terça-feira, 26 de agosto de 2025

 Xinguara

CONTEMPLADA COM ATENDIMENTO DA CARRETA DO PROJETO RODA HANS

 Entre 15 municípios da região Araguaia, apenas 02 foram contemplados

Pelo Projeto. O prefeito Osvaldinho, e a secretaria de saúde Janaina, fizeram uma visita no local.

                                                                WS Digital


A ação está sendo realizada em frente a feira municipal até Sexta-feira.

 O Boletim Epidemiológico especial 2025 tem como objetivo descrever o perfil epidemiológico e operacional da hanseníase no Brasil, no período 2014-2023, por meio de análises estratificadas por regiões e unidades da Federação. O boletim apresenta a situação da hanseníase na população geral e segundo faixas etárias. Destacam-se os indicadores sociodemográficos, tais como sexo, raça/cor da pele e escolaridade. O documento também revela os dados acerca das incapacidades físicas em decorrência da hanseníase e o perfil clínico dos casos novos. Neste boletim, aborda-se o comportamento dos indicadores de cura, de contatos e de avaliação do grau de incapacidade física na cura, de casos novos de hanseníase nos anos das coortes. Durante o período 2014-2023, foram notificados 309.091 casos de hanseníase no Brasil, onde 80% foram casos novos. Identificou-se queda abrupta da detecção de casos novos em 2020, seguida de lenta retomada na detecção nos anos posteriores, culminando em 10,68/100 mil hab. em 2023. Houve aumento na proporção de casos notificados como outros reingressos e diminuição na proporção de casos novos. Em 2023, 4,2% (n=958) dos casos novos foram na população.

No estado do Pará, a taxa de hanseníase foi de 17,95 casos por 100.000 habitantes em 2023, o que equivale a aproximadamente 1,8 caso por 100 habitantes, com 1.459 novos casos registrados nessa população de cerca de 8,12 milhões de pessoas.

Na região norte. O Pará registou o maior número de casos de hanseníase em 2022, com 1.329 ocorrências, sendo 67 em menores de 15 anos, mas houve uma diminuição significativa de casos notificados no estado a partir de 2019, segundo um estudo de 2024

https://www.gov.br/saude

 

 

 Laryssa Secundes é eleita Rainha da Feira Agropecuária de Xinguara 2025

Baile da Rainha é sucesso estrondoso e aquece público para a Feira Agropecuária de Xinguara

 porEric Vaccaro - Republicação, garantido todos os direitos autorais 

Na quinta-feira (22), a Prefeitura Municipal de Xinguara, em parceria com o Sindicato Rural, anunciou oficialmente a programação da 26ª Feira Agropecuária de Xinguara (FAX), que será realizada entre os dias 30 de agosto e 6 de setembro, no Parque de Exposição Orlando Quagliato. Com apoio do Governo do Estado, parlamentares e ministros, a edição deste ano se destaca pelo caráter social, pela diversidade de atrações e pelo compromisso com a participação popular.


Serão oito dias de festa, com apenas dois dias de cobrança de ingresso. Para garantir o acesso de todos, a Prefeitura viabilizou o parcelamento dos ingressos em quatro vezes na folha de pagamento dos servidores municipais, nos meses de junho, julho, agosto e setembro. O Sindicato Rural também oferecerá condições facilitadas ao público geral, reforçando o compromisso com uma feira acessível e popular.

A grade de shows traz atrações de renome nacional, entre elas João Bosco & Vinicius (30 de agosto), Washington Brasileiro (2 de setembro), Cleber & Cauan (3 de setembro), Jorge & Mateus (4 de setembro), Valéria Barros (5 de setembro) e Mano Walter (6 de setembro).

Além dos shows, a feira contará com uma programação diversificada que inclui cavalgada ruralista, leilões, rodeio, prova de marcha, prova de laço, prova de tambor, queima do alho e amostra comercial e industrial, valorizando a tradição agropecuária e o comércio regional.

A realização da FAX 2025 com essa estrutura foi possível graças à articulação política do prefeito Osvaldinho Assunção, que, junto ao Governo do Estado e representantes do governo federal, garantiu recursos e apoio institucional para viabilizar o evento com uma programação ampla e de qualidade, voltada para toda a população da Capital do Boi Gordo.

A 26ª FAX se consolida como um dos maiores eventos agropecuários do sul do Pará, unindo cultura, lazer, agronegócio e desenvolvimento regional em uma grande celebração da identidade xinguarense.

Fonte:

https://www.gazetacarajas.com