segunda-feira, 30 de setembro de 2013


Paraguai é parceiro estratégico do Brasil, diz Dilma


Roberto Stuckert Filho/PR
O Paraguai é um parceiro estratégico do Brasil, afirmou a presidenta Dilma Rousseff nesta segunda-feira (30), ao receber a primeira visita oficial do presidente paraguaio Horacio Cartes ao país. “Essa é nossa terceira reunião desde a posse dele em agosto. A frequência expressa a vontade do Brasil e do Paraguai de aprofundar a parceria dos países em todos os níveis. Estamos unidos por importante conjunto de realizações na área social, econômica e energética, disse Dilma.
A presidenta destacou, neste sentido, aconstrução da linha de transmissão Itaipu-Villa Hays, que começará a ser energizada até o final de setembro. A linha de transmissão de 500 kV ligará a usina de Itaipu, em Hernandárias, e a subestação de Villa Hayes, na Grande Assunção, a capital paraguaia.
Para Dilma Rousseff, a obra permitirá ao Paraguai atrair investimentos e industrializar seu sistema produtivo.“Recebi informações do presidente [Cartes] do estagio avançado das obras e permitirá levar mais energia aos arredores de assunção. Com inauguração prevista para novembro, apesar de ficar pronto em outubro, acho que essa obra vai atrair grandes investidores ao Paraguai. E contribuirá, sem sombra de dúvidas, para o país gerando mais emprego e renda e para as cadeias produtivas, permitindo que se tornem mais integrados e cooperantes os dois países. ”
Mercosul
A presidenta acrescentou que, “com isso, ganha o Paraguai e ganha o Brasil. Essa linha é um símbolo da integração dentro do Mercosul, porque foi financiada pelo Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul”.
A visita de Horacio Cartes marca a normalização nas relações bilaterais e também marca um processo de normalização na reincorporarão do Paraguai aos mecanismos regionais de integração do Mercosul. Segundo Horacio Cartes, o Paraguai quer se sentar à mesa do diálogo com as nações da região, porque acredita ter riquezas naturais importantes, mesmo em comparação com países grandes, como o Brasil e a Argentina. “Somos maiores que muitos países da Europa, como a Alemanha”, lembrou.
“O Paraguai não quer pedir esmolas nem favores. Ele acredita que tem grandes atrativos naturais. E, no momento em que goza de crédito que antes não nos davam, ele quer se sentar na mesa grande e falar de coisas úteis para ambos.  Vamos retribuir, pelo menos em parte, a generosidade do Brasil e de sua parte, ” disse Cartes. http://www.brasil.gov.br/governo/2013/09/dilma-paraguai-e-parceiro-estrategico-do-brasil-no-mercosul-em-itaipu-e-contra-pobreza


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.