A importância da Educação Ambiental no ambiente
escolar.
Artigo
de Lucélia Granja de Mello
https://www.ecodebate.com.br/2017/03/14/importancia-da-educacao-ambiental-no-ambiente-escolar-artigo-de-lucelia-granja-de-mello/
RESUMO
Os problemas
ambientais têm causado grandes danos à natureza e são decorrentes
principalmente da ação inadequada do homem, que vem contribuindo para a
degradação do meio ambiente. O presente trabalho tem como objetivo analisar a
importância da educação ambiental no âmbito escolar e mostrar como ela pode ser
uma ferramenta para a conscientização ambiental e mitigação de danos causados
pelo homem. A educação ambiental é um processo participativo e contínuo da
sociedade, fundamental para a consciência crítica acerca dos problemas
ambientais existentes. A preocupação com o meio ambiente revela que estamos
vivendo um momento de desequilíbrio e desarmonia, causados pela própria
sociedade. Dessa forma, é necessário que haja uma busca para se alcançar um
equilíbrio entre a relação homem x natureza, visando buscar alternativas
sustentáveis e mudar o comportamento frente a essa problemática. A partir
disso, têm-se na Educação Ambiental, uma ferramenta para a mudança de
comportamento, objetivando alcançar o desenvolvimento sustentável a partir de
ações, concepções e mudanças de hábito, visando uma relação mais harmoniosa com
o planeta. A metodologia deste trabalho será a pesquisa bibliográfica através
de artigos e livros encontrados em sites e bibliotecas. A educação ambiental
permite uma consciência crítica da sociedade acerca da das questões ambientais
e é uma ferramenta que visa novas atitudes ambientais, práticas de preceitos
ambientais e minimização dos danos causados à natureza. Com isso, a sociedade
adota soluções para a mitigação de problemas que ela mesma causa, contribuindo
para a diminuição de desastres e minimização da degradação ambiental.
Palavras-chave: educação
ambiental. escola. conscientização. preservação ambiental.
Introdução
O
presente trabalho tem como tema o papel da Educação Ambiental, no âmbito
escolar, como instrumento de conscientização e reflexão, para que haja uma
mudança comportamental, visando o desenvolvimento sustentável e a preservação
do meio ambiente.
O
estudo objetiva analisar a importância de se tratar a educação ambiental nas
escolas para preparar cidadãos conscientes frente às questões ambientais,
contribuindo para a preservação do meio ambiente. A metodologia utilizada será
a pesquisa bibliográfica de livros e artigos em meios como sites e bibliotecas,
que embasarão e nortearão este artigo.
O
trabalho reflete a intensa preocupação dos estudiosos frente às mudanças
ambientais que vêm ocorrendo nas últimas décadas. Questões como desastres
naturais, desmatamento, uso irracional da água e descarte inadequado de lixo
devem ser tratadas em todos os setores da sociedade, pois podem causar danos
irreversíveis à natureza.
A
educação ambiental é um processo contínuo pelo qual o educando adquire
conhecimento e informações relativas às questões ambientais e passa a entender
como ele pode se tornar um agente maléfico ou benéfico ao meio ambiente,
podendo interferir diretamente na degradação quanto na preservação do meio
ambiente.
Com
o avanço da globalização e o aumento populacional, as cidades foram crescendo
sem planejamento e o desmatamento e a degradação alcançaram patamares elevados.
Além disso, com o desenvolvimento das novas tecnologias, poluiu-se mais o meio
ambiente, causando efeito estufa, contaminação de rios e geração de resíduos
sólidos e outros componentes não degradáveis que causam danos irreversíveis ao
meio ambiente.
Tais
questões refletem a preocupação de instituições de ensino em se fazer este tipo
de abordagem, incorporando essa temática nos currículos escolares como temas
transversais, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e agentes
dessa mudança.
Para
tanto, vários autores apontam a importância de abordar a educação ambiental nas
escolas, a fim de transmitir conhecimentos que visem à conscientização e
reflexão dos alunos frente às questões ambientais, tão importantes para os dias
atuais.
