimento glorioso na região e também rever meus amigos e companheiros de partido (com referencia a Xinguara); coloquei recursos para Xinguara; em obras da saúde no Governo Davi Passos, onde  as obras foram realizadas, e a agora estou novamente destinado uma emenda para a saúde, com tudo pronto para ser liberada; vou fazer saber a comunidade que obras se realizarão na área da saúde desta vez”  o deputado  visitou nesta semana vários municípios do sul do estado terminando por São Felix do Xingu e depois vai para Altamira.  

Reportagem de Juarez Queiroz     
Com informação do site da Câmara dos Deputados: leia mais em: http://www2.camara.gov.br/deputados/pesquisa/layouts_deputados_biografia?pk=74351





Prefeitura Realiza Campanha de Prevenção à Hanseníase
A Prefeitura Municipal de Xinguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza entre os dias 20 e 24 de janeiro, a Campanha de Prevenção à Hanseníase. A ação faz parte do plano de avanços da saúde no município.
 A abertura oficial acontece no dia 20 (segunda-feira), às 9h na Câmara Municipal de Xinguara, com uma palestra sobre os cuidados e prevenção da doença, a programação se estende por toda semana com palestras eavaliações dermato-neurologicas.
Com o slogan “Hanseníase Tem Como Tratar, Tem Como Curar, Tem Como Prevenir”, a campanha tem como objetivo a identificação dos sinais e sintomas visando o diagnóstico precoce da doença. 
“Nossa intenção é alertar a população para a necessidade do diagnóstico precoce. Também lembrar que a doença tem cura e pode ser tratada de graça no município” disse Alessandro Arraes, secretario de saúde.
Hanseníase - A hanseníase ou lepra é uma doença infecciosa, crônica que ataca principalmente a pele e os nervos periféricos. Para detectar a doença é preciso observar manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam. Elas causam a sensação de formigamento e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.
Programação:
UNIDADE DE SAÚDE
SEGUNDA
(20/01/2014)
TERÇA
21/01/2014
QUARTA
22/01/2014
QUINTA-FEIRA
23/01/2014
SEXTA-FEIRA
24/01/2014
ZÉ PEQUENO
MANHÃ
TARDE

PALESTRA- ABERTURA
PALESTRA
PALESTRA
PALESTRA
PALESTRA
AVALIAÇÃO DERM-NEUROLÓGICA
PALESTRA
PALESTRA
PALESTRA
PALESTRA
PROFª ÁGUIDA
MANHÃ
TARDE
PALESTRA
ABERTURA
PALESTRA
PALESTRA
PALESTRA
AVALIAÇÃO DERM-NEUROLÓGICA
PALESTRA
PALESTRA
PALESTRA
PALESTRA
PALESTRA
Marajoara II
MANHÃ

TARDE
PALESTRA
ABERTURA
PALESTRA
PALESTRA
AVALIAÇÃO DERM-NEUROLÓGICA
PALESTRA

PALESTRA

PALESTRA

PALESTRA

PALESTRA

PALESTRA
MARAJOARA I
MANHÃ

TARDE
PALESTRA
ABERTURA

PALESTRA
AVALIAÇÃO DERM-NEUROLÓGICA

PALESTRA

PALESTRA

PALESTRA

PALESTRA

PALESTRA

PALESTRA

PALESTRA
CENTRO
MANHÃ

TARDE
PALESTRA
ABERTURA
PALESTRA
PALESTRA
PALESTRA
PALESTRA
PALESTRA
PALESTRA
AVALIAÇÃO DERM-NEUROLÓGICA
PALESTRA
PALESTRA
SELECTA
MANHÃ
TARDE
PALESTRA
ABERTURA
PALESTRA
PALESTRA
PALESTRA
PALESTRA
PALESTRA
PALESTRA
PALESTRA
AVALIAÇÃO DERM-NEUROLÓGICA
PALESTRA
TANAKA
MANHÃ
TARDE
PALESTRA
ABERTURA
PALESTRA

PALESTRA

PALESTRA

PALESTRA

PALESTRA

AVALIAÇÃO DERM-NEUROLÓGICA
PALESTRA

PALESTRA

PALESTRA


Mayrla Lima - ASCOM