terça-feira, 14 de março de 2017

POLITICA

LAVA JATO

Começa interrogatório de Lula da Lava-Jato

http://www.esquerdadiario.com.br/Comeca-interrogatorio-de-Lula-da-Lava-Jato
Começou por volta das 10h desta terça-feira, 14, o interrogatório do ex-presidente Lula na sede da Justiça Federal, em Brasília. Esta é a primeira vez que Lula é questionado em juízo como réu em ação penal relacionada à Operação Lava Jato. O petista é acusado de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Acusados de "atrapalhar" as investigações da Lava Jato, também são réus na ação o pecuarista José Carlos Bumlai, o ex-senador Delcídio Amaral (ex-PT/MS), o banqueiro André Santos Esteves, do BTG Pactual, o ex-assessor de Delcídio, Diogo Ferreira Rodriguez, o advogado Edson Siqueira Ribeiro Filho, e o filho de Bumlai, Maurício Barros.
Em acordo de delação premiada, Delcídio acusou Lula de ser o mandante da tentativa de impedir que Cerveró contasse o que sabia sobre o esquema de corrupção na Petrobras. Delcídio ofereceu ao filho de Cerveró uma mesada de R$ 50 mil, que seria financiada por Esteves. O ex-senador disse ter procurado Maurício, filho de Bumlai, e obtido outros repasses em dinheiro vivo.
O ex-presidente da República afirmou em depoimento que os dados da acusação feita pelo ex-senador Delcídio Amaral contra ele são "falsos" e que não entende qual foi o objetivo do ex-senador ter contado tantas "inverdades". Ele insinuou que Delcídio teria firmado o acordo de delação apenas para sair da cadeia e jogar a culpa "nas costas" dos outros.
Lula negou que tivesse interesse de impedir que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró firmasse acordo de delação premiada. "Só tem um brasileiro que poderia ter medo do depoimento do Cerveró, que é o Delcídio. Ele já tinha convivência com Cerveró antes do meu governo. Todo mundo sabia da relação histórica dos dois", contou o ex-presidente ao juiz federal Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal.
O interrogatório de Lula estava marcado para 17 de fevereiro. Após a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher do petista, ocorrida no dia 3 de fevereiro, o juiz adiou o depoimento do ex-presidente para hoje.
A Lava-Jato, que hoje interroga Lula, é a já conhecida operação seletiva, que na prática recusa qualquer tipo de imparcialidade. Enquanto interroga Lula como réu na operação, permite que outros réus assumam cargos em governo, como ocorrido recentemente no Rio de Janeiro.
Com informações da Agência Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.