sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Pará recebe visita da Organização Mundial de Saúde Animal

  Representantes da Organização Mundial de Saúde Animal, OIE, estão no Brasil a fim de fazer uma avaliação no serviço veterinário em 15 estados brasileiros, entre eles, o Pará, que atingiu ano passado a certificação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), de livre de Febre Aftosa com vacinação. O ciclo de visitas, que começou pela região Norte, nos estados de Roraima e Amazonas, cumpre etapa de análise no Pará desde o dia 16, data que seguiu para o município de Soure, em visita a fazendas de produção bubalina e do queijo artesanal do Marajó.
  Cumprindo roteiro oficial, integrantes da auditoria, que também assumirá a função de observatório para ampliação do status da área de livre de aftosa com vacinação para futura certificação internacional, estiveram reunidos na manhã desta segunda feira, 17, no auditório da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) com representantes do Mapa, diretores, veterinários paraenses e técnicos da Adepará.
  O diretor geral em exercício da Adepará, Sávio Freire, realizou apresentação com informações acerca de ações e estudos realizados por técnicos da defesa animal no Estado; fez uma avaliação da eficiência vacinal, do monitoramento da defesa agropecuária e transmitiu considerações sobre o estudo de prevalência da Brucelose e Tuberculose. Freire apresentou ainda aos representantes da OIE, quantitativos oficiais da Adepará.
  Hélio Vilela, do Departamento de Saúde Animal do Ministério de Agricultura informou que entre os objetivos da visita da OIE destaca-se a análise dos serviços veterinários nos países que integram o Mercado Comum do Sul – Mercosul -, além do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia receberão os visitantes.
Vilela explicou que este momento agregará informações da defesa animal e acerca da atuação dos veterinários do Estado em um relatório nacional. Segundo Vilela, todas as amostragens funcionarão como ferramentas de gestão para melhoraria dos serviços veterinários.
  “O serviço veterinário brasileiro é muito bem visto tanto internacionalmente como pela própria OIE. O rebanho do Brasil é grande e os olhos do mundo estão voltados para os estados brasileiros. Sem dúvida é um serviço respeitado”, ressaltou o representante do Mapa, que informou que as próximas etapas serão cumpridas nos estados do Maranhão, Paraná e Santa Catarina - Christina Hayne- Ascom



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.