sexta-feira, 3 de junho de 2011

Comitê se reúne em Marabá e traça planos para Implantação da Universidade Federal do Sul e Sul deste do Pará

 foto:dilvugação
Uma reunião importante foi realizada em Marabá nesta quarta feira dia 02 de Junho; o encontro foi coordenado pelo Reitor da Universidade Federal do Pará - UFPA. Prof. Dr. Carlos Edilson de Almeida Maneschy, e contou com a presença da coordenadora do campus de Marabá Prof. Dra. Hildete dos Anjos, Prof. José Davi Passos prefeito de Xinguara, e representantes do comitê pro universidade dos municípios de Marabá, Xinguara, Rondon, e Floresta do Araguaia.
 O objetivo da reunião em primeiro momento foi nivelar as informações: Maneschy reafirmou que o projeto está aprovado tecnicamente pelo MEC. E sendo encaminhado á casa civil, para passar pelo o (ok) da Presidente Dilma, e seguirá para o congresso nacional.
O maior desafio agora será aprovar recursos no orçamento de 2012.  Para implantar a nova universidade, será necessário investir cerca de 500 milhões de reais. A sede será em Marabá com patrimônio desmembrado da UFPA, a nova universidade que terá campus em Xinguara Paraupebas e Rondon. O  congresso deverá aprovar a criação de novos cargos como o cargo de Reitor ente outros assim como a contratação de todo o quadro docente.
 O prefeito Davi afirmou que será necessária a busca de grandes parcerias junto a empresas para garantir recursos para fomentar logística que deverão beneficiar estudantes: como restaurantes populares, e alojamentos próximos a cada campus. Alem disso foi feito encaminhamento como: o reforço da articulação junto à bancada Paraense na Câmara dos Deputados, e com os prefeitos nos município das áreas a serem atendidas e junto ao Mec. Ao final do encontro o Reitor da UFPA, Dr. Carlos Maneschy, disse a nossa Reportagem que está confiante neste projeto que, em funcionamento irá contribuir de forma esplêndida com o desenvolvimento da região alem dos milhares de novas vagas em cursos universitários. Juarez Queiroz         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.