quarta-feira, 15 de junho de 2011

MiniCom chama interessados para testar rádio digital

As avaliações seguirão metodologia desenvolvida pela Anatel para sistemas IBOC e DRM
FNDC
O Ministério das Comunicações publicou, nesta terça-feira (14), um chamamento público com o objetivo de promover testes e avaliações em sistemas de rádio digital, conforme metodologia desenvolvida pela Anatel nos padrões IBOC (norte-americano) e DRM (europeu). Os testes vão durar seis meses e os interessados deverão encaminhar manifestações, devidamente fundamentadas, dirigidas ao MiniCom.
Os testes deverão ser feitos com sistemas de rádio digital nas diversas faixas de frequência das respectivas modalidades (OM, OT, OC e FM). Ao final, os resultados serão analisados pelo MiniCom para possível decisão sobre a adoção de um dos dois sistemas pelo país.
Os testes deverão incluir a análise objetiva e subjetiva do áudio; de interferências co-canais e em canais adjacentes; de recepção do sinal em ambientes outdoor e indoor; de medidas de ruídos na faixa OM, OC, OT e FM; e de indicação do delay existente nos sistemas. Além de soluções para emissoras de baixa potência, com custo reduzido; possibilidade da criação de novos modelos de negócios, como a interatividade e a multiprogramação; transferência de tecnologia para a indústria brasileira de transmissores e receptores; possibilidade da participação de Instituições de Ensino e Pesquisa brasileiras no ajuste e/ou melhoria dos sistemas de acordo com a necessidade brasileira; e análise de custo para implantação de uma emissora digital ou adequação da emissora para transmissão do sinal digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.