Medeiros
e outros
(2011, p.02) ressalta a importância de tratar a questão ambiental no ambiente
escolar:
A
cada dia que passa a questão ambiental tem sido considerada como um fato que
precisa ser trabalhado com toda a sociedade e principalmente nas escolas, pois
as crianças bem informadas sobre os problemas ambientais vão ser adultos mais
preocupados com o meio ambiente, além do que elas vão ser transmissoras dos
conhecimentos que obtiveram na escola sobre as questões ambientais em sua casa,
família e vizinhas.
O
aluno, quando entra em contato com os elementos da natureza e passa a se
comportar de modo ambientalmente correto, entendendo as funções do meio ambiente
para a manutenção e existência da vida, além de praticar ações voltadas para a
conservação da natureza, aprender a respeitar e a entender a importância das
questões ambientais para as novas e futuras gerações, refletindo sobre seu
papel na manutenção da preservação ambiental.
As
escolas, portanto, têm papel fundamental de disseminar informações e transmitir
conhecimentos relativos ao meio ambiente, ao passo que formarão jovens com
pensamento crítico e consciente, que levarão os conhecimentos adquiridos para
sua casa e seu bairro, propondo ideias e soluções que auxiliarão no
desenvolvimento sustentável e na mitigação dos danos causados ao meio ambiente.
No entanto, é necessário que os professores sejam mediadores dessa proposta
educativa, levando ações práticas e do dia a dia que visem à reflexão e
conscientização de seus alunos. Para tanto, é necessário que o corpo docente
das instituições estejam preparadas para enfrentar este desafio, educando-os de
forma lúdica e ratificando valores de proteção e preservação do meio ambiente.
Desenvolvimento
Nas
últimas décadas, as intensas mudanças tecnológicas e o crescimento industrial
permitiram ao homem um progresso jamais visto, e com ele vieram danos inerentes
a essa nova tecnologia.
O
acelerado desenvolvimento tecnológico e o grande crescimento populacional
elevaram os índices de consumo dos recursos naturais, aumentou-se a emissão de
poluentes e a grande concentração demográfica nas grandes cidades fez emergir
problemas graves, como crescimento habitacional em locais de risco, poluição de
rios e alijamento de grande quantidade de lixo em locais inapropriados. O
agravamento e a intensificação dos danos e desastres ambientais tem provocado
nos estudiosos a preocupação em se tratar cada vez mais do assunto na sociedade
e a descobrir novas formas e práticas eficazes para a mitigação e diminuição
dos danos causados ao meio ambiente.
A
educação ambiental veio à tona a partir da década de 60, quando surgiu a
necessidade de se conversar sobre os riscos ambientais provocados pela relação
homem/natureza, e apesar de estes serem antigos, hoje, estão agravados pela
desarmonia entre eles. Silva (2012, p.04), assim conceitua educação ambiental:
A
educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do
conhecimento sobre o meio ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e
utilização sustentável dos seus recursos. É um processo permanente no qual os
indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem
conhecimentos, habilidades, experiências, valores e a determinação que os
tornam capazes de agir individualmente ou coletivamente na busca de soluções
para os problemas ambientais presentes e futuros.
A
grande preocupação com o meio ambiente fez nascer à importância da Educação
Ambiental, visto que o próprio ser humano destrói o meio em que vive e dessa
forma, deve desde cedo aprender a cuidar e a preservar a natureza, visando a um
equilíbrio entre a sociedade e ao uso racional dos recursos naturais, ou seja,
ele é o próprio agente transformador e pode contribuir para a conservação
ambiental, a partir de uma nova visão educadora sobre o meio ambiente. Ela
surgiu como uma proposta educativa para dialogar com os saberes e as teorias,
visando estabelecer a harmonia entre o homem e a natureza, atingindo toda a
sociedade em um processo permanente, procurando desenvolver no educando a
consciência sobre os problemas ambientais, fazendo-o pensar de forma individual
e coletiva.
