quinta-feira, 12 de abril de 2012

Regulamentação de carro som tem gerado bastante discussão entre sociedade civil Xinguarense.

                   Há vários meses tramita na câmara municipal o projeto de lei que adequara e regulamentará o uso de carro som na cidade de Xinguara, ele já foi alvo de várias contestações por parte da sociedade civil organizada e de donos de carro som.

                   A comissão de legislação, justiça e redação final que é composta pelos vereadores Cícero Almeida (PSB), Edelto Régio (PSB) e Carlos Paulo (PT). Esta avaliando e discutindo para posteriormente analisar se aprova. O projeto entrará em pauta para votação dos demais vereadores na sessão de segunda feira (16).

                   Falamos com dois, dos nove vereadores xinguarenses, e eles foram decisivos em dizer que; “As leis foram feitas para serem cumpridas. Não podemos prejudicar a saúde de nosso povo. Estamos baseando nossa decisão nas orientações feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É bom que, fique claro, que não somos contra o carro som, mais haja limites de decibéis, horas e dias para essa propagação nas ruas de nossa cidade”.

Fiscalização.

                   O Departamento Municipal de Trânsito (DMT), em parceira com a Secretaria de Meio Ambiente dizem que a parte fiscalizadora esta montada para que seja cumprida a lei, assim que aprovada pelos vereadores.

                   A associação comercial e industrial da cidade (Aciapa), que representa a classe empresarial, deveria conscientizar os empresários dos danos à saúde que eles estão causando a sociedade ao contratar estes veículos.

                   Alguns empresários e comerciantes têm seus próprios veículos de som, mais não tem orientado seus funcionários para que respeitem os limites sonoros e distancia de Hospitais, escolas, foro, órgãos públicos e nem pessoas que utilizam celulares nas ruas e avenidas.

                   Hoje a cidade conta com mais de vinte carros de som. Sendo que oito deles são de empresas e comerciantes. Outro ponto que bule a legislação de transito, são as moto som, que trafegam de forma irregular com sons montados em carretinhas.

Ponto crítico.

                   O que implica a sociedade é que não a regulamentação ou fiscalização, os carros som trafegam nas três principais ruas do comercio Avenida Xingu, Rua Tapajós e Brasil. A maior discussão é com comerciantes daquela região, segundo eles, os veículos disputam centímetro á centímetro.

                    “Eles passam colados na traseira do outro, e a maioria não baixam o som. O que tem afastado cada dia mais nossos clientes, não conseguimos utilizar o telefone para vender”.

Divulgação arcaica.

                   Cidades com o porte habitacional de Xinguara deixaram há anos de utilizar este meio de comunicação. Um ponto interessante para o debate é que, nossa cidade conta com duas emissoras de Rádio e TV local, além de jornais, impressos e vários blogs.

Danos à saúde.

                   A OMS considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.

                   Conheça alguns dos efeitos negativos da poluição sonora na saúde dos seres humanos:

· Insônia (dificuldade de dormir)
· Estresse
· Depressão
· Perda de audição
· Agressividade
· Perda de atenção e concentração
· Perda de memória
· Dores de Cabeça
· Aumento da pressão arterial
· Cansaço
· Gastrite e úlcera
· Queda de rendimento escolar e no trabalho
· Surdez (em casos de exposição à níveis altíssimos de ruído)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.