sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Xinguara avança com mas obras de moradias populares

As obras de construção de 24 casas populares, da primeira etapa do programa "Minha Casa, Minha Vida", estão a todo vapor. As unidades habitacionais estão sendo construídasatravés da parceria entre a Prefeitura Municipal de Xinguara, por meio da Secretaria da Cidade e o Governo Federal.

Ao todo o programa habitacional, Xinguara I e II, prevê a construção de 100 unidades habitacionais, dividido por etapas, as 24 primeiras unidades já estão em andamento 12 na fase de cobertura e reboco. Com a conclusão da primeira etapa, será realizado um novo planejamento para avançar com mais 24 unidades.“A previsão é que no mês de abril, pelo menos parte das 24 unidades em construção seja entregue aos moradores” afirmou Eduardo Santos, representante da Orion Engenharia.
Sonho realizado
Com as casas ganhando forma, aumenta a expectativa das famílias contempladas. A aposentada,Maria Dias Rodrigues,diz não acreditar que a nova casa já estar erguida. “Estou ansiosa para entrar na minha casa nova, sei que agora está perto de realizar meu sonho”, disse a aposentada.

Flaukia de Moraes, também faz parte do grupo dos primeiros 24 beneficiados, ela afirma que por muitos anos vinha batalhando para construir a casa própria. “Moramos em uma casa de madeira, sempre trabalhei pensando em construir uma casa de alvenaria. As paredes erguidas representam o respeito da administração municipal ao direito de uma moradia digna.”, declarou a beneficiária.
As obras estão sendo acompanhadas pelo Conselho de Habitação, de acordo com o presidente, Floriano Dias de Lima, o período chuvoso e a falta de mão de obra tem dificultado as construções. “Esses dois fatores tem ocasionado problemas para cumprir o cronograma, porém já estamos avançando. Nosso conselho tem atuado para contribuir com o bom funcionamento das obras” disse o presidente.
Mais Moradias
Para reduzir o déficit habitacional do município assim como ofertar moradia digna, o prefeito, Osvaldinho Assunção, buscou parcerias com o governo federal e estadual trazendo para o município programas que vão contribuir na oferta da casa própria.
Nos próximos dias, 50 famílias beneficiadas com o programa “Cheque Moradia”, da parceria entre Prefeitura de Xinguara e Governo Estadual vão iniciar a construção ou reforma de suas casas.  A prefeitura também já entregou à Caixa Econômica Federal, o projeto para construção de 500 unidades habitacionais do setor universitário, que esta em fase de análise para liberação dos recursos. Já na zona rural 150 famílias dos Distritos São José, Rio Vermelho e São Francisco, serão beneficiadas pelo Programa de Habitação Rural (PNHR),os vereadores Antônio Benigno e Elieth em parceria com a Prefeitura de Xinguara estão à frente na implantação do programa.
“É um grande avanço, uma grande conquista. Não podemos perder as oportunidades que as parcerias com o governo federal e estadual propiciam. Podemos dizer que temos hoje o um programa habitacional que vai mudar a história de nossa cidade”, avalia Osvaldinho Assunção, prefeito.
Mayrla Lima/ Ascom PMX


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.