As
questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade,
contudo, a educação ambiental é essencial em todos os níveis dos processos
educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização, já que é mais
fácil conscientizar as crianças sobre as questões ambientais do que os adultos.
A cada dia que passa a questão ambiental tem sido considerada como um fato que
precisa ser trabalhado com toda a sociedade, principalmente em escolas, pois
crianças bem informadas vão ser adultos mais preocupados com o meio ambiente,
além do que elas vão ser transmissoras dos conhecimentos que obtiveram na
escola sobre as questões ambientais em sua casa, vizinho e família.
As
instituições de ensino já estão conscientes que precisam trabalhar a
problemática ambiental e muitas iniciativas têm sido desenvolvidas em torno
desta questão, onde já foi incorporada a temática do meio ambiente nos sistemas
de ensino como tema transversal dos currículos escolares, permeando toda
prática educacional. (MEDEIROS e outros, 2011, p.02).
Sabe-se
que somente a própria sociedade é capaz de mudar esse quadro instável, e dessa
forma, há a necessidade da educação coletiva frente aos danos causados dia a
dia, fazendo com que haja a consciência de que é preciso rever hábitos e
concepções, além de se buscar alternativas sustentáveis. Tendo como objetivo
principal a disseminação acerca do conhecimento sobre o meio ambiente, visando
sua preservação, a educação ambiental é um elemento transformador e que auxilia
as pessoas a se conscientizarem sobre os problemas ambientais, sendo capazes de
agir, prevenir e procurar soluções para mitigação ou erradicação de um
determinado problema, refletindo e revendo seus hábitos para levar a uma
relação mais harmoniosa e equilibrada.
No
ano de 1988, incluiu-se na Constituição Federal um capítulo sobre a importância
do meio ambiente, como um bem comum do povo e essencial para a qualidade de
vida e saúde da população. Anos mais tarde, em 1997, o Ministério da Educação
elaborou uma proposta que tratava o meio ambiente como um tema transversal,
através dos PCN’s, entretanto somente em 1999, a lei nº 9795/99 reconheceu a
importância da educação ambiental como essencial e permanente em todo o
processo educacional.
No
ano de 1997, o Ministério da Educação elaborou uma nova proposta curricular
denominada Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, onde o meio ambiente
passa a ser um tema transversal nos currículos básicos do ensino fundamental,
isto é, de 1ª a 8ª séries. (MEDEIROS e outros, 2011, p.05).
A
proposta é discutir a questão ambiental e formar cidadãos críticos e
conscientes, que estejam aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental. A
escola deve proporcionar um ambiente coerente e fornecer informações coesas e
concretas para o sucesso dos projetos relacionados à área.
Ao
ser criado e incluído no currículo das escolas, os educadores devem contribuir
para a formação de cidadãos conscientes, desenvolvendo reflexões e debates
sobre questões ambientais e desenvolvendo nos alunos a capacidade crítica sobre
questões socioambientais, contribuindo para a formação de valores, ensino e
aprendizagem. Para tanto, o tema deve ser incluído em situações do dia a dia
dos alunos, correlacionando o tema ao meio em que vivem, debatendo e trazendo
reflexões que visam a estimular o raciocínio e a visão crítica, para que possam
disseminar o aprendizado em casa, na escola e na própria vizinhança, para que
mais pessoas conheçam a importância das questões ambientais e sustentabilidade.
Em
nosso país a realidade diverge do que determina a lei. A temática ambiental em
muitas instituições de ensino é abordada nas disciplinas de Geografia e
Ciências, quando na verdade, deveria ser trabalhada em todas as matérias
ministradas em sala de aula. (MEDEIROS e outros, 2011, p.04).
Portanto,
é fundamental que todos os educadores, independente da disciplina que ministra,
trabalhem com seus alunos e tragam temas da atualidade, desenvolvam o
raciocínio dos educandos e apresentem propostas que tragam resultados visíveis,
para que eles façam correlação com o que é ensinado e com o que eles vivem,
pois a rápida mudança de panorama em se tratando de questões ambientais exige
constante atualização.
