terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

BAÚ DA HISTÓRIA DE XINGUARA

Artigo de: ISMAEL VIEIRA BORBA


  Em meados do mês de dezembro último, em Água Azul do Norte, de uma forma morreu Policarpo.  Morando sozinho num cômodo da Avenida Lagoa Azul, encontraram-no morto de manhã.  Uns, dizem que foi assalto – Recebera, naquele dia, como gato, uma boa quantia da prefeitura de Água Azul – Outros, mais enfáticos, afirmam de AVC, (derrame cerebral).  Como, em tantas outras mortes, não houve uma averiguação.
            Mas o fato é que Policarpo tem muito haver com a história de Xinguara. Vindo com a Comissão Brasil, (capitão), depois da volta dela para Belém, ficou como o homem forte naqueles tempos bicudos de começo de Xinguara, quando as quadras eram, topograficamente, medidas e os lotes doados. Numa terra sem lei, de aventura selvagem, destemido, valente, bravo, muitos assassinados, mandou como nunca.  Teve o seu papel relevante, porque Xinguara, apesar dos pesares, se houve abuso, exceto uma situação, ou outra, o loteamento de então fora muito bem repartido. E não se houve história de quem alguém se aposseasse de uma área maior, que tivesse direito.
            A morte de Policarpo não fora reverenciada pelos Xinguarenses.  Não se ouviu nenhuma manifestação de pesar, uma nota na impressa regional, blogs, nada. Morreu quase como um indigente. Xinguara não dá a mínima para os seus pioneiros; aqueles, que vieram na cara e na coragem e fizeram a cidade o que é hoje, amassando a floresta indômita, desbravando aregião, povoando o lugar. Não tem um museu, nem um mural, que possa relatar aos jovens, que pouco sabem da sua história, o quanto foi difícil, penoso e perigoso - Assassinatos, aqui, aconteciam, aos montes -       fundar, povoar e emancipar Xinguara.
PEDRO MOTA
            Num rápido mergulho em sua história, contaremos duas novidades.
            Quem deu nome à Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Mota? Professor Lázaro Borba. Diretor da escola sede Dom Luiz Palha, um ofício da SEDUC exigiu o nome rápido, porque a escola seria inaugurada, com a presença do governador, véspera de mais uma eleição,  Lázaro lembrou do Pedro Mota, que morrido de pouco, guarda da Escola Jader Barbalho, humilde, pessoa boa, simples,  tinha um grupo de carimbó, que se apresentava gratuitamente nas solenidades e festas Xinguarenses. Justa homenagem é claro! Mas só lamento o costume das autoridades da cidade de apenas homenagear os seus entes que se destacam depois de morto. Em vida, apesar de seu trabalho relevante no sentido de elevar a cultura de Xinguara, Pedro Mota não tinha apoio nenhum e vivia com muitas dificuldades.
NOMES DE RUA
            Por que as ruas de Xinguara, pelo menos, as mais antigas, têm nomes pomposos, sugestivos, maioria, poetas, bons escritores, pessoas importantes? Rua Gonçalves Dias, Lauro Sodré, Borba Gato, Vinicius de Moras... Pr. Erisval de Moura foi o segundo sub - prefeito de Xinguara, indicado por Oliveirão, que era braço direito de Giovani Queiroz, prefeito de Conceição do Araguaia - Ambos, vieram de São Miguel do Araguaia/Go., e eram amigos, lá - , o primeiro proprietário do Colégio Castro Alves, que funcionava na Rua Vinicius de Morais, num prédio de tábuas do Rubão. Foi ele quem demarcou o setor Chácaras e deu nome às avenidas, ruas e praças de Xinguara. O homem mais inteligente, que já pisou em Xinguara, candidata a prefeito derrotado na primeira eleição do município, em 1982, quando chamado pelo vitorioso Itamar Mendonça para ser o seu secretário de educação, apenas respondeu: - Não trabalho com prefeito analfabeto - E foi-se, pegando o corredor. Hoje, é juiz de direito numa comarca no interior de Goiás. Por falar nele, se foi o homem mais inteligente que pisou em Xinguara; a sua esposa, Lusmarina, foi a mulher mais bonita e graciosa, que aqui morou,  solteira, ou casada.

                            ISMAEL VIEIRA BORBA, é Advogado Professor, jornalista e escritor. Membro da Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense, com sede em Marabá, já publicou sete livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.