sexta-feira, 25 de maio de 2012

Publicitário Müller D’Oliveira faz analise do eleitor Xinguarense moderno.

                   Desde a eleição presidencial de 1989, o eleitor vem mudando a sua forma de encarar a eleição e decidir o voto. A verdade é que o eleitor de hoje vota diferente do eleitor da década de 90 e 2000.Outro fator que contribuiu para uma suposta “consciência” do eleitorado foi à informação.

                   Saímos dos anosonde a comunicação se restringia àsemissoras de televisão e rádio e chegamos à era da “sociedade da informação” (ou do conhecimento). E de fato a sociedade contemporânea está inserida num processo de mudança em que as novas tecnologias de informação são as principais responsáveis.

                   A diferença entre o eleitor de ontem e o eleitor de hoje é o acesso à comunicação alternativa (Internet). Quando grande parte do eleitor não tinha uma noção clara do que significava ser cidadão, dos papeis dos três poderes e da importância do voto; a venda do mesmo por algum dinheiro ou algo que saciasse uma necessidade temporária era mais fácil.

                   É possível notar tal mudança de comportamento da sociedade que também se reflete na política e no ato de votar. O eleitor de hoje é mais vigilante, mesmo que 70% não tenham nenhum interesse direto pelos fatos políticos, é possível acompanhar aatuação do executivo de forma prática.

                   Diante disso, tenho certeza que o poder econômico não consegue mais “comprar eleições majoritárias”. O eleitor de hoje pode até receber dinheiro ou outro beneficio de um candidato que tenha a intenção de comprar votos. No entanto, este mesmo eleitor tende a votar no candidato de sua escolha, de sua simpatia e aprovação.

            Além disso, o voto para o executivo é encarado com mais responsabilidade pelo eleitor. Querer que o cidadão votasse num candidato que ele rejeita, por conta de uma nota de cinquenta reais ou cesta básica, é no mínimo ingenuidade. Xinguara já teve muitos exemplos de que essa prática não funciona mais. Candidato que inundoua cidade com dinheiro, não conseguiu se eleger.

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