Para
muitos professores trabalhar temas transversais como o meio ambiente no
cotidiano escolar é muito difícil, pois as aulas são sempre lotadas, com muitos
conteúdos a serem lecionados no ano letivo, o qual deve ser cumprido segundo a
grade curricular. Mas, é necessário ministrar aulas que preparem o indivíduo
para a vida no meio social, trabalhando o conteúdo de forma mais concreta,
deixando uma aprendizagem maior, do que trabalhar apenas os conteúdos de forma
rápida para cumprir a grade curricular e não capacitar os educandos para
conviver no caos ecológico que se enfrenta cotidianamente. (MEDEIROS e outros,
2011, p.06).
A
escola deverá ser o lugar onde esses alunos irão adquirir os conhecimentos e
transmiti-los, contribuindo para formar cidadãos conscientes, preparados e
contextualizados. Logo, ela deverá estar preparada para tratar as questões
deste cunho levando o tema ambiental às propostas pedagógicas e incluí-la
conforme a necessidade dos alunos. “É uma questão de responsabilidade coletiva,
que parte do individual, da necessidade que uma pessoa sente em melhorar o que
está precisando ser melhorado.” (Albuquerque, 2011, p.02).
Portanto,
ao amadurecermos a ideia de que algo está errado e que pode ser melhorado,
dá-se ao aluno o instrumento reflexivo e concreto que ele é o agente
modificador e transformador do ambiente em que vive, podendo reverter à
situação em que se encontra nosso meio ambiente, em desarmonia e clamando por
ajuda, nossa ajuda.
Não
se deve esquecer, porém, que apesar de todo o cunho pedagógico que cerceia esta
questão, principalmente nos dias atuais, outro aspecto deve ser levado em
consideração: a formação profissional.
Oliveira
(2007, p.110), ressalta a importância da formação profissional do docente:
No
âmbito da formação profissional, é preciso distinguir a especificidade da
formação de professores. É preciso então pensar na instrumentalização do professor
na sua construção individual/coletiva de um saber ambiental que seja suficiente
para pautar suas ações educativas e socioambientais tanto em direção à
transformação das realidades consideradas desfavoráveis à sustentabilidade
ambiental e à qualidade de vida e ambiental como um todo, como da valorização
das práticas sustentáveis existentes.
Tendo
em vista as constantes e rápidas mudanças acerca dos assuntos ambientais,
faz-se necessária a constante capacitação do corpo docente das escolas, para a
correta sistematização dos conteúdos e práticas, dando luz a ideias relevantes
e atuais, visando a se obter sucesso em suas práticas e projetos.
Reconhece-se,
entretanto, que muitos profissionais não estão aptos a abordarem tal tema. Não
só pela falta de atualização, mas também pelo desestímulo devido a péssimos
salários, infraestrutura inadequada aos projetos propostos, ficando somente no
campo das intenções. Sabe-se que muitos professores tentam conciliar toda a
infraestrutura disponível, tentando adequar os projetos e atividades à
realidade da instituição e isto é um ponto positivo para que a transmissão de
conhecimento não seja interrompida.
Contudo,
há instituições que não aplicam, tampouco abordam sobre temas relativos à
natureza, causando grande insuficiência crítico-pensativo dos alunos acerca de
um assunto de suma importância e constantemente abordado na sociedade, seja em
mídias ou mesmo na vivência de cada ser.
Para
se chegar ao sucesso, devem planejar situações cotidianas e promover reflexões
sobre problemas que afetem sua vida, questões do dia a dia, de sua vida e de
sua comunidade. É preciso estabelecer ligação com a realidade e com o que está
sendo falado. As questões ambientais são cercadas de muitas variáveis e
problemas que por vezes passam despercebidos, tais como: o desperdício de água,
a separação correta do lixo, a importância da reciclagem, eventos corriqueiros
que fazemos erroneamente todos os dias e que acarretam em muitos problemas ao
meio ambiente, à sociedade e a nossa própria saúde.
