terça-feira, 2 de junho de 2015

Xinguara:

Profissionais de imprensa recebem homenagem da Câmara de Vereadores; no mesmo dia em que se comemora: Dia Nacional da Imprensa

 
Roserval Ramos, Presidente da ACX: foto Gesiel Teixeir
Até o ano de 1999, o dia da imprensa era comemorado no dia 10 de setembro. Foi em 10 de setembro de 1808 que circulou pela primeira vez a Gazeta do Rio de Janeiro, um periódico oficial que servia à Corte. Até esse ano, eram proibidas a circulação e a impressão de qualquer tipo de jornal ou livro. Porém, havia um jornal que, antes da criação da Gazeta do Rio de Janeiro, já circulava clandestinamente: era o Correio Braziliense, produzido pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça.

Se na época as publicações brasileiras eram proibidas porque a Corte Portuguesa temia que os brasileiros fossem influenciados pelas idéias de liberdade, igualdade e fraternidade que circulavam pela Europa, o Correio Braziliense tinha que permanecer clandestino porque simpatizava com tais pensamentos.

O Correio Braziliense foi lançado em junho de 1808, ou seja, três meses antes da Gazeta. Somente em 1999 foi reconhecido oficialmente como pioneiro na história da imprensa brasileira e então foi criada a Lei número 9831/99, que definiu a data oficial da Imprensa Brasileira no dia 1º de junho, data do primeiro número do Correio Braziliense.

Devido à censura Régia no Brasil, Hipólito José da Costa lançou em Londres, no dia 1º de junho de 1808, o Correio Braziliense ou Armazém Literário, cujo conteúdo despertou o ódio e o revanchismo dos políticos corruptos e do clero retrógado.

Hipólito José da Costa, através do seu periódico, apontou os erros da administração portuguesa no Brasil, lutou pela liberdade de expressão, combateu a nobreza parasitária e a escravidão. Os ideais liberais foram a força motriz do seu jornal e prepararam a geração politicamente responsável pela concretização da nossa independência em setembro de 1822.

As edições variavam de 80 a 140 páginas, sendo que o número de agosto de 1812 circulou com 236 páginas. O mensário circulou, de junho de 1808 a dezembro de 1822, somando 175 edições agrupadas em 29 volumes. O exemplar avulso no Rio de Janeiro custava a importância de 1.280 réis

Noticia local:
Presidida pelo vereador Dorismar Altino de Medeiros, a sessão transcorreu com as falas, primeiramente, dos profissionais da imprensa de todos os veículos de comunicação local.
Entre os oradores, o jornalista Antonio Guimarães destacou a importância do papel da imprensa para a democracia deixando registrado que, a notícia passa pelo profissional de imprensa, sendo este, o responsável por tornar a notícia, seja ela, de que natureza for, como meio de deixar a sociedade informada sobre os mais diversos assuntos.
Outro que se expressou na tribuna, foi o radialista Wydson Carioca. Para ele, a imprensa local tem ganhado muito nos últimos tempos, pois, por meio da busca de aperfeiçoamento, onde a Associação dos Profissionais de Imprensa tem proporcionado à realização de seminários. Um desses seminários teve como objetivo assegurar o registro profissional, DRT.
Carioca fez um breve relato histórico, referindo-se aos seus quase trinta anos de atuação no rádio. Segundo ele, a sua vida profissional como comunicador, tem uma relação direta com a comunicação que se deu em boa parte nas rádios alternativas

Para o presidente da Acix – Associação dos Comunicadores e Imprensa de Xinguara, Roserval Ramos, a imprensa tem sido bem representada pelos profissionais que atuam arduamente no dia a dia, com a busca pelas informações que são levadas até a comunidade, diariamente nos diversos meios de comunicação.
Roserval disse ainda que, os últimos eventos realizados, o Publicon pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado e o Seminário de Formação para Registro da DRT, organizado pela Acix e pela Fenarte.
Ressaltou ele que, “Hoje temos a evolução por meio da tecnologia que nos proporciona melhores condições de trabalho e que, para isso, é preciso se capacitar, o que contribuirá na qualidade da informação", disse.
Dentre os profissionais que foram á tribuna, alguns se emocionaram ao falar das dificuldades enfrentadas para realizar um trabalho feito com amor.
 (O que pôde ser visivelmente constatado; neste encontro como em outros que antecederam, sem sombra de duvidas; é essencialmente o crescimento profissional dos comunicadores, com melhor desempenho de suas funções no tange a qualidade e a eficácia dos conteúdos; hoje, os profissionais de imprensa de Xinguara, estão muito mais seguros de suas responsabilidades ao transmitir informações para a sociedade Xinguarense; é que ficou explícito; outro ponto que vale ressaltar tem sido os esforços do Vereador Cícero de Oliveira Almeida, que tem buscado garantir o cumprimento da Lei do dia Municipal da imprensa. segundo meu entender.) (.... contribuição do blog.... http://juarezqueirozxinguara.blogspot.com.br/)
O autor do projeto, vereador Cícero de Oliveira Almeida, o Cição, disse que não se trata de uma mera homenagem, mas, um reconhecimento pelo trabalho que é desenvolvido por cada profissional que leva a informação a comunidade.
Em todas as falas, os vereadores enfatizaram a importância do trabalho da imprensa, que tem sido fundamental na contribuição por meio da comunicação dos fatos, independentemente, dos interesses, onde, para eles, os fatos divulgados pela imprensa têm ajudado na solução dos problemas existentes.
Após a sessão, para encerrar a comemoração, todos participaram de um jantar.

Reportagem: Roserval Ramos e Antonio Guimarães, edição Juarez Queiroz:fotos Gesiel Teixeira: informação nacional: http://primeiracoluna.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.