sexta-feira, 16 de março de 2012

        ENTREVISTA COM O PROFESSOR FRANCISCO DURÃES
 O Sociólogo e Professor Francisco Durães que comandou a Assessoria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Xinguara desde o primeiro dia de governo Davi Passos está de partida para São Paulo onde cursará o Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Baiano da Cidade de São Gabriel, Chico Durães 46 anos casado com a professora Cristiane e pai da Yara e Gabriel chegou ao Pará em 1986 onde exerceu vários cargos na educação do ensino fundamental e médio da região. Antes de arrumar as malas ele recebeu nossa equipe em sua residência e gentilmente nos concedeu esta entrevista:
Chico Durães Mudou se para Xinguara por indicação de alguns amigos que já moravam aqui, assim como muitos migrantes nordestinos fugindo da seca em busca de melhores condições de vida. “Sou de uma família numerosa de pequenos agricultores onde as dificuldades financeiras eram presentes. Mudei para a Amazônia tentando procurar melhoras e poder ajudar minha família e conseguir”
Chico Durães chegou em Xinguara um dia após o natal de 1986 e foi morar numa casa na rua Duque de Caxias onde moravam as professoras Judite Albuquerque, e Hildete dos Anjos. “Lembro com muita clareza que no dia 27 as 9 horas da manhã chegou um senhor barbudo em um carro, me cumprimentou e pediu ajuda para descarregar várias caixas de livros era o professor Davi Passos que chegava para morar em Xinguara. Seus pertences me colocaram no mundo da leitura, eram apenas livros, pilhas e mais pilhas de livros”
Durães fez o curso de magistério ainda na Bahia e no começo de Xinguara era difícil encontrar professores formados, logo encontrou trabalho. “No começo enfrentamos dias difíceis, os governos nunca realizavam concursos públicos, passamos 20 anos como professores contratados, sem direitos adquiridos, quase todos os colegas não tinham sequer uma bicicleta para ir trabalhar, havia problemas de atraso de salários, salários baixos, greves, desvalorização dos educadores, falta de merenda escolar. Lembro um dia que tivemos que pedir leite na sorveteria ao lado da escola para socorrer um aluno que tinha desmaiado de fome porque faltava merenda sempre, os desmaios de alunos eram constantes” Durães lembra que muitos de seus colegas abandonara a educação por   questões salariais. Por outro lado, os educadores que permanecera na educação sempre batalharam por melhores condições de educação, muitos aguerridos, determinados e compromissados.
Eu tive uma influência muito forte das CEBs Comunidades Eclesiais de base da igreja Católica onde participei da pastoral da juventude, onde adquirir consciência política e social. Eu escolhi a educação motivado pelo professor Davi que também teve uma formação cristã. È um orgulho ter participado da fundação do PT junto com o Davi, Walterlei, Hildete, Lurdinha e outros colegas Temos uma história para contar porque passamos 20 anos batalhando e acreditando no nosso projeto. Foram tempos de muita luta, presenciei muitas perseguições, ameaças e muitas movimentações sociais, luta pela posse da terra, contra a violência e assassinatos de trabalhadores rurais. Lembro que no início da nossa militância política nossos comícios eram apedrejados, queimavam nossas bandeiras, perseguiam até em nossa vida pessoal. Muitos que hoje estão do nosso lado hoje foram no passado nossos adversários ferrenhos, mais a mudança de atitude faz parte de nossa luta democrática”
Durães, disse que Quem trabalha no serviço público deve ter a missão de preservar o interesse público, de fazer boas práticas de gestão. Planejamento e gestão são fundamentais na administração pública, foi por isso, que conseguimos dar uma nova dinâmica social e econômica para a cidade em termos de estrutura urbana e rural, avançar nas conquistas sociais importantes na saúde, educação, nas garantias de direitos humanos, entre outros. A construção dos instrumentos de planejamento participativo como o PPA, LDO e LOA, o Plano Diretor Municipal, o Código de Postura, Obras, e Lei de Economia Solidária, a criação do SAAEX, a implantação do sistema de tratamento de água e saneamento na cidade são conquistas que serão lembradas pelos xinguarense por muitos anos.
Para Durães o Professor Davi é um homem de visão, que consegue enxergar com profundidade o presente e o futuro de nossa região, um homem íntegro com grande capacidade de articulação, sensibilidade social e humana. Muitas conquistas importantes da história da região e do município nos últimos 20 anos têm participação direta dele. Nossa cidade está entre as mais desenvolvidas do sul do Pará, é uma das primeiras em geração de empregos e renda. Somente um homem com grande capacidade intelectual e de gestão foi capaz de efetuar conquistas grandiosas. Quando sair do poder municipal, Davi vai deixar um legado enorme para o nosso povo e muitas saudades. Esperamos que os próximos governantes tenham a sabedoria e a capacidade de conduzir o nosso povo para conquistas ainda maiores.
Acredito que vamos avançar muito mais nas conquistas da cidadania, precisamos de pessoas públicas que tenha o pensamento no futuro, que pense em políticas públicas, em desenvolvimento. A promoção do desenvolvimento vai depender da nossa capacidade de construir políticas capazes de proporcionar distribuição de renda, qualidade de vida e cidadania para todos”
“Pretendo continuar morando e trabalhando aqui porque como afirmava o presidente Lula aqui Deus me deu muito mais do que mereci, sou de uma família de 12 irmãos, apenas eu tive a oportunidade de fazer universidade, meu sonho é continuar na educação, é ser um professor universitário e hoje eu estou muito perto desta conquista. Estou voltando para a Universidade em busca de qualificação e pensando no futuro de nossa região, na nossa Universidade a UNIFESSPA que será instalada a partir de 2013. Durante vários anos lutamos por sua implantação e agora estamos muito perto de ver o nosso sonho se tornar realidade. Muita gente que não tem condições de sair da região vai ter a oportunidade de fazer um curso superior de qualidade sem ter que mudar se
       Durães considerações finais - Muitas coisas que aprendi na vida eu uso como exemplo para motivar outras pessoas, os meus alunos, amigos. Primeiro dizer que eu sou um vencedor e nunca desanimei diante das dificuldades. Quem prega a teoria do fracasso, do atraso, não conte comigo Todas as pessoas são capazes de vencer, a superação deve que ser a marca no ser humano, a humildade também. A capacidade de acreditar e sonhar no futuro vai depender de como as pessoas planejam o presente.

Um comentário:

  1. Parabéns Chico você merece ser reconhecido pelo trabalho conquistado com estudo e garra. Tenho muito orgulho de você. Tenho certeza que irá continuar brilhando e conquistando mais espaços. Beijo . Janete Vaz.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.