O
aluno, ao entender que os resíduos sólidos, o lixo, podem ocasionar em
contaminação do lençol freático e geram impactos socioambientais por vezes
irreversíveis, conseguirá compreender a importância que a redução e reciclagem
do lixo trazem para o meio ambiente.
Outro
assunto de interessante abordagem pelos docentes aos alunos é explanar o
assunto relativo a deslizamentos de terra e habitações em locais de risco.
Devido ao crescimento populacional, muitas pessoas assentam-se em locais
impróprios, degradando a natureza, jogando lixo em locais irregulares,
desmatando a vegetação, causando erosão, despejando esgoto em encostas ou em
rios, e cortando taludes ou encostas, desestabilizando-as e desconfigurando a
morfologia natural da paisagem. Todo esse processo é agente causador de
intensos desastres que vemos todos os dias, como inundações, deslizamento de
terra. Daí a importância em tratar a questão ambiental em aspecto amplo,
fazendo links com a teoria e a prática, visando ao entendimento e a consciência
crítica que o próprio ser humano que casa danos, pode reverte-los.
É
importante saber que cada um pode fazer sua parte e contribuir para um planeta
mais harmonioso. “Um local onde todos os indivíduos se preocupem com a limpeza,
descartando o lixo no recipiente correto para reutilização do mesmo para o
mundo.” (MEDEIROS e outros, 2011, p.15).
Um
pouco de cada um, virará muito; em se tratando de questões ambientais, contudo
deve ser um processo permanente e constante, devendo fazer parte da vida de
cada indivíduo. Portanto, esta deverá ser a contribuição da escola, visando à
formação de críticos e pessoas conscientes, que mudarão os rumos que o planeta
está tomando e que contribuirão efetivamente para um convívio harmonioso e
saudável.
Conclusão
Diante
do exposto, concluiu-se que a preocupação com o meio ambiente cresceu
principalmente nas últimas décadas, haja vista as intensas transformações
ambientais que o planeta está passando.
Os
crescentes acidentes ambientais e transformações climáticas apontam para o
desequilíbrio que o meio social está gerando no meio ambiente, processo no qual
o ser humano ao mesmo tempo pode ser o agente transformador e modificador.
Para
tanto, a Educação Ambiental mostra-se um instrumento permanente e modificador,
visando melhorar a relação do homem com a natureza, promovendo reflexões acerca
dos problemas ambientais e mostrando que a qualidade de vida e as futuras
gerações dependem de um desenvolvimento sustentável. Portanto, o espaço escolar
se torna um local adequado para a aprendizagem e disseminação de conhecimentos
sobre o meio ambiente, formando pessoas críticas e conscientes dos diversos
problemas ambientais, capazes de cooperar com a preservação do meio ambiente.
REFERÊNCIAS
ALBUQUERQUE,
Maria. Educação ambiental e EJA: Percepção dos alunos sobre oambiente.
2013. Disponível em: <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1402>.
Acesso em: 12 dez. 2016.
MEDEIROS,
B. Aurélia, et al. A Importância da educação ambiental na escola nasséries iniciais.
Revista Faculdade Montes Belos, v.4, n.1, set.2011.
OLIVEIRA,
Haydée Torres de. Educação ambiental – ser ou não ser uma disciplina: essa é a
principal questão?! In: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas emeducação ambiental na escola.
Ministério da Educação/MEC – Departamento de Educação Ambiental. Brasília:
UNESCO, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf>.
Acesso em: 03 jan. 2017.
SILVA,
Danise Guimarães. A importância da educação ambiental para asustentabilidade.
2012. Disponível em: <http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2013/10/Danise-Guimaraes-da-Silva.pdf>.
Acesso em: 10 out. 2017.
1 Bacharel
em Geologia pela UERJ. Atualmente trabalha em parceria com o Ministério da
Integração Nacional e CPRM no mapeamento das áreas de risco de desastres
naturais em diversos estados do Brasil.
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