quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O pleito pela nova Reitoria da UFPA terá chapa unica



 Horácio Schneider e Carlos  Maneschy
 
A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará assistiu, nesta segunda-feira, 3, à apresentação das propostas dos professores Carlos Maneschy e Horácio Schneider, candidatos à reeleição a reitor e a vice-reitor, respectivamente, para o quadriênio 2013-2017. Os candidatos que compõem a chapa única, “Pra fazer ainda melhor”, fizeram um balanço da atual administração e pontuaram as metas para os próximos quatro anos. A apresentação foi realizada no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes e transmitida ao vivo pela Academia Amazônia e pelo Centro de Tecnologia da Informação da UFPA (CTIC) a todas as unidades regionais e acadêmicas da Instituição, por meio do site da Universidade.
Antes de iniciar a sessão, a Comissão Eleitoral anunciou as regras para a participação dos candidatos e do público. Eles tiveram o tempo de 45 minutos para fazer a apresentação, com tolerância de mais 15 minutos. Em seguida, foi aberta a perguntas da plateia e do público que assistia online.
O primeiro a falar foi o professor Horácio Schneider, que destacou os avanços nos campi do interior, entre eles, a consolidação dos fóruns, o maior apoio à mobilidade docente e os investimentos em infraestrutura provocados pelo Programa Reuni. 
A Vice-Reitoria, para a qual Schneider concorre mais uma vez, possui o gerenciamento das atividades da Universidade Multicampi. “Os fóruns foram eventos importantes que servirão não só de momento de reflexão sobre o passado, o presente e o futuro desta Instituição, mas também de estreitamento das relações interpessoais, momento de conhecimento e reconhecimento mútuo que pavimentaram o caminho tranquilo que a Universidade trilhou nesses quase quatro anos”.
Ele também citou os recursos investidos para custeio, obras e aquisição de equipamentos, alocados por meio do Programa Reuni, na ordem de R$ 141 milhões, o que, segundo o candidato, resultou em melhorias significativas para os campi do interior, como a construção de blocos de salas de aula, laboratórios de pesquisa, centros de treinamento e acesso à informação.
Avanços e Propostas – O candidato a reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, destacou a trajetória da Universidade de forma crescente ao longo dos 55 anos de existência, fruto do trabalho e do compromisso de muitas pessoas que passaram e das que hoje estão na administração institucional. Dentro desse processo, pontuou o que chama de “marcos alcançados em três anos e meio pela atual gestão”.
“Não é por outra razão que nós, muito tranquilamente, sem qualquer presunção, sentamos aqui, perante todos, eu e o professor Horácio, e pedimos o voto de confiança para a próxima gestão de quatro anos. É com base no trabalho que foi feito - e aproveito aqui para agradecer a toda a equipe de pró-reitores e a todos aqueles que nos apoiaram -, que a Universidade pode caminhar para frente”.
Entre esses avanços, Maneschy citou o crescimento na oferta de cursos de graduação, de programas de pós-graduação e de bolsas de pesquisa e extensão. Também falou dos programas de qualificação e formação direcionados aos técnico-administrativos, os quais envolvem desde os que têm o ensino básico até os de nível mais alto da pós-graduação. “Temos, hoje, 40 servidores técnico-administrativos em curso de graduação, 129 em programas de mestrado e doutorado. Essa é uma ação institucional que vai ser expandida, porque é um programa que olha e valoriza o que nós temos de mais importante na Universidade, que é o recurso humano”.
Outro ponto que o candidato considera importante para o ensino da Universidade é a internacionalização institucional, um movimento que se iniciou há cerca de três anos, com a participação em programas de intercâmbio.
Mais de 200 estudantes de graduação da UFPA já passaram pela experiência em universidades estrangeiras e a meta é alcançar 800 até o final de 2013, afirma Carlos Maneschy. “Esta era uma universidade ainda muito isolada em termos de cooperações ou associações em nível internacional. Quando havia algum tipo de cooperação, era tão somente entre professores ou grupos pequenos. Hoje, porém, a UFPA tem uma expressão lá fora, que precisa ser ainda muito mais potencializada, e essa é uma das metas da próxima gestão”.
A melhoria na assistência estudantil, questionada por alguns estudantes durante o debate, também faz parte dos planos de gestão dos candidatos. “É fato que os recursos que temos para cobrir as demandas de estudantes carentes não são suficientes para atender sequer um número significativo deles. Será preciso pressionar o governo federal nesse sentido e, para isso, acredito que, por meio da Andifes, a qual estou presidindo, vamos conseguir convencer sobre a importância de alocar recursos novos para que essa assistência seja ampliada”. 
Conheça os candidatos
Candidato a reitor - Carlos Edilson de Almeida Maneschy é doutor em Engenharia Mecânica (University of Pittsburgh), professor titular da Universidade Federal do Pará, membro do Conselho Superior da CAPES e presidente da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Candidato a vice-reitor – Horácio Schneider é doutor em Genética e Biologia Molecular (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), professor associado da Universidade Federal do Pará, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e pesquisador agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico Nacional.
Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.