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Projeto do governo para Ensino Médio chega ao Senado. Resistiremos: porque só uma visão não-fragmentada do mundo permite transformá-lo
Por Fran Alavina | Imagem: Pieter Bruegel, The Parable of the Blind Leading the Blind, 1568 |
De novo, querem nos calar! De fato, não se trata de nenhuma novidade.
Contra o silêncio da dúvida que precede toda contestação, querem impor o
emudecimento forçado. Com efeito, a história da Filosofia está marcada por
tentativas de fazer calar a potência do pensamento. Não foi assim contra
Giordano Bruno, morto pela inquisição vaticana por ter nos mostrado as
possibilidades abertas pelo alcance da infinitude? Não foi assim também com
Walter Benjamim, perseguido até a morte pelos nazifascistas? Nessas, e em
tantas outras tentativas, mesmo naquelas ocasiões em que os filósofos não são
mortos, trata-se de realizar ações violentas contra uma forma de saber que
sempre se coloca contra toda imposição.
De fato, o outro nome da Filosofia é Liberdade. São justamente os que
querem a servidão dos ânimos, a subordinação do pensamento, em vez da sua
autonomia doadora de pluralidade, que, mais uma vez, agindo violentamente,
querem calar a voz rouca de um saber secular. Desta vez, trata-se de uma
violência em forma de lei, por conseguinte uma violência constitucional. No final do ano passado, a Câmara
dos Deputados votou pela não obrigatoriedade da Filosofia e da Sociologia na
grade curricular do ensino médio. Para “disfarçarem” a violência de uma lei sem
legitimidade, pois feita sem a devida discussão e sem a anuência da comunidade
escolar, disseram que tratar-se-ia de dissolver os conteúdos filosóficos em
outras disciplinas da grade curricular. Agora, ainda nesse primeiro semestre de
2017, o projeto deve ser discutido e votado no Senado Federal. Esta dissolução
tentar enfraquecer a Filosofia e a Sociologia à medida que tenta fazer crer que
seus conteúdos possam ser simplesmente dissolvidos em outros saberes.
Na verdade, não se trata de ensejar o diálogo interdisciplinar, mais sim
de reduzir ao mínimo do mínimo possível o espaço propício ao pensamento
crítico. Os conteúdos filosóficos e sociológicos possuem especificidades que
lhes são próprias, demandando, por isso, tempo e espaço particulares. São
conteúdos sólidos, que ao mesmo tempo em que ensejam um saber específico, podem
colocar em diálogo disciplinas aparentemente díspares como a matemática e a
literatura. Portanto, a via não é a dissolução dos conteúdos filosóficos e
sociológicos, mas, pelo contrário, o fortalecimento deles, garantindo-lhes
maior espaço e consideração na vida escolar.
Esta ação contra a Filosofia e a Sociologia está no bojo da famigerada
reforma do ensino médio, que nada mais é que o retrocesso do sistema público de
ensino. Se aprovada esta reforma-desmache, teremos dando dez
passos para trás. Caindo em um tipo de ensino médio tecnicista capenga,
reforçador das desigualdades sociais à medida que retira das classes populares
o direito ao saber em sua completude. Para a imensa maioria, o mínimo; para
alguns poucos, o tudo. Ademais, este gesto autoritário contra a Filosofia e a
Sociologia dá margem a uma estupenda queda da qualidade do ensino, pois
junta-se a isto, a possibilidade de que pessoas de “notório saber”, portanto
sem a qualificação específica para o ensino, possam ministrar aulas. Desse
modo, a reforma-desmanche do ensino médio tenta “flexibilizar” o saber para torná-lo um simples
acúmulo de opções mínimas, dando aos alunos uma visão de mundo fragmentada e
dispersa. Esta fragmentação e dispersão impede uma interpretação crítica da
realidade, uma vez que faz parecer distante aquilo que está próximo. Retorna,
em alguma medida, o lema do dividir para dominar melhor.
