quarta-feira, 5 de junho de 2013

Brutalidade contra a democracia
Postado por Cristina Amorim


Há alguns dias, o povo de Istambul se reuniu pacificamente na praça Taksim, uma das regiões mais movimentadas da cidade, para pedir a manutenção do parque Gezi.
Pequeno, formado por poucas árvores, ele seria derrubado para abrir espaço para mais um shopping center. O povo de Istambul não concordou e milhares se posicionaram pacificamente na praça, acampando e colocando-se na frente dos tratores que destruiriam tudo.

O que se seguiu foi uma cena de violência e brutalidade desmedida. Policiais armados partiram para o confronto, tentando dispersar a multidão com gás lacrimogêneo, balas de borracha e cacetetes. Muitos se feriram, outros foram presos. A manifestação se transformou em uma peça de resistência pelo direito das pessoas de protestarem pacificamente. Simpáticos à causa em outras cidades da Turquia também se posicionaram, e também têm enfrentado a truculência do governo.
O escritório turco do Greenpeace está localizado a apenas um quilômetro da praça, na rua que é o centro nevrálgico de Taksim. Apoiamos o direito das pessoas de se manifestarem pacificamente, e condenamos a violência aplicada pela polícia e pelo governo. Prestamos socorro aos feridos, de ambos os lados do confronto, e oferecemos abrigo. Acima de tudo, pedimos ao governo turco que pare com a violência e abra espaço para uma discussão democrática.
Leia aqui um editorial escrito por Kumi Naidoo, diretor executivo do Greenpeace Internacional, em que detalha a manifestação e pede o fim da truculência e o início do diálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.