quinta-feira, 3 de maio de 2012

Debate sobre a Expansão do Ensino Superior no Pará e a Criação da UNIFESSPA acontece na 6ª feira dia 04/maio na UFPA em Marabá.
 Em agosto passado, a presidente Dilma encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei que cria a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA a partir do desmembramento do Campus de Marabá da UFPA. Neste projeto, além de Marabá, estão previstos outros campi nas cidades de Xinguara, Rondon do Pará, Parauapebas, São Felix do Xingu e Santana do Araguaia. No total serão mais 50 cursos implantados na região, a partir da contratação de 500 novos professores universitários para os diferentes campi.
     Esse Projeto de Lei, n° 2206/2011, já foi aprovado na primeira comissão, que trata do tema  'Trabalho, de Administração e Serviço Público'. Atualmente, ele está em análise na Comissão de 'Educação e Cultura' e, em seguida, deverá ser apreciado pela Comissão de 'Finanças e Tributação'.
    Recentemente, a Comissão de 'Educação e Cultura' designou como relator desse PL o deputado federal Miriquinho Batista. Em função disso, a coordenação do campus organizou o debate "A Expansão do Ensino Superior no Pará e a Criação da UNIFESSPA" com esse deputado e com o deputado Claudio Puty, membro da Comissão de 'Finanças e Tributação', além do próprio reitor da UFPA, prof. Carlos Maneschy. Esse debate acontecerá na próxima 6ª feira, dia 04 de maio, às 08:30h no auditório do Campus 1 em Marabá. O objetivo do evento é apresentar aos deputados o projeto da UNIFESSPA e a demanda que a sociedade regional tem de sua aprovação, como forma de expandir o ensino superior no Sul e Sudeste do Pará. 
     Participarão deste evento representações das prefeituras e dos comitês pró-Universidade dos municípios envolvidos com a criação dos campi. Além disso, haverá ampla participação da comunidade acadêmica de Marabá, bem como outros apoiadores deste importante projeto.
- Hildete Pereira dos Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.