quinta-feira, 3 de maio de 2012

Presidente da Câmara Municipal de Xinguara Promove debate pela Implantação da Universidade Publica Sul e Sudeste do Pará

 Fotos:Juarez Quiroz

   
Prof. Claudio, Ver. Valdir , Dep. Miriquinho


      O Presidente da Câmara Municipal de Xinguara Vereador Valdir Manuel da Silva (Valdir da Eletrônica) promoveu nesta quinta feira dia 03 uma audiência publica com a presença do Deputado Federal Miriquinhos Batista PT – PA, relator adjunto da comissão de educação da Câmara dos Deputados responsável, pela apreciação dos projetos que cria as novas universidades em todo Brasil, onde está em avançada discussão a Universidade do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA.

     Esse Projeto de Lei, n° 2206/2011, já foi aprovado na primeira comissão, que trata do tema 'Trabalho, de Administração e Serviço Público'. Atualmente, ele está em análise na Comissão de 'Educação e Cultura' e, em seguida, deverá ser apreciado pela Comissão de 'Finanças e Tributação'.

     O principal objetivo do encontro, segundo Valdir, é nivelar as informações socializando - as com a comunidade.

     O destaque da pauta é que seja garantido na grade de cursos da futura instituição o curso de medicina. A reivindicação do curso de medicina é segundo os participantes do encontro consenso par se tratar de uma carência constante de médicos na região.

     Para o Professor Claudio Elias Marques, Coordenador do Comitê Pro Universidade Publica do Sul do Pará, este e mais um passo importante rumo a garantia de realização dos sonhos dos estudantes, pais e Professores da nossa região, principalmente de Xinguara, que tem garantido um Campus.
     O Deputado Miriquinho disse, “vir a Xinguara neste momento é reafirma a certeza que a criação da universidade e uma realidade, um sonho que se torna realidade”.
     Miriquinho aproveitou para se dirigir aos jovens presentes no encontro com palavras de incentivo “persigam seus objetivos não percam a toada” disse: A Nova universidade trabalhará em três dimensões: ensino pesquisa e extensão. 04 campos estão garantidos no projeto, com a possibilidade da inclusão de um 5º campus em Parauapebas.

Plenário da Audiencia

    A UNIFESSPA – conforme projeto original terá um quadro que irá gerar 595 empregos; o numero poderá ser maior dependendo do numero de cursos.
 Tramitação: O ritmo que está até agora estabelecido, é o acordo entre as bancadas pela aprovação do projeto, mantendo – se, o projeto será aprovado muito mais rápido, tendo a possibilidade de conclusão antes das eleições.
    Em um das perguntas feitas pelos presentes, o Deputado disse que como relator está decidido, manterá no seu parecer a implantação do campus de Xinguara. – Reportagem: Juarez Queiroz
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.