sexta-feira, 21 de março de 2014

Xinguara/Saúde:
Hospital Municipal avança e amplia quadro médico

O Hospital Municipal de Xinguara (HMX), atualmente passa por um momento ímpar. Nos últimos meses recebeu melhorias na infraestrutura e principalmente se voltou para um atendimento mais humanizado. O novo jeito de cuidar inserido na gestão da Saúde de Xinguara já gera resultados positivos.“O acolhimento que estamos tendo no HMX tem contribuído na nossa recuperação, porque hoje nos sentimos bem cuidados” disse Maria Evangelista, paciente.
As mudanças estruturais vão desde a climatização de setores como obstetrícia e pediatria a instalação de duchas quentes nos banheiros. O prédio recebe nova pintura, tudo para oferecer mais conforto para quem passa pelo hospital. “Aqui na recepção já percebemos as mudanças, o atendimento melhorou bastante, nos sentimos bem ao receber a atenção que precisamos” disse Claudia Brasil, manicure.
Ampliação do Quadro Clínico
Hoje o Hospital dispõe de um quadro clínico formado por seis médicos, 25 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Além da equipe de serviços gerais, porteiros, atendentes, motoristas entre outros. Antes o número de profissionais era bem menor e foi ampliado para atender a demanda.
“Nós analisamos o número de pacientes que procuram o hospital, a demanda tem crescido e para prestar um serviço de qualidadeestamos investindo em bons profissionais.O prefeito Osvaldinho tem dito que a saúde em nosso município é uma das principais prioridades e está demonstrando nos investimentos que tem feito” avaliou Janaina Pereira, diretora do HMX.
Uma das novas contratações é a da médica pediatra, Ezia de Lima Lopes,ela atende cerca de trinta crianças por semana. Os atendimentos são realizados sempre às quintas-feiras, com consultas agendadas na regulação. “Para nós mães essa contratação nos traz alívio, saber que agora podemos contar com uma profissional para atender nossos filhos” avaliou Sônia Oliveira, comerciante.
As mudanças na pediatria não param por aí. O HMX presenteia os recém-nascidos com um kit maternidade, chamado de “Kit Vida” que conta com um mijão, cueiro, fraldas, álcool 70%, além de lenço umedecido. Desde sua implantação, há dois meses, já foram entregue 108 kits.
Cirurgias
Hoje o HMX realiza cerca de 70 cirurgias por mês, conseguindo diminuir a fila de espera. Antes os pacientes que necessitavam de cirurgias como vesícula, períneo, hérnia, vasectomia, laqueadura, histerectomia e vasectomia eram encaminhados ao Hospital Regional, em Redenção.“Há vários anos necessitava fazer a cirurgia de períneo, só agora estou podendo cuidar da minha saúde. Agradeço a Prefeitura de Xinguara por estar investindo na melhoria de vida da população” disseVanusa Ribeiro, dona de casa.
Cidadania
Os pacientes que recebem alta no HMX e necessitam do transporte até a sua casa, hoje contam com um veículo do hospital que fica à disposição dos pacientes. Uma novidade que tem agradado e feito à diferença.
Dados atendimento 2014
De janeiro a março deste ano o HMX realizou 55. 169 exames laboratoriais, 5.523 consultas médicas, 420 eletrocardiograma, 360 exames de imagens, 540 procedimentos cirúrgicos.


“Hoje o HMX tem uma nova identidade, não tenho nem palavras para definir o trabalho que está sendo realizado aqui. Há 28 anos moro em Xinguara e esta é a primeira vez que vejo o hospital ter um bom atendimento” disse Dinair Vieira de Araújo, dona de casa.- Mayrla LIma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.