É esta visão dispersa de uma realidade apresentada como justaposição de
fragmentos autônomos que possibilita, por exemplo, a ilusão de que a
justificativa econômica está acima do argumento político; ou a fantasia
desastrosa de que homens “não políticos” possam fazer política; ou ainda a
crença supersticiosa de que todos nós somos empreendedores de nós mesmos; e,
que, portanto, ao trabalharmos não somos trabalhadores, mas “prestadores de
serviços”. Neste último caso, a reforma-desmanche do ensino médio está de mãos dadas com a ideologia neoliberal. É próprio
da ideologia neoliberal fragmentar e dispersar para reduzir e limitar nossa
visão de mundo. Não por mera coincidência, seu produto mais acabado no campo do
saber é o aparecimento da figura do especialista. Aquele que sabe
cada vez mais sobre cada vez menos. Conforme avança a sanha neoliberal, mais
pobre se torna a compreensão do que seja o processo educativo: reduzindo a
dignidade do saber ao utilitarismo do mercado. Quem sabe em
virtude da utilidade do mercado nunca sabe por si mesmo, portanto é um sujeito-objeto.
Um sujeito incapaz de dar um sentido único à dispersão que o aprisiona,
um sujeito dócil, útil à servidão voluntária.
Dessa forma, tentam formar uma geração muda e resignada, mas que já deu
mostras de não se deixar calar facilmente. Trata-se de um projeto de médio
prazo: incapacitar o pensamento crítico no presente para fechar a possibilidade
de qualquer futuro melhor e diferente do que temos hoje.
Ao neoliberalismo não interessa o saber na verdadeira acepção do termo,
mas a ignorância disfarçada de conhecimento. Na medida em que não são ofertados
os meios necessários para se constituir uma visão integral da realidade em suas
diversas instâncias, conforme quer fazer a reforma-desmanche do ensino médio, mais de uma geração sofrerá um genocídio educacional.
Não será apenas um genocídio simbólico, mas também material, uma vez que o tipo
de saber construído afetará materialmente e politicamente as próximas gerações
das classes trabalhadoras. Um genocídio típico dos regimes ditatoriais, mas,
dessa vez, feito sob a tutela “democrática”.
Ora, a última vez que a Filosofia foi retirada da grade curricular foi
justamente nos anos da ditadura militar. Os artífices do poder autoritário e
dos regimes de exceção sabem que o exercício do pensamento quando feito
livremente, e na sua plenitude, é por natureza indômito. Estavam cientes
naquela época, como agora, que o pensamento é ousado e que nunca se dobra aos
cerceamentos.
Ante a violência do poder que impõe, a Filosofia afasta toda forma de
resignação. Nunca está resignado quem se põe a pensar sobras as causas de
obviedades aparentes que sustentam a servidão voluntária. Questionar, por mais
simples que seja o questionamento, já é não resignar-se. Por isso, a relação
entre Filosofia e Democracia é algo inconteste. Quando os regimes democráticos
estão ameaçados ou em crise, como no nosso caso, sempre se atenta contra a
Filosofia, pois se reconhece nela uma forma de saber que mesmo sendo
considerada inútil, se presta ao mais digno dos trabalhos: o reconhecimento da
liberdade como único meio pelo qual se dá uma existência verdadeiramente
humana. A Filosofia é, por excelência, o saber que interpela o poder. Por isso,
não são poucos os que querem o seu silêncio.
Resistiremos, pois a Filosofia nunca se resigna. Ela resistiu desde
quando aquele grego inoportuno fazia, no espaço público, simples perguntas aos
seus concidadãos. Ele mostrou que a verdadeira vida democrática é aquela que
não teme a dúvida, nem exaspera ante o reconhecimento dos opostos, fazendo da
contestação um índice de vitalidade da vida democrática. Por isso, agora, que
mais uma vez se tenta agir com violência contra a Filosofia, é a hora de fazer
como fez o velho grego: ocupar os espaços públicos possíveis, fazer indagações
simples e aparentemente inoportunas, pois este tipo de indagação é aquela que
se presta ao desmoronamento das falsas certezas. Assim, talvez a primeira
destas indagações seja esta: quem quer nos calar?
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