sábado, 4 de fevereiro de 2012

Xinguara: Comunidade do Setor Tanaka, Pode Implantar um Banco Comunitário 
 foto:Juarez Queiroz/
Inicio: Desde 1998, muitos bairros das periferias de grandes e médias cidades brasileiras estão vivendo uma nova experiência de desenvolvimento socioeconômico, os Bancos Comunitários.
 O projeto pioneiro foi o Banco Palmas no conjunto palmeiras em Fortaleza/CE. A partir de 2003, esta ferramenta de desenvolvimento socioeconômico passa ser discutido em vários municípios como instrumento eficaz na geração de acesso ao micro crédito e renda para os mais pobres.  Os bancos comunitários estão sendo criados por comunidades de todas as regiões do País transformando a vida das pessoas. O desenvolvimento dos Bancos aqui na região norte, está acontecendo a partir do Banco comunitário do município paraense de Jacundá.
Como Funciona: Os Bancos Comunitários funcionam a partir de diretrizes e regras construídas pela comunidade interessada tendo sua própria Moeda Social Local Circulante, também chamada de circulante local, é uma moeda, complementar ao Real (Moeda Nacional- R$), criada pelo Banco Comunitário, o circulante local objetiva, fazer com que o “dinheiro” circule na própria comunidade, ampliando o poder de comercialização local, aumentando a riqueza circulante na comunidade, gerando trabalho e renda.
 Em Xinguara: Nesta ultima sexta feira dia 03 de Fevereiro 2012, foi realizada uma palestra no Setor Tanaka, na escola Jair Ribeiro Campos, com objetivo de trazer ao conhecimento da comunidade o funcionamento do Banco.
 Palestrante: O líder comunitário formado em teologia Zaquel Katarino, um dos diretores do Banco em Jacundá, veio a Xinguara a convite do Vereador Estelino da Trindade, onde realizou uma palestra para elucidar o assunto.
 Expectativas: Os moradores ficaram bastante animados com a idéia e até falaram de seus sonhos e projetos.
   Segundo Passo: Novas reuniões deverão acontecer nos próximos dias onde  elaborados as metas. O Secretário de Desenvolvimento Econômico do município; Chico Bill garantiu que o governo Davi Passos já decidiu apoiar a criação do Banco Comunitário do Setor Tanaka – Juarez Queiroz    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.