quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Secretário de Estado da Saúde Pública do Pará, Dr. Hélio Franco, Visita Xinguara, e concede entrevista ao Blog do Juarez Queiroz
Juarez Queiroz: DR. Hélio Saúde Publica em um desafio?

Dra. Rosinete Passos e Dr. Hélio Franco

 - Entendemos que saúde não caracteriza como privada ou pública, saúde é saúde, é algo mais amplo. Nós temos os serviços da saúde que são serviços públicos ou privados, saúde; tem; determinantes e condicionantes que dependem, das condições de qualidade de vida, condições de moradia, água tratada, e destino final do lixo bem coletado e transportado. Saúde é uma coisa ampla, os serviços de saúde são necessários e fundamentais pois em um determinado momento você pode ter problemas agudos como: violência no trânsito, e problemas de saúde aguda como: AVC, enfarto do miocárdio, crise asmática e precisa de ter um local de fácil acesso e com capacidade de atendimento, com equipamentos e pessoal capacitados para tal. Saúde, não é só um direito do cidadão, e um dever do Estado, saúde é um dever de todos nós. Cada indivíduo tem sua responsabilidade na prevenção e no cuidado com a saúde. Os serviços de saúde não podem ficar, entre quatros paredes, tem que sair, tem que pactuar com o pessoal da agricultura, educação, é impossível ter saúde sem estar junto com a educação, é impossível ter saúde sem segurança alimentar, isso é fundamental. Devemos trabalhar como um todo e não ficar apenas preocupado com equipamentos concentrado em hospitais. É necessário fazer campanhas de prevenção de doenças, promoções de saúde e cuidados de reabilitação. Isto pode resolver 85% de problemas com a saúde, ou seja, a atenção primária de saúde, infelizmente ainda é um desafio para nós. A gestão primária é responsabilidade dos municípios, mas o Estado tem que participar e a União também, ajudando os municípios, capacitando os profissionais, fiscalizando e ajudando financeiramente inclusive, porque senão a coisa não anda.
Juarez Queiroz: DR. Hélio,segundo a versão da Imprensa Estadual a saúde publica da capital, Belém; é um capitulo a parte, na precariedade, é verdade isso?
- Belém pactua com vários municípios, e se queixa que vai muita pessoas de outros municípios que não estão pactuados. O Estado está presente dentro dos hospitais para saber de onde estão vindos esses pacientes, porque estão vindo e o que é que foi feito no pronto-socorro de Belém, criamos uma comissão permanente para acompanhar a APPI, que é a pactuação entre municípios, para que os municípios pólo não sofram com a demanda de outras cidades.
Todos os pleitos da região; quem vai definir o que cada Regional necessita é o colegiado local e os secretários municipais. E vamos fazer uma requalificação nos hospitais municipais, e uma das requalificações que iremos fazer em Xinguara é instalar o gerador de energia que é de fundamental importância para garantir um atendimento adequado e que vamos cumprir com este pleito ainda neste ano.
Juarez Queiroz: DR. Hélio, sabemos que a região do sul e sul deste tem costumes e cultura diferente do norte do estado, o senhor destaca algo em relação a isso?    
 - O SUS avançou muito nos colegiados, em cada região, cada lugar tem suas características próprias que nós precisamos adequar a cada região, por conta de acessibilidade, distância, cultura alimentar, uma série de coisas que precisam serem vistas. Uma tecla que tenho batido sempre é na questão da cultura alimentar, pois é aonde há mais probabilidade de se contrair o câncer, e o câncer é a segunda causa de morte no Brasil e daqui a 10 anos será a primeira, por vários motivos: pelo regime alimentar de todos nós, a questão do cigarro e obesidade, pois há um índice alto de jovens obesos por não estarem realizando uma alimentação saudável.
A questão da hemodiálise nós ampliamos em 12 máquinas em Redenção, vamos colocar 30 em Tucuruí, estamos com 19 em Altamira, com 27 em Santarém. Mas isso não vai resolver, isso é para manter a vida das pessoas com insuficiência renal crônica. A saída pra isso é transplante. Podemos diminuir este quadro com a prevenção de saúde, cuidar da diabetes, hipertensão com diagnóstica precoce e tratamento com medicamentos, dietas, atividades físicas...com esses cuidados você elimina os riscos de se ter um problema renal. E estamos nos organizando para que no ano que vem ter atendimento para o transplante de rins em Redenção e Santarém. São vários os problemas de saúde, e não é só o município ou o Estado que vão resolver, depende de cada cidadão fazer sua parte, o preferencial pra fazer saúde é na escola, pois lá você molda o comportamento adequado, seja alimentar, social e a e a gente pode ter uma sociedade menos doente e mais fraterna.
Dr. Hélio Franco e Amarildo Paulino
 O secretário Dr. Franco, foi recebido em Xinguara pela Dra. Rosinete Passos, Secretária Municipal de Suade, e o empresário Amarildo Paulino que os acompanhou em visita as unidades de saúde do município, participara da conferencia regional das Mulheres no dia 10, onde Amarildo reforçou junto ao secretário Dr. Franco o pedido do Gerador de energia elétrica para suprir as emergências em casos de falta de luz elétrica na unidade hospitalar. “faremos tudo que estiver ao nosso alcance, para garantir que o governo do estado mande este equipamento para o nosso hospital municipal” disse Amarildo. E na quita feira dia 11, Dr. Franco participou com o prefeito Davi Passos, da reunião do colegiado de gestores, coordenada pela 12ª regional de saúde.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.