quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

HANSENÍASE:
 Ministério da Saúde lança campanha de combate à doença

A campanha educativa "Hanseníase tem Cura" foi lançada pelo Ministério da Saúde, em Brasília, como parte das ações que marcam o Dia Mundial de Luta contra a doença, lembrado nesta terça-feira. A hanseníase é uma doença grave que pode deixar sequelas para o resto da vida, como deformidades nas mãos e nos pés, perda de movimentação e até cegueira. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica que o objetivo da campanha é diminuir os casos de hanseníase no país.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde - Jarbas Barbosa
disse "Muita gente acha que a hanseníase não existe mais. Os profissionais de saúde, inclusive, têm dificuldade de diagnosticar e tratar casos de hanseníase porque eles quase não veem mais casos de hanseníase durante a sua própria formação como médicos ou como enfermeiros. Por isso é muito importante essa campanha. Ela primeiro alerta a população para que qualquer mancha na pele, esbranquiçada, avermelhada, e que se naquela mancha a pessoa perde a sensibilidade aquilo pode ser hanseníase. E hanseníase tem cura. Se for diagnosticada precocemente quase que imediatamente depois que a pessoa começa a tratar ela para de transmitir para outras pessoas. E ela vai curar sem nenhum tipo de sequela".
O número de casos de hanseníase no Brasil caiu 65% nos últimos 10 anos. A redução é resultado das campanhas para eliminação da doença. A ação deste ano vai ser voltada para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste por concentrarem a maioria dos casos da doença. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica o que deve ser feito quando há suspeita de hanseníase.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde - Jarbas Barbosa – disse "Imediatamente ir numa unidade de saúde. Quanto mais cedo for o diagnóstico é melhor para aquela pessoa. Segundo, se confirmar o diagnóstico que tem hanseníase ela tem que conversar com a família e levar a família também na unidade de saúde para que todos sejam examinados. Com isso, as pessoas conseguem ser identificados precocemente, tratar de maneira adequada e curar, viver a sua vida absolutamente saudável".
Durante o período da campanha "Hanseníase tem Cura", vão ser divulgados cartazes, spots de rádio, outdoors e campanhas nas redes sociais para conscientizar a população sobre a necessidade de tratamento e diagnóstico precoce. Além disso, será enviado um e-mail informativo aos profissionais de saúde com orientações para identificação dos sinais e sintomas da doença. Para saber mais sobre as ações do Ministério da Saúde para combater a hanseníase, acesse: www.saude.gov.br.
Reportagem, Fábio Ruas Agência do Rádio agenciadoradio@agenciadoradio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.