terça-feira, 12 de julho de 2011

           Torneio de Pesca Esportiva de Jacundá supera expectativas

Antonio Barroso
Fotos: Joãozinho FSJ


mulheres ganharam destaque no torjac atesanal

A pesca esportiva paraense é notícia no Brasil com a realização do Torneio de Pesca Esportiva de Jacundá, o Torjac, realizado nos dias 8 a 10 de julho, na comunidade ribeirinha de Porto Novo. O evento reuniu 115 pescadores profissionais, 11 artesanais e 13 mirins, elegeu a melhor receita, além de realizar competições aquáticas, jogos de futebol e homenagens, para um público estimando de 8 mil pessoas.

“Incentivar a pesca esportiva para oportunizar renda e trabalho para os moradores ribeirinhos. Este é foco do torneio de pesca”, afirmou o prefeito Dino Altoé, que acompanhou as principais atividades e participou da cerimônia de entrega de troféus, medalhas e premiação para os participantes do torneio.


pescada nativa venceu festival do peixe.
 Na pesca artesanal, onde os participantes são pescadores e pescadoras residentes na região do Grande Lago, o reservatório da Hidrelétrica Tucuruí, a participação feminina foi um dos destaques. Leily Honny fisgou o maior peixe da competição. E o pescador Rogério Sousa Costa fisgou onze tucunarés, que o deixou em primeiro lugar. Por coincidência, o filho de Rogério, Kauan, de 6 anos de idade, fisgou pescou um tucunaré de 52 centímetros na categoria pesca mirim.

Eduardo Barbosa de Souza e Raimundo Ambrósio Filho conseguiram fisgar os maiores peixes nas categorias especial e comum, respectivamente. Eduardo com um exemplar de 64 centímetros e 4.575 gramas, o segundo com um peixe de três quilos e cinqüenta gramas e 58 centímetros. A equipe campeã na categoria comum foi Alencar e Nonato, dos pescadores Adonias Alencar e Raimundo Nonato. Enquanto Eraldo Paulo e Weber Wes da Silva Dadei foram os vencedores na categoria Especial.

A cerimônia de premiação aconteceu na noite de domingo, 10, quando o prefeito Dino, vice-prefeita Maria de Jesus, secretário estadual de pesca e aqüicultura Asdrubal Bentes, presidente da associação de pescadores esportivos de Tucuruí, Francisco Granado, presidente da colônia de pescadores Z-43, Luís Pereira, entregaram certificados de participação e troféus para os vencedores das competições do sétimo Torjac.


Raimundo recebe trofeu pelo maior peixa na categoria comum





Homenagem - homenageado o pescador Zenóbio Agrizzi, vítima de afogamento ano passado, no Estado do Espírito Santo, o prefeito Dino e a vice-prefeita Maria de Jesus, entregou uma placa em homenagem ao pescador que era participante do torneio de pesca. “Além de amigo pessoal, era um grande incentivador da pesca esportiva”, resumiu Dino sobre o pescador Zenóbio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.