sexta-feira, 4 de março de 2011












Seminário realizado em Marabá
SÁIBA O QUE É REDECOM

 A Rede Amazônia de Comunicadores Comunitários ( REDECOM) surgiu da necessidade de conectar pessoas de pontos de cultura, cineclubes, infocentros, escolas e outros grupos e movimentos socioculturais que já vinham interagindo e colaborando entre si em pesquisa, produção e disseminação de cultura livre em uma rede social distribuída. Usamos as novas tecnologias, mas temos claro que a Rede não é um espaço virtual, mas sim uma teia real de conexão entre pessoas que se conhecem e já praticam algum nível de interação entre si, buscam objetivos comuns e que se relacionam de forma não hierárquica.
Por isso a REDECOM, que foi articulada através de um projeto realizado pelos Argonautas Ambientalistas da Amazônia em convênio com a FAPESPA – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará, se articula de forma autônoma e independente, com metas, objetivos e princípios definidos pelos seus integrantes, os protagonistas da rede.
Quais a etapas do Projeto?
O projeto REDECOM desenvolve-se em três etapas:

Etapa 1 – Sensibilização e capacitação em redes sociais: direcionada principalmente às pessoas capacitadas em comunicação comunitária e em comunicação popular, visa constituir uma rede mais específica, focada na produção colaborativa de comunicação e cultura, a REDECOM. Um Curso a Distância sobre redes sociais aprofundará o conhecimento do tema, desfazendo a confusão entre “redes digitais” e “redes sociais”.

Etapa 2 – Constituição da REDECOM: seminário presencial “Redes Sociais” para participan-tes selecionados entre os que concluírem o curso a distância. Como o ato de construir redes é uma atitude voluntária de cada pessoa, serão enfocadas as responsabilidades de cada pessoa como ator social na vida e a organicidade da REDECOM, buscando o envolvimento, à confiança e os laços de amizade entre as pessoas. Também serão definidos objetivos, metas e princípios da REDECOM.

Etapa 3 – Capacitação e produção em rede:
Oficinas de audiovisual: desenvolvidas em software livre, visam capacitar as equipes que irão criar e gerir os empreendimentos de webradio; webtv e blog da rede.
Produtos: os produtos da rede (blog; programas de webradio e de webtv) serão planejados, criados e publicados como atividades práticas das oficinas de audiovisual.
Manual “Se Jogue nas Redes”: guia prático de replicação de conhecimentos sobre como montar webradio e webtv, criar blog e produzir impressos usando software livres.

Como participar da REDECOM ?
Faça inscrição usando o formulário eletrônico aqui  também disponível no site da REDECOM em http:/redecom.wordpress.com/ ou imprima e envie o formulário pelo Correio para:
Argonautas Ambientalistas da Amazônia
Rua Cláudio Sanders, 75 – Centro – Ananindeua/PA CEP 67.030-315

Informações:
Fone: (91) 8283-4237
E-mail: redecomamazonia@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.