quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Secretaria de Saúde leva atendimento domiciliar à pacientes de Xinguara

Sem sair de casa, o aposentado Adson Silva, recebe o acompanhamento das equipes de saúde de Xinguara, há cerca de um ano ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e desde então possui limitações físicas e precisa de acompanhamento. Nesta terça-feira (6), ele recebeu a equipe de saúde do Posto de Saúde da Família, Marajoara I.
Durante o atendimento a enfermeira, Eliane Galvão, aferiu a pressão arterial e passou orientações quanto à rotina do paciente. “Ele é hipertenso fazemos um trabalho de acompanhamento para que seja estabilizado” afirmou. A visita também foi acompanhada pela agente comunitária, Cleia Sousa.
O filho do aposentado, Jadson Costa, afirma que além da visita da equipe do PSF, seu Adson também recebe em casa o atendimento de um fisioterapeuta, fonoaudiólogo, entre outros profissionais da saúde. “Ainda bem que podemos contar com essa prestação de serviço, além disso, quando necessito levá-lo ao hospital para consultas um veículo da prefeitura realiza o transporte” declara.
O atendimento faz parte das ações da Secretaria de Saúde, que disponibiliza equipes de visita nas oito unidades de saúde do município, além dos atendimentos domiciliares realizados por profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), e do Programa Melhor em Casa.
“Esse serviço é importante para a manutenção e melhora da saúde dos pacientes que não possuem condições físicas de locomoção até as unidades de saúde. Somando o trabalho de todas as equipes, realizamos por mês, cerca de 600 atendimentos domiciliares” declarou Janaina Pereira, secretária de Saúde.
Para intensificar os atendimentos, em 2014 a Prefeitura Municipal adquiriu novos veículos para as visitas, no mês de outubro, implantou o Programa Melhor em Casa, que hoje conta com duas equipes. “Proporcionar condições de trabalho às equipes e aderir a programas que tragam benefícios a nossa população são sem dúvidas ações que valorizam os nossos pacientes. É assim que estamos trabalhando com a saúde pública em Xinguara, a nossa gestão sempre defendeu a bandeira de ofertar mais qualidade de vida a todos” declarou Osvaldinho Assunção, prefeito.
Ações que também trouxeram mais saúde para  Antônia, aos 65 anos, ela recebe constantemente a visita. As equipes iniciaram o atendimento domiciliar a 1 ano e meio quando a aposentada com complicações de diabetes teve uma das pernas amputadas. “Essas pessoas que nos visitam além das orientações médicas, remédios, nos trazem também alegria e ânimo, são verdadeiros anjos”, desabafou a aposentada. - http://www.xinguara.pa.